terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vacinado, André Santos passa confiança para mais jovens na decisão

As experiências passadas preparam André Santos para mais uma decisão de Copa do Brasil. Calejado, o lateral-esquerdo já vivenciou o sucesso e o fracasso em suas últimas participações e serve como um dos pilares de um elenco que passou boa parte da temporada desacreditado. Ansioso assim como os demais companheiros, porém, ele deixa o clima de euforia para os torcedores, e revela que a vivência adquirida pode ajudar muito em relação aos mais jovens do elenco rubro-negro.

- Cria-se uma bagagem. Sem dúvida, você vai, a cada ano que passa, ganhando experiência. Sabemos que é uma competição difícil, estou vacinado. Vivenciei dois momentos distintos, e essa experiência é importante poder passar para os jovens. Temos que ter frieza, nós mais experiente tentamos passar para eles que alguns podem ter o primeiro título na carreira. Não tem que mudar nada do que vinham fazendo. Não foi à toa que o time chegou até a final. Tem que continuar da mesma forma.

André Santos treino do Flamengo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)André Santos quer passar tranquilidade para os mais jovens antes da decisão (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)


Na campanha do título flamenguista em 2006, André integrou o elenco mas deixou o clube rumo ao Atlético-MG antes da decisão, sem participar de nenhuma partida. Em seguida, amargou o vice-campeonato em 2007, com o Figueirense, e em 2008, com o Corinthians. Com o Timão, em 2009, conseguiu sentir o sabor da vitória. Em todas as ocasiões em que jogou finais, inclusive, teve ao seu lado o colega Chicão, que desta vez está vetado por conta de lesão muscular na coxa direita. E foi uma contusão que quase fez com que o camisa 27 também ficasse de fora do grande jogo. Mas a vontade de triunfar e participar do primeiro título de um clube no novo Maracanã falou mais alto.

- Eu me dediquei ao máximo, até porque seria muito triste ficar do lado de fora. Tomei injeção, me tratei, falei com os fisioterapeutas. Trabalhei na areia, nada ia me tirar desse final. Não ia ser qualquer dorzinha que ia fazer isso.

Confira mais trechos da entrevista concedida por André Santos após o treino da tarde de terça-feira no Ninho do Urubu:

Torcida e o oba-oba

É lógico que não podemos deixar influenciar num momento deste de decisão. Foi difícil chegar até aqui, tem que deixar o entusiasmo, euforia, para o torcedor que está de fora. Mas é muito importante o torcedor estar presente, totalmente fechado com o time.

Não podemos deixar gerar essa pressão. O torcedor fala muito, faz piadas na internet, essa questão de “Flamengo é Flamengo”, “deixou chegar” é muito antiga. Nós que estamos aqui sabemos a pressão que é jogar nesse clube. Temos que estar preparados e não podemos deixar nada desviar nosso caminho. É ter humildade, foco, e nada pode mudar chegando ao grande dia. Falta só um degrau para chegarmos ao nosso objetivo.

Atlético-PR

É um excelente clube, tem um excelente time. Possui a vantagem por não ter disputado o Estadual. Mas já foram 90 minutos, primeira parte da decisão, e amanhã temos de estar focados para fazer o que fizemos de melhor na competição, no Maracanã cheio e com o torcedor do nosso lado.

Vencer no novo Maracanã

Importante, até porque quem faz a história do clube são os jogadores. Escrever esse título dentro do Maracanã, depois da reforma, vai ser importante. Nós jogadores estamos preparados para entrar e dar o primeiro título de um clube no novo Maracanã.

Missão final na temporada

Lógico que para nos jogadores é assim, dessa forma. Era um ano que estava praticamente perdido, nos livramos do rebaixamento contra o Corinthians. E temos a missão de conquistar a Copa do Brasil, caminho mais rápido para a Libertadores. Hoje no treino estávamos descontraídos, fizemos rachão, para deixar a ansiedade de lado, para relaxar e dizer que sem dúvida nenhuma estamos focados e esperamos concretizar essa grande missão.

Importância de Jayme de Almeida

Foi fundamental nessa reviravolta. Todos se comprometeram com ele, de dar a volta por cima e se entregar 100%. Conseguiu repetir a equipe, coisa que com o Mano não aconteceu, foi mudada muitas vezes. O Jayme procurou os jogadores que ele achou que se encaixavam no estilo dele. Assim fomos conseguindo quebrar barreiras, em uma realidade em que muitos estavam desacreditados. A direção, o presidente, todo mundo estava desacreditado. Pudemos dar a volta por cima e construímos uma grande família.

Desconfiança da torcida sobre Carlos Eduardo

O mais importante é estar conversando dentro do grupo. A ansiedade toma conta, mas é importante que esteja confiante em se empenhar. Estamos contando com o Carlos Eduardo, que foi o mais crucificado, mas está tranquilo, para nós é um dos jogadores fundamentais da equipe. Nosso time joga de uma forma com o Carlos Eduardo e de outra sem ele. Acho que é sempre bom conversar para que a gente possa chegar no Maracanã e levar o título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário