sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dirigente do Náutico admite que 'mala branca' já foi oferecida aos jogadores


 Além da possível greve dos jogadores do Náutico em função do atraso no pagamento dos direito de imagem de alguns atletas, outro assunto repercutiu no clube pernambucano nesta quinta-feira: a chegada da “mala branca”. O possível incentivo financeiro, dado por outros clubes para que a equipe possa vencer seus jogos neste fim de Campeonato Brasileiro, levantou uma série de especulações. Mas o fato é que o próprio gerente de futebol do Náutico, Lúcio Surubim, admitiu que algumas pessoas ligadas a outros clubes estiveram com alguns jogadores para fazer propostas financeiras.

- Oficialmente o Náutico não teve nenhuma participação nisso, é questão dos jogadores com algumas pessoas que compareceram para conversar com eles. Não passou nada pelo clube, até mesmo porque não surtiu efeito, já que não aconteceram os resultados esperados por outros clubes (em jogos anteriores) - disse o dirigente ao “SporTV News”, citando ainda que o fato já teria ocorrido no jogo contra o Fluminense, no último dia 14, pela 34ª rodada, quando Tricolor carioca venceu o Náutico por 2 a 0 no Maracanã.

Mesmo que o incentivo seja para vencer seus jogos, os jogadores do Náutico envolvidos poderiam ser punidos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por receber dinheiro de um terceiro clube. A pena pode chegar a quatro anos de suspensão, além de multa de até R$ 100 mil, com base nos artigos 237 e 238 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O mesmo caberia a quem teria feito a promessa ou pagamento. Lúcio Surubim defende a prática.

- Isso é a coisa mais natural do mundo quando se chega numa reta final como essa, em que vários clubes estão envolvidos. Isso aconteceu na minha época, está acontecendo agora e vai acontecer futuramente. Particularmente, não vejo nenhum problema nesse tipo de situação, não se está oferecendo dinheiro para ninguém fazer uma coisa errada, é um dinheiro para fazer o que você já vai fazer naturalmente, seria recompensado por uma situação que já ia acontecer. Recebi esses incentivos, todos os ex-jogadores de futebol já passaram por uma situação como essa e já devem ter recebido sem problema nenhum, não vejo nada demais - concluiu.

O goleiro Ricardo Berna, um dos líderes do movimento Bom Senso FC e do grupo de jogadores do Náutico que anunciou a reivindicação do elenco alvirrubro, admitiu a existência da prática no futebol, mas acredita que esse assunto pode servir apenas para tirar o foco do problema existente no Timbu.

- A mala branca é uma prática que não é novidade para ninguém, o incentivo para que outros clubes menos estimulados sempre aconteceu, não podemos ser hipócritas de não admitir isso agora. O que não se pode é valorizar mais o assunto do que tem importância, o foco não é esse nesse momento, e qualquer um que direcione para esse lado quer tirar o foco principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário