sábado, 9 de maio de 2020

Flamengo usará hospital na Gávea como suporte durante período de pandemia de coronavírus


Enquanto aguarda um entendimento com as autoridades para retomar os treinos, o Flamengo tenta se cercar de todas as questões relacionadas à pandemia de coronavírus. O clube fechou um acordo com a Clínica São Vicente, na Gávea, para que todos os atendimentos médicos que não tenham a ver com a Covid-19 sejam realizados no hospital.

Numa eventual volta aos treinos, por exemplo, o clube pode precisar realizar exames caso um jogador se lesione ou algum funcionário necessite de atendimento. Neste cenário, qualquer caso será encaminhado à clínica.

Em relação à Covid-19, o Flamengo fechou outra parceria, através de Marcio Tanure, chefe do departamento médico.

O clube fará os próximos exames programados de coronavírus com a Rede D'Or, que enviará funcionários ao Ninho do Urubu para a coleta de jogadores, funcionários e comissão técnica - assim como foram realizados os anteriores. A informação foi divulgada pelo jornal "O Dia" e confirmada pelo GloboEsporte.com.

Com todos os funcionários do departamento de futebol e familiares testados, 38 contaminados pelo coronavírus e previsão de nova leva de testes para o início da próxima semana, o Flamengo entende não ferir o decreto de quarentena da Prefeitura ou do governo do estado caso retome as atividades. Por outro lado, a diretoria vê como fundamental uma sinalização dos órgãos neste sentido para se resguardar de retaliações.

Tudo isso, por sua vez, cai por terra se as conversas do governador Wilson Witzel com o Ministério Público resultarem em "lockdown" no Rio de Janeiro. Neste cenário, não há espaço para discussão e as atividades continuarão suspensas até que a situação seja revertida.




sexta-feira, 8 de maio de 2020

'Libertadores' do basquete adia final e frustra sonho do Flamengo



A temporada 2019/2020 do basquete masculino brasileiro está oficialmente encerrada. Nesta sexta-feira (8), a Fiba Américas informou o Flamengo que a final da Champions League América, equivalente da Libertadores para a modalidade, está adiada para, pelo menos, setembro. Isso significa que a decisão do torneio será na próxima temporada, com equipes diferentes das que vinham jogando a competição. 

O Flamengo já esperava por esse desfecho, que frustra planos ousados feitos pela diretoria. O clube investiu na montagem de uma equipe forte, comandada pelo técnico Gustavinho, e esperava acumular taças. Venceu o Carioca, foi vice do Super 8, e havia acabado de chegar à final da Champions quando o torneio foi suspenso devido ao novo coronavírus. A equipe também liderava o NBB, com apenas três derrotas em 24 jogos, quando a competição foi paralisada.


Equipes poderão fazer até 5 substituições no retorno dos campeonatos


Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol, seguiu recomendação da Fifa e efetuou uma mudança temporária nas regras do esporte, passando a permitir que as equipes façam até cinco substituições por jogo.

 A medida, que passa a valer imediatamente, é temporária e, em princípio, será adotada para as temporadas 19/20 e 20/21 dos campeonatos. Segundo a Fifa, a mudança foi feita para proteger os atletas, após o período de confinamento que eles tiveram de passar por conta da Covid-19.

Para evitar que o jogo seja interrompido muitas vezes, cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer substituições. Mas as substituições também podem ser feitas no intervalo das partidas.

 A entidade argumenta que a decisão foi tomada porque "as partidas podem ser disputadas em um período condensado em diferentes condições climáticas, as quais podem ter impactos no bem-estar do jogador". A decisão de aplicar esta emenda temporária permanecerá a critério de cada organizador individual da competição, enquanto a IFAB e a Fifa determinarão posteriormente se essa emenda temporária precisará ser estendida ainda mais. 

Outro ponto importante é que as substituições não utilizadas serão transportadas para a prorrogação. Onde as regras da competição permitirem uma substituição adicional no tempo extra, as equipes terão uma oportunidade de substituição adicional. Essas trocas podem acontecer antes ou no intervalo da prorrogação.


'Agora é que ninguém tira o título do Flamengo', diz comentarista da ESPN


Para Celso Unzelte, comentarista da ESPN, com a aprovação, de forma temporária, da realização de cinco substituições em jogos de futebol, nenhum time será capaz de parar o Flamengo.
Presente no Bate Bola Debate desta sexta-feira, o jornalista acredita que a medida, sugerida pela Fifa, beneficiará clubes com bom elenco e treinador, como o Rubro-negro.
"O Flamengo, por exemplo, num jogo só, pode trocar duas vezes o ataque. A gente está falando de meio time. Sorte de quem tem time, elenco e técnico, e o Flamengo tem tudo isso. Agora é que ninguém tira o título do Flamengo", comentou. 
A Internacional Board, órgão responsável pela gestão das regras do futebol, aprovou, nesta sexta-feira, a proposta da Fifa de aumentar o número de substituições. Os times poderão fazer até cinco substituições em três momentos distintos. O objetivo da alteração é proteger os atletas após o período de confinamento devido à pandemia de coronavírus.

Flamengo fica próximo de fechar com lateral-direito para ser reserva de Rafinha, informa imprensa argentina




Flamengo busca um lateral-direito desde a saída de Rodinei. No ano passado, o Mengão teve problemas na posição quando Rafinha não conseguiu aturar. “Rodi” não conseguiu repetir o mesmo nível do titular e foi muito criticado pela torcida. O jogador acabou sendo emprestado ao Internacional até o final desta temporada e já é de conhecimento de todos dentro do Fla que o atleta não está nos planos para 2021. 


O Mengão monitora o mercado para fechar com um atleta do setor e o nome que mais agrada a comissão de Jorge Jesus é Fabricio Bustos. O jogador vem se destacando pelo Independiente e desperta interesse de vários clubes. De acordo com o portal “Afamercado”, as tratativas entre o Rubro-Negro e os representantes do lateral seguem e há confiança que o negócio possa ser fechado. O Palmeiras chegou a consultar informações para abrir negociação, mas a conversa com os paulistas não andou. 

Ainda segundo a reportagem, o clube argentino precisa de dinheiro para pagar dívidas recentes e está disposto a negociar um dos seus principais atletas. Os agentes de Bustos também se interessam pela negociação por enxergar o Mais Querido do Brasil como uma ótima vitrine no mercado Sul-Americano já projetando um sucesso na Gávea para ser revendido ao futebol europeu. 

O defensor tem 24 anos e dificilmente irá continuar no Independiente por muito tempo. Seu contrato tem duração até junho de 2022 e a última renovação aconteceu em 2018. De acordo com informações do “Transfermarkt”, o jovem está avaliado em 4,8 milhões de euros (R$ 30 milhões na cotação atual). Valores que estariam dentro do orçamento financeiro do Flamengo. 

Como de praxe, a diretoria do clube carioca não confirma a informação vinda da imprensa argentina. Mas, o nome do jogador já é monitorado há bastante tempo e foi aprovado de forma imediata pelo treinador português. A negociação está em andamento e, aos poucos, o Mengão vai avançando para finalmente ter um reserva a altura de Rafinha. 





Em nota, clubes do Rio pedem volta às atividades; Botafogo e Flu não assinan



Em documento divugado pela Ferj nesta sexta-feira, os clubes do Rio que disputam a Série A do Campeonato Carioca pediram o retorno das atividades relacionadas ao futebol "o mais breve que lhes for possível".

Entre os grandes houve divisão. Vasco e Flamengo participam da carta, mas Fluminense e Botafogo não assinam o documento. Ao GloboEsporte.com, o presidente alvinegro, Nelson Mufarrej, afirmou não concordar com o retorno às atividades no momento em que o país se aproxima do pico da epidemia.

- É questão de coerência ao nosso posicionamento público. Estamos próximos ao pico da pandemia, com o sistema público perto da asfixia e o que mais se fala é em lockdown. O futebol pode esperar. O retorno tem que ser orgânico. Respeito a atitude dos demais clubes, mas entendemos ser a hora de preservar a saúde de todos e por isso não assinamos - declarou.

O Fluminense mantém a postura de apenas se posicionar sobre o assunto caso as autoridades deem um aval para o retorno.

Os clubes que assinam a carta garantem que estão preparados para reiniciar as atividades em poucos dias, com "rigorosa vigilância" para evitar a exposição e a disseminação da covid-19. Mas afirmam também que respeitam a posição das autoridades.

Na última terça-feira, representantes dos clubes de menor investimento tiveram uma reunião com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e se comprometeram a contratar empresas para fazer a sanitização e higienização dos ambientes que vão receber os atletas.

Por sua vez, a Ferj prometeu tentar interlocução com as autoridades do Governo do Estados e prefeituras para conseguir a liberação, já que, por enquanto, ainda estão vetadas atividades esportivas. Mas os clubes consideram que podem sensibilizar as autoridades, pois restam poucos jogos para a conclusão do estadual - faltam duas rodadas da Taça Rio e as finais.

PLANO DE JOGOS

A Ferj está estudando um plano de volta aos jogos com estratégia para reduzir o risco de contágio e disseminção do coronavírus. A princípio, os jogos seriam realizados em apenas três estádios - Maracanã, Nilton Santos e São Januário - e com redução do quadro de pessoas trabalhando na operação das partidas e nas comissões dos clubes.





FAQ: os próximos passos do Flamengo no planejamento para retomar as atividades no Ninho




Os 293 testes feitos pelo Flamengo em jogadores, funcionários e familiares foi apenas um dos passos do clube no planejamento do retorno às atividades. Os 38 casos positivos para o Covid-19, inclusive com três jogadores infectados, não fez o clube desistir da ideia de retomar os treinos no Ninho do Urubu o quanto antes. Mas quais são os próximos passos?


A ideia é tentar cercar ao máximo o elenco e integrantes do departamento de futebol de cuidados, e, para isso, serão feitos testes constantes, além de diversas medidas de prevenção no dia a dia. Mas o mais importante será obter o aval das autoridades para que o clube não corra o risco de infringir regras do isolamento social.

O Globo Esporte .com preparou um "faq" para destrinchar o tema:


Todos os 38 contaminados são funcionários do Flamengo?
Não. Além dos três jogadores, há outros seis integrantes do staff do clube. Dois são prestadores de serviço de empresas terceirizadas. A maior parte, 25 casos, são familiares e pessoas que trabalham na casa de funcionários e atletas.
Quais jogadores estão infectados?
O clube e o próprios atletas optaram por não divulgar os nomes.
Houve atletas que se infectaram e já se recuperaram?
Sim. Os testes apontaram que dois jogadores tiveram contato com o vírus e já têm anticorpos IGG positivos. Os nomes também não foram revelados.
As pessoas que testaram positivo iniciaram o processo de quarentena?
Sim. Todos estão em quarentena domiciliar. No caso dos jogadores e funcionários, o retorno ao trabalho só vai acontecer quando o exame der negativo para o Covid-19.
Quando será a próxima bateria de testes?
Todo o departamento de futebol do Flamengo voltará a ser testado na próxima segunda-feira. Desta vez, serão testes rápidos de sorologia, que já foram adquiridos pelo clube. A ideia é fazer com que todos sejam testados semanalmente para controlar o número de possíveis infectados.
Os familiares dos contaminados também serão novamente examinados na segunda. Os que testaram negativo não passarão novamente pelo processo.
Academia será montada no campo — Foto: Alexandre Vidal/FlamengoAcademia será montada no campo — Foto: Alexandre Vidal/FlamengoAcademia será montada no campo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Qual serão as medidas de prevenção quando os treinos voltarem?
O acesso ao CT será restrito, com um fluxo de no máximo 20% do normal. Ao chegarem ao CT, os jogadores terão acesso a seus quartos individuais, onde estará à disposição um pacote higienizado com o uniforme. Ele poderá se trocar e ir a campo.
De início, serão pequenos grupos de atletas intercalados - o clube reformou quatro campos para distribuir os atletas respeitando a necessidade de distanciamento. Todo o acesso ao gramado será feito pela área externa do CT.
No intervalo entre um grupo e outro, haverá uma equipe de funcionários para esterilizar imediatamente tudo o que for necessário: chuteiras, aparelhos de GPS, bolas, balizas, cones etc. Todos os funcionários do CT foram treinados para usar equipamentos de proteção individual, com óculos especiais, máscaras e luvas.
Os ambientes fechados serão utilizados?
Não. No protocolo elaborado pelo clube, a previsão é de que espaços como academia e cozinha fiquem interditados. Será montada uma academia ao ar livre nos campos 1 e 5 do Ninho. Os equipamentos que haviam sido emprestados aos jogadores durante a quarentena foram recolhidos e desinfetados.
A alimentação não será realizada no Ninho. Com a cozinha fechada, cada atleta receberá um kit higienizado com um lanche após o treino. Eles farão a refeição em casa para evitar aglomeração e manuseio de talheres e outros objetos.
Haverá preocupação especial com as pessoas do grupo de risco?
Sim. Um exemplo é o técnico Jorge Jesus, de 65 anos. Além dos testes constantes, ele fará exames complementares para monitoração de sua saúde, usará equipamento de proteção como a máscara e terá que evitar o contato direto com outras pessoas.
O que dizem as autoridades sobre a possibilidade de os clubes voltarem a treinar?
O Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro se manifestaram a favor da volta do futebol, seguindo o protocolo de segurança. O governador Wilson Witzel, no entanto, ampliou a quarentena no estado até o dia 11 de maio. O prefeito Marcelo Crivella, por sua vez, estendeu até 15 de maio no município.
A diretoria do Flamengo trabalha com o dia 11 de maio para tentar voltar, mas aguarda o aval. Como os casos crescem muito no estado, existe a chance de este período ser ampliado novamente.


Flamengo empresta o atacante Thiago Fernandes ao Náutico até o fim do ano



O Flamengo anunciou na noite desta quinta-feira que acertou o empréstimo do atacante Thiago Fernandes ao Náutico até o fim deste ano. Ele estava na equipe sub-20 e, como o calendário é uma grande incógnita por causa do coronavírus, o clube entendeu que ele seria interessante ele atuar na Série B.

Thiago foi revelado pelo próprio Náutico e vendido ao Flamengo no fim de 2019. A transação gira em torno de R$ 7 milhões por 70% dos direitos econômicos do jogador. Outros 18% ainda pertencem aos pernambucanos, e os demais 12% são do próprio atleta. O Fla, no entanto, atrasou o pagamento da parcela de abril.


Confira o comunicado do Flamengo:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Thiago Fernandes será emprestado ao Náutico até o fim deste ano. O contrato do jogador foi estendido até o fim de 2025.
Com a imprevisibilidade em relação ao calendário da base, o clube entende que será bom para o desenvolvimento e amadurecimento do atleta, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro.
O clube concederá toda assistência na área de saúde e alto rendimento e disponibilizará profissionais para conceder o suporte necessário no dia a dia, auxiliar sua evolução e acompanhar os jogos.


Sem futebol, clubes crescem nas redes sociais com interatividade; veja ranking digital


  1. Top 20 do ranking digital


  2. Flamengo - 30.396.931
  3. Corinthians - 23.325.728
  4. São Paulo - 15.147.555
  5. Palmeiras - 11.202.880
  6. Santos - 8.461.263
  7. Grêmio - 8.278.872
  8. vasco - 7.158.323
  9. Atlético-MG - 7.042.266
  10. Cruzeiro (Série B) - 6.824.361
  11. Chapecoense (Série B) - 5.767.892
  12. Internacional - 5.597.489
  13. Fluminense - 3.524.372
  14. Botafogo - 3.399.409
  15. Sport - 3.337.732
  16. Bahia - 3.305.021
  17. Athletico - 2.650.802
  18. Vitória (Série B) - 1.948.737
  19. Ceará - 1.917056
  20. Fortaleza - 1.901.109
  21. Coritiba - 1.640.045
Dados foram divulgados pelo IBOPE/Repucom e são referentes à soma de todas as redes sociais.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Maracanã: Flamengo e Flu renovam permissão por 180 dias




Após assinaturas recolhidas de forma virtual, Flamengo e Flue assinaram, junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, um novo termo de permissão de gestão do Complexo Maracanã, publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira. O atual acordo é válido por mais 180 dias, ou seja, até novembro deste ano.

A primeira assinatura em conjunto ocorreu em abril de 2019. Já a segunda ocorreu em outubro do ano passado, e, de novembro próximo em diante, o novo prazo de concessão do estádio tende a ser de 35 anos, enquanto, por ora, é arquitetado tal processo de licitação mais longevo. 

Flamengo e Fluminense pagam R$ 90 mil de aluguel por partida, além de cerca de R$ 2 milhões por mês quanto aos custos de manutenção, somando mais R$ 1 milhão, diluído ao longo do prazo de gestão, a ser desembolsado ao governo. 

Por falar em partida, cabe destacar que, com as paralisações ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, parte do Complexo Maracanã está em desenvolvimento para ser utilizado como um hospital de campanha a fim de atender aos infectados pela COVID-19.


Apesar dos 13% de testes positivos, Flamengo planeja retorno na próxima semana



Depois de realizar testes nos jogadores e funcionários do departamento de futebol, o Flamengo divulgou que 38 dos 293 exames deram positivo para o coronavírus - 13% do total. Três desses casos são jogadores do time profissional - que não tiveram os nomes revelados. Apesar disso, o desejo do clube é de que os treinos no Ninho do Urubu sejam retomados na próxima semana, sem a presença, claro, dos que agora estão em quarentena.

Apesar dos números e das notícias serem preocupantes, o Flamengo acredita ter todos os protocolos bem estabelecidos para retornar as atividades sem colocar ninguém em risco. O departamento jurídico tenta se cercar de cuidados para que o clube não infrinja regras de isolamento determinadas pelo governo caso opte realmente pela volta ao trabalho.

Na nota em que divulgou os resultados dos exames, na noite de quarta, o Flamengo deixa sua vontade clara.

Por fim, o Flamengo reafirma que está trabalhando em total sintonia com as autoridades governamentais de forma a, com toda a responsabilidade e segurança, colaborar com o importante retorno às atividades do futebol no menor prazo possível”.

Quarta-feira, o técnico Jorge Jesus se reuniu no Ninho com a comissão técnica e o chefe do departamento médico, Márcio Tannure, para definir o formato e direcionamento dos treinos. Tudo depende do acerto entre clube e autoridades competentes.

O procedimento realizado pelo Flamengo com atletas e funcionários teve três exames para que o resultado fosse o mais preciso possível (dois de sangue e um através da secreção respiratória). Os testes apontaram também que, além dos 38 contaminados, 11 pessoas já tiveram contato com o vírus previamente, sem sintomas, e possuem os anticorpos IGG positivos.

Na última segunda-feira, o clube teve uma notícia que deixou todos arrasados. O massagista Jorginho, que há 40 trabalhava no Flamengo, morreu vítima do coronavírus. Ele tinha 68 anos.

Após testes, Flamengo diz que tem 38 casos positivos de coronavírus, inclusive três jogadores


Flamengo é Flamengo, o resto é o resto


O Flamengo divulgou na noite desta quarta que após a realização de testes em 293 pessoas do clube, 38 testaram positivo para o novo coronavírus. Três são jogadores do time profissional. Os nomes não foram revelados.

O clube informou que as 38 pessoas infectadas pela Covid-19 são "positivos assintomáticos", e que 11 (sendo dois atletas) já haviam tido contato com o vírus previamente, sem sintomas, e se encontram com anticorpos IGG positivos.

Os testes em detalhes:


  • Três jogadores
  • Dois jogadores que tiveram contato com o vírus e têm anticorpos IGG positivos
  • Seis funcionários do grupo de apoio
  • Dois funcionários de empresas terceirizadas
  • 25 familiares ou pessoas que trabalham em residências de funcionários e jogadores

Jogadores e funcionários que tiveram exame positivo entrarão em quarentena e terão supervisão do clube. Quando os testes derem negativos, serão reintegrados ao trabalho.

Na última segunda-feira, Jorginho, massagista do clube há 40 anos, morreu vítima do coronavírus. Ele tinha 68 anos.

No dia 16 de março, o Flamengo anunciou que o exame do técnico Jorge Jesus deu resultado "positivo fraco ou inconclusivo", porque o primeiro exame acusou a presença do vírus, o que não ocorreu na contraprova. Por isso, o treinador fez um terceiro exame, que deu resultado negativo no dia 18 de março. Naquela ocasião, os jogadores também foram testados e deram negativo.



Confira o comunicado do clube:

"Flamengo recebe resultados dos exames da COVID-19 no Departamento de Futebol
Clube testou 293 pessoas, entre todos os colaboradores da área e empregados e familiares próximos de jogadores e funcionários
O Clube de Regatas do Flamengo, de forma a garantir a maior segurança de seus atletas, comissão técnica e funcionários do Departamento de Futebol, realizou uma ampla mobilização para efetuar testes do novo coronavírus, que causa a COVID-19.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, foram realizados 293 testes alcançando, além de 100% de todos estes colaboradores, muitos familiares próximos dos jogadores.
Estes exames na totalidade do elenco e nos colaboradores estão em linha com as melhores práticas recomendadas pela OMS, superando inclusive o que acontece em países de maior sucesso no combate à pandemia.
Os resultados dos exames saíram nesta terça-feira (6), sendo:
1. Das 293 pessoas testadas, 38 testaram positivo, mesmo sem sintomas, sendo os chamados "positivos assintomáticos". Foram detectadas 11 pessoas que já tinham tido o contato com o vírus previamente, sem sintomas, e já se encontravam com anticorpos IGG positivos.
2. Dos 38 que mostraram reação ao vírus, tivemos seis funcionários do grupo de apoio do Flamengo, dois funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços regulares para o clube, 25 familiares ou pessoas que trabalham em residências de funcionários e jogadores e três atletas do elenco principal; outros dois jogadores apresentaram anticorpos IGG positivos.

ara os que testaram positivo, todos assintomáticos, as providências serão isolamento e quarentena, acompanhamento diário com questionários sobre sinais vitais e evolução, além de novas dosagens seriadas dos pacientes e contactantes até a resolução dos casos.
Os atletas que tiveram familiares ou funcionários com testes positivos entrarão em quarentena, com acompanhamento diário com questionários sobre sinais da doença e novas testagens. Em caso de novos testes negativos, serão integrados ao trabalho em prazo seguro ou, em caso de testagem positiva, seguirão, a partir de então, o padrão de conduta dos que já testaram positivo.
Por fim, o Flamengo reafirma que está trabalhando em total sintonia com as autoridades governamentais de forma a, com toda a responsabilidade e segurança, colaborar com o importante retorno às atividades do futebol no menor prazo possível."