No mar de incertezas em que o Flamengo navega em 2008, o nome de Cuca aparece como o do possível timoneiro para a próxima temporada. Se a saída de Caio Júnior já é dada como certa nos bastidores da Gávea, a procura por substitutos é mais do que normal, apesar de o assunto ser tratado com sigilo pela diretoria até o fim do campeonato.
No entanto, o LANCENET! apurou que a principal opção para assumir é mesmo Cuca, que passou pelo Flamengo em 2005. Há cerca de duas semanas, o vice de futebol rubro-negro, Kléber Leite, e o treinador (atualmente sem clube) jantaram no Rio de Janeiro.
Além da refeição, o encontro teria servido para deixar tudo apalavrado. Mas nem isso é capaz de garantir que Cuca realmente vá voltar à Gávea. Principalmente porque 2009 será ano eleitoral, a política começou a borbulhar no clube e há quem diga que, mesmo que remota, existe a chance de uma reformulação no departamento de futebol por parte de Marcio Braga.
Independentemente dessa questão política, a escolha do treinador também passa pelo futuro do Flamengo. Uma classificação para a Copa Libertadores (cuja chance também é muito remota) pode fazer com que a diretoria pense em mudar o alvo de sua aposta.
É aí que aparecem dois nomes: Joel Santana, atualmente na África do Sul (não há multa para ambos os lados), e Carlos Alberto Parreira, hoje observador da Traffic.
O nome de Joel é sempre lembrado na Gávea e, inclusive, é o de consenso entre os jogadores, que vêm procurando se informar quando o treinador voltará ao Brasil (sua chegada está prevista para o próximo dia 18). Já Parreira pode surgir como técnico ou até mesmo ocupando algum cargo de dirigente do futebol rubro-negro.
Mas como a vaga na Libertadores é algo mais distante, o nome de Cuca ganha força. Além do apoio de Kléber Leite – que só fala sobre 2009 a partir do próximo domingo –, o técnico tem simpatizantes entre pessoas influentes do clube.
O problema é que, em 2005, Cuca teve desavenças com o departamento médico atual. Sobre o possível retorno, ele desconversou.
– Estou descansando para voltar com tudo em 2009 – diz Cuca.