terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em 1990, Jayme foi 1º colocado em curso para técnico, conta ex-Botafogo

O técnico Jayme de Almeida pode ser considerado um dos responsáveis pela reviravolta do Flamengo em 2013. E isso não é apenas fruto de muito trabalho, mas também de muito estudo. Em 1990, já aposentado dos gramados, Jayme ingressou em um curso para se tornar técnico de futebol. Colega de turma, Gil, ex-jogador do Botafogo nos anos 70 e, portanto, ex-adversário do rubro-negro nos campos, revela que o atual treinador do Fla tirou em primeiro lugar.

- Eram 53 ex-jogadores e mais alguns que não foram jogadores. O Jayme tirou primeiro lugar. Ele tinha terminado a faculdade de educação física, estava com a memória fresquinha. Dos 53, apenas 23 passaram. Eu ainda dei sorte porque fiquei em terceiro, colando um pouquinho do Jayme - contou Gil, lembrando, com sorrisos, a época de estudante do futebol.

jayme de almeida flamengo treino (Foto: Pedro Martins / Agência Estado) 
Jayme de Almeida estudou para ser técnico em 1990 (Foto: Pedro Martins / Agência Estado)

Passaram-se duas décadas. Somente em 2010 Jayme de Almeida foi contratado para trabalhar no Flamengo, como auxiliar do então treinador Vanderlei Luxemburgo. Em setembro de 2013, após uma saída surpreendente de Mano Menezes, Jayme assumiu como interino. Uma semana depois já era técnico efetivado. Mais dois meses e alguns dias, comandou um desacreditado Flamengo à classificação para a final da Copa do Brasil. Com um jeito sereno e tranquilo, cativou jogadores, diretoria e torcida. Mas Gil garante que quando vestia o uniforme e entrava em campo, a personalidade do amigo era totalmente diferente. 

- Essa serenidade dele que me preocupa. Porque o Jayme nunca foi tão sereno assim. Acho que ele aprendeu com a Claudia, sua esposa. Jayme de Almeida sempre foi casca-grossa, bruto, personalidade muito forte. E ele está surpreendendo a todos nós. Tinha que ter coragem para enfrentá-lo. Mas nunca foi desleal. Jogava duro, era forte fisicamente, alto, cabeceava muito bem, tinha qualidade para sair com a bola - elogiou Gil, que pelo Botafogo travou inúmeras batalhas contra o Flamengo dos anos 70.

Jayme de Almeida disputou 198 jogos pelo Rubro-negro, fez três gols. Começou a frequentar a Gávea bem antes de se tornar jogador. Quando ainda era criança acompanhava os treinamentos do pai, que também se chamava Jayme e jogou como zagueiro do Flamengo, nos anos 1940. Agora o técnico flamenguista tem a chance de rechear ainda mais essa longa história diante do Atlético-PR. Quarta-feira, às 21h50, o SporTV transmite a final da Copa do Brasil, direto do Maracanã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário