segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vantagem em final não seduz Felipe: 'Time que entrar para empatar perde'


Felipe flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)O 0 a 0 basta, mas no Flamengo ninguém quer falar em vantagem para decisão da Copa do Brasil, quarta-feira, no Maracanã, contra o Atlético-PR. Pelo menos, até os minutos finais da partida que pode dar o tricampeonato aos cariocas. Com previsão de estádio lotado, não é muito lógico imaginar uma equipe que defenda a possibilidade de título com um placar em branco durante 90 minutos. Para Felipe, o 1 a 1 da partida de ida, em Curitiba, não pode mudar em nada a postura dos rubro-negros em campo. O goleiro pede um time agressivo e que use o regulamento a seu favor só em último caso.

- Não vai mudar nada por causa dessa pequena vantagem. Time que entra para empatar normalmente perde. Se chegamos na final, foi atuando com uma proposta de jogo e não nos acovardamos em nenhum momento, buscamos sempre o gol. Não vamos mudar. É uma vantagem, mas muito pequena e contra uma equipe que joga bem fora de casa. O regulamento nós só vamos usar quando faltarem dois ou três minutos.

Na semifinal, diante do Goiás, o Flamengo também entrou em campo em vantagem por conta do 2 a 1 na partida de ida e sofreu um gol logo nos minutos iniciais. Desta vez, Felipe não quer saber de vacilo. Ciente da importância dos defensores no caminho para o título, o goleiro pregou atenção total para evitar que o Furacão faça a festa em um Maracanã abarrotado de flamenguistas.

- O setor defensivo pode fazer a diferença e temos que entrar mais ligados ainda. Eles têm o artilheiro do Brasileirão (Éderson), o Paulo Baier, o Marcelo... São jogadores que fazem a diferença. Temos que ter uma noite perfeita. Se eu não conseguir tirar, tem que ter alguém para tirar a bola em cima da linha.

O passado recente mostra que toda preocupação de Felipe é justificada. Foi justamente o Atlético-PR o único time fora do Rio de Janeiro a vencer o Fla no novo Maracanã. Com um 4 a 2, pela 22ª rodada do Brasileirão, o Furacão acabou sendo determinante para o pedido de demissão de Mano Menezes, em partida de marcou uma arrancada para os cariocas.

A partir dali, Jayme de Almeida assumiu a equipe que se livrou do rebaixamento com três rodadas de antecedência no Campeonato Brasileiro e está a um passo de ser campeão da Copa do Brasil. Lesionado, Felipe foi substituído por Paulo Victor naquele jogo, mas esteve presente em uma reunião que mudou a cara do time, dias depois.

- Quando o Mano saiu, foi uma surpresa para todo mundo. Não estava nesse jogo com o Atlético-PR, soube por telefone da saída dele e não acreditei. Dois dias depois, fizemos uma reunião e a diretoria disse que o Jayme seria nosso treinador. Falei que tínhamos que mudar a atitude ou não iríamos escapar. Já tinham passado três grandes profissionais e nada mudava. Era hora de assumirmos um pouco mais a culpa. A partir dali, cada um conseguiu e tirou a culpa do treinador. Nos cobramos mais e isso que fez a virada.

Flamengo e Atlético-PR se enfrentam na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã. Com o 1 a 1 no Paraná, os donos da casa jogam por um empate por 0 a 0 para serem campeões. Igualdade com um gol leva a disputa para os pênaltis e empate com dois ou mais gols favorece o Furacão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário