sábado, 3 de janeiro de 2009

Técnico do Flamengo quer outro lateral

A transferência de Luizinho para o Santos deixou o Flamengo sem lateral-direito reserva. O técnico Cuca quer contar com mais um jogador para a posição, mas a diretoria rubro-negra já adiantou que não pretende contratar.

Uma possibilidade é o aproveitamento de Anderson, dos juniores. Mas, por enquanto, a opção de Cuca será improvisar alguém caso Léo Moura não possa jogar. Fierro pode jogar na posição, mas Willians é quem mais agrada ao treinador.

– Willians faz essa função, mas vamos analisar esta situação com calma. O ideal é ter dois jogadores – afirmou Cuca.

Milan está de olho em Juan, diz jornal italiano

O jornal italiano Corriere dello Sport divulgou neste sábado que o Milan está de olho no lateral-esquerdo Juan, do Flamengo. A notícia estampou o alto da capa do diário

Leonardo quer levar o lateral Juan para o Milan, diz jornal

Ex-jogador e dirigente do Milan, o brasileiro Leonardo estaria trabalhando para trazer o lateral-esquerdo Juan, do Flamengo. Segundo o site Tuttosport, o cartola brasileiro não está com o time durante a pré-temporada em Dubai, nos Emirados Árabes, para tratar da transferência do compatriota.

A imprensa destaca que Juan já tem passaporte europeu e, ao contrário do zagueiro Thiago Silva, já negociado com o Milan, poderia jogar imediatamente. O lateral tem contrato com o Flamengo até 2010, mas o Milan estaria disposto a pagar 6 milhões de euros pelo jogador (cerca de R$ 19 milhões).

O representante do jogador, Eduardo Uram, já chegou a dizer que pode considerar todas as propostas, "especialmente pelo lado desportivo", ou seja, Juan só sairia da Gávea para um grande time europeu.

Eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro de 2008, Juan está na Gávea desde 2006 e já fez 162 jogos pelo Flamengo, com 22 gols marcados.

Formado nas divisões de base do São Paulo, foi transferido para o Arsenal, da Inglaterra, em 2001. Retornou ao futebol brasileiro em 2004, e defendeu o Fluminense antes de ir para o Flamengo.

Com os reforços que foram anunciados, Flu, Botafogo e vasco vão chorar muito!




















Fluminense

Perdeu um time inteiro, afinal, Thiago Silva, Washington, Junior César e Arouca era o time do Fluminense. Contratou os bons Leandro Amaral e Diguinho, além do útil Jailton, e Leandro Domingues, mas é muito pouco. Deve dar apenas, se tanto, para brigar pelo Estadual com o Fla. E olhe lá.

Botafogo

Perdeu ainda mais que o Fluminense: Jorge Henrique, Túlio, Renato Silva, Wellington Paulista, Lúcio Flávio, Triguinho, André Luís... Contratou o atacante Reinaldo e mais uma meia-dúzia de Zé-Ninguéns, o que leva a crer que vai passar mais um ano chorando, e desta vez sem nem precisar reclamar de juiz, pois dificilmente disputarão títulos.

vasco

Tadinhos. O time que já era horrível perdeu Leandro Amaral, Wagner Diniz e Madson, os únicos que tratavam a bola com uma certa dignidade, levando em consideração que Edmundo morreu e esqueceu de ser avisado. Ah, o vasco contratou o lateral-esquerdo Ulisses, que é essa merda.

FLAMENGO

É disparado o favorito ao título, visto que manteve a base de 2008. Ninguém muito importante saiu até agora (Jailton, Dininho, Luizinho...), ninguém muito importante chegou até agora, apenas Cuca, que entrou no lugar Caio Junior. O Fla tem um excelente goleiro, laterais muito bons, uma zaga bastante boa. O meio é ótimo com Aírton, Toró, Ibson e Klerberson. Falta apenas acertar o ataque.

Fla 2009 é arrebatador contra os Cariocas

Sem muitas novidades para 2009, a torcida do Flamengo já sabe qual será o elenco para toda a temporada. Existe a desconfiança pelos resultados obtidos no Brasileiro e na Libertadores, mas pelo menos para a briga no Estadual há crédito.

O retrospecto do grupo atual é animador quando o assunto é futebol carioca. A base atual do Flamengo teve bom desempenho contra os clubes do Rio. Além da conquista do Estadual de 2008, o Rubro-Negro foi superior aos rivais no confronto direto ao longo do ano. Foram 14 jogos, oito vitórias, três empates e três derrotas entre Campeonatos Carioca e Brasileiro.

Cuca conhece bem boa parte do elenco, apesar de ainda não ter sido apresentado aos jogadores. Ele enfrentou o Flamengo quando comandava o Botafogo e está confiante. O treinador lembrou ainda da importância do entrosamento do time neste início do ano.

- É uma base forte e já mostrou isso em 2008. Tem um conjunto com bons valores e que já se conhece. Isso tudo émuito importante - afirmou Cuca.

A diretoria rubro-negra também confia no grupo. A promessa de contratações pontuais foi mantida e apenas Douglas e Willians,
ambos ex-Santo André, chegaram. Outra aposta na Gávea para completar o elenco é a divisão de base. O vice de futebol, Kléber Leite, crê em maior aproveitamento dos juniores nesta temporada.

- Este ano acho que vai ser melhor do que o ano passado. O time amadureceu e teremos uma injeção boa das divisões de base, que vai ser mais útil. Contratamos dois jogadores importantes e temos um treinador que sabe montar times muito bem - disse o dirigente, que não está preocupado com o retrospecto favorável contra os principais rivais.

- O Flamengo tem de se preocupar com o próprio calo. Esse negócio de retrospecto não interessa. O que importa é que essa base é muito interessante. A conquista da hegemonia do futebol carioca com o 31º título é esperada pela torcida. Mas ela também torce por títulos na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.

E a competição regional pode fazer com que os rubro-negros passem a confiar mais no grupo atual.

Veja retrospecto do Fla contra os cariocas

Em 2008, o Flamengo foi o rei do Rio de Janeiro. Conquistou o bicampeonato estadual e levou a melhor no retrospecto contra os cariocas. Em 14 confrontos contra os rivais, o Rubro-Negro venceu oito, perdeu três e empatou três.

Quem mais sofreu com o Flamengo foi o Botafogo. Além de ter perdido as finais da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca, o Alvinegro foi o clube que mais perdeu: foram quatro vezes, contra três do Vasco e uma do Fluminense.

Agora, este mesmo elenco do Flamengo, que terminou invicto o Campeonato Brasileiro contra os cariocas, disputará o Estadual. Bom sinal para os rubro-negros?

Veja abaixo os confrontos do Flamengo contra os clubes cariocas em 2008:

NO ESTADUAL

10/2 Flamengo 1 x 4 Fluminense
17/2 Flamengo 2 x 1 Vasco
24/2 Flamengo 2 x 1 Botafogo
16/3 Flamengo 2 x 3 Botafogo
06/4 Vasco 2 x 2 Flamengo
13/4 Botafogo 3 x 0 Flamengo
27/4 Flamengo 1 x 0 Botafogo
04/5 Botafogo 1 x 3 Flamengo

NO BRASILEIRO

1/6 Fluminense 0 x 1 Flamengo
13/7 Flamengo 3 x 1 Vasco
27/7 Flamengo 0 x 0 Botafogo
31/8 Flamengo 2 x 2 Fluminense
19/10 Vasco 0 x 1 Flamengo
09/11 Botafogo 0 x 1 Flamengo

Flamengo deposita esperanças de bola na rede em Marcelinho Paraíba, Obina, Josiel, Maxi e Diego Tardelli

O Flamengo viveu uma seca de gols de seus atacantes na reta final do Campeonato Brasileiro. Após as saídas de Marcinho e Souza, o clube demorou para acertar o setor ofensivo e os meias passaram a ser os principais goleadores do time. Para esta temporada, o clube segue apostando em Marcelinho Paraíba, Obina, Josiel, Diego Tardelli e Maxi. Nenhum atacante até agora foi contratado e a prioridade é a vinda de um jogador para o meio-campo.

Em 66 jogos em 2008, o Flamengo marcou 126 gols. Deles, 61 foram dos atacantes, 33 dos meias e 30 dos defensores. O clube ainda foi beneficiado de dois contras feitos pelos adversários. Marcinho, que deixou o clube durante o Campeonato Brasileiro, foi o artilheiro do clube na temporada com 17 gols. Ibson veio logo atrás com 15. Obina também fez 15 e o lateral Leonardo Moura aparece como o quarto principal goleador com 13.

NÚMEROS DA TEMPORADA DE 2008
17 48% 21

GOLS

Fez Marcinho, artilheiro do Flamengo. Depois estão Ibson e Obina, que fizeram 15 gols cada

DOS GOLS MARCADOS

É o percentual de gols dos atacantes rubro-negros durante a temporada de 2008

GOLS DOS LATERAIS

Leonardo Moura (13) e Juan (8) estão entre os artilheiros do time. Juntos, eles marcaram 21 gols em 2008

Marcelinho Paraíba larga na frente para seguir como titular com a chegada de Cuca. O atacante é o mais experiente e terminou o último Brasileirão com oito gols. Outros esperam dar a volta por cima. É o caso de Josiel, artilheiro da Série A em 2007, mas que decepcionou. Foram cinco partidas, nenhum gol e a perseguição da torcida.

Josiel tem vínculo até julho deste ano e a contratação em definitivo vai depender do futebol apresentado no primeiro semestre. Se não agradar, ele será devolvido ao futebol árabe. Mas o jogador tem o apoio da diretoria.

- Fiquei arrependido de ter trazido o Josiel no meio da temporada. No mundo árabe, os atletas jogam e treinam pouco. É necessário contratar esses jogadores no início da temporada para que comece tudo do zero. O fato dele não ter rendido nem foi tanto por culpa dele - disse o vice de futebol Kléber Leite em entrevista á Rádio Globo.

Diretoria do Fla não crê em perda de jogadores

Se não contratou reforços de peso, o Flamengo pelo menos pode se vangloriar de não ter perdido peças importantes. Enquanto os rivais ficaram sem seus principais jogadores, o Rubro-Negro manteve a base e não está preocupado com a janela de transferências européias.

– Não recebemos proposta por ninguém. E não vamos mover um fio. Não perdemos nenhum jogador titular na visão do Cuca. Não acho que isso vai acontecer – afirmou o vice de futebol, Kléber Leite.

A diretoria ainda pensa em contratar mais algum jogador, mas não tem pressa. E Kléber Leite não garante que mais alguém chegará.

– Vamos fazer algumas observações. E só iremos trazer alguém se for algo necessário, atrativo e viável – completou.

Sem saber se poderá contar com mais algum jogador, Cuca dá como certa a permanência do grupo atual para a pré-temporada.
– Não vamos perder ninguém. Isso não está nos planos – disse.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Flamengo promete pagar salários até dia 7

A diretoria do Flamengo se mobiliza para pagar os salário atrasados de novembro, de dezembro e o décimo terceiro dos funcionários. A promessa do vice de futebol, Kléber Leite, é quitar a dívida até o dia 7 de janeiro, data da apresentação do elenco.

– Até lá, nossa vida será normalizada – prometeu Kléber Leite.

Para os jogadores, o pagamento também será até dia 7, mas somente novembro e décimo terceiro. O salário do mês de dezembro, no futebol, só vencerá no dia 25 janeiro.

Perguntado sobre a solução, já que o Flamengo vive grave crise financeira, o dirigente não foi transparente e acabou sendo rude para não falar.

- Isso é um problema interno. Você não trabalha para um jornal de economia - disse Kléber Leite.

Maiores torcidas do Brasil encolhem no ranking da Timemania de 2008

COMPARAÇÃO DAS TORCIDAS E AS APOSTAS NA TIMEMANIA
CLUBES MAIORES TORCIDAS (DATAFOLHA/2007) APOSTAS NA TIMEMANIA
Flamengo 17% 8,38%
Corinthians 12% 6,50%
São Paulo 8% 4,68%
Palmeiras 6% 5,03%
Vasco 6% 3,39%
Grêmio 4% 4,17%
Cruzeiro 3% 2,96%
Internacional 3% 3,56%
Santos 2% 4,00%
Atlético-MG 2% 2,40%
Botafogo 2% 2,86%
Fluminense 1% 2,61%
Bahia 1% 2,19%
Vitória 1% 1,48%
Sport 1% 1,29%
Santa Cruz Menos de 1% 1,06%
Ceará Menos de 1% 1,09%
Fortaleza Menos de 1% 1,30%
Atlético-PR Menos de 1% 1,11%
Coritiba Menos de 1% 1,11%
Treze-PB Não apareceu 1,02%

Os números da Timemania

RANKING FINAL DA TIMEMANIA EM 2008
POSIÇÃO CLUBE ESTADO TOTAL DE APOSTAS PERCENTUAL
Flamengo RJ 4.717.779 8,38%
Corinthians SP 3.658.933 6,50%
Palmeiras SP 2.835.538 5,03%
São Paulo SP 2.637.480 4,68%
Grêmio RS 2.348.851 4,17%
Santos SP 2.252.180 4,00%
Internacional RS 2.002.534 3,56%
Vasco da Gama RJ 1.910.722 3,39%
Cruzeiro MG 1.668.479 2,96%
10º Botafogo RJ 1.610.430 2,86%
11º Fluminense RJ 1.471.794 2,61%
12º Atlético MG 1.351.979 2,40%
13º Bahia BA 1.230.703 2,19%
14º Vitória BA 833.202 1,48%
15º Goiás GO 736.773 1,31%
16º Fortaleza CE 732.636 1,30%
17º Sport PE 725.874 1,29%
18º Atlético PR 626.338 1,11%
19º Coritiba PR 623.397 1,11%
20º Ceará CE 612.059 1,09%
21º Santa Cruz PE 599.575 1,06%
22º Treze PB 574.486 1,02%
23º Londrina PR 510.142 0,91%
24º ABC RN 495.806 0,88%
25º Náutico PE 491.614 0,87%
26º Ponte Preta SP 484.692 0,86%
27º Remo PA 474.401 0,84%
28º Avaí SC 472.742 0,84%
29º Figueirense SC 465.970 0,83%
30º Botafogo PB 465.068 0,83%
31º Paysandu PA 451.214 0,80%
32º Joinville SC 448.220 0,80%
33º Ipatinga MG 441.678 0,78%
34º Juventude RS 436.512 0,78%
35º Portuguesa SP 432.219 0,77%
36º River PI 431.178 0,77%
37º Guarani SP 429.014 0,76%
38º Brasiliense DF 427.864 0,76%
39º Gama DF 403.255 0,72%
40º Moto Clube MA 402.062 0,71%
41º Marília SP 391.927 0,70%
42º Mixto MT 389.949 0,69%
43º Ji-Paraná RO 387.555 0,69%
44º Bangu RJ 386.606 0,69%
45º São Caetano SP 386.560 0,69%
46º Ituano SP 378.980 0,67%
47º Paraná PR 378.217 0,67%
48º Vila Nova GO 376.982 0,67%
49º Palmas TO 358.742 0,64%
50º Juventus SP 358.493 0,64%
51º Criciuma SC 356.512 0,63%
52º Atlético GO 352.610 0,63%
53º América MG 347.106 0,62%
54º Ypiranga AP 342.928 0,61%
55º Inter de Limeira SP 339.765 0,60%
56º Sergipe SE 332.370 0,59%
57º América RJ 330.743 0,59%
58º CRB AL 325.439 0,58%
59º Sampaio Corrêa MA 321.769 0,57%
60º Olaria RJ 320.329 0,57%
61º Santo André SP 315.534 0,56%
62º Bragantino SP 310.477 0,55%
63º CSA AL 302.496 0,54%
64º São Raimundo AM 301.623 0,54%
65º Operário MS 295.114 0,52%
66º Nacional AM 294.639 0,52%
67º América RN 291.981 0,52%
68º Barueri SP 291.630 0,52%
69º Uberlândia MG 288.723 0,51%
70º Tuna Luso PA 269.032 0,48%
71º XV de Piracicaba SP 251.171 0,45%
72º Rio Branco ES 245.016 0,44%
73º Americano RJ 240.004 0,43%
74º Roraima RR 231.696 0,41%
75º Paulista SP 229.361 0,41%
76º Desportiva ES 225.469 0,40%
77º União São João SP 216.149 0,38%
78º Rio Branco AC 213.800 0,38%
79º Villa Nova MG 209.210 0,37%
80º União Barbarense SP 206.372 0,37%

Fla empresta dois jogadores para o Voltaço

Fernando e Fernandão estão fora dos planos de Cuca e foram emprestados para o Volta Redonda para a disputa do Estadual. Os dois serão observados pela comissão técnica e podem ganhar uma chance com o treinador caso joguem bem.

– Além da observação do Cuca, nós teremos alguém que acompanhará os jogos do Volta Redonda com o intuito de acompanhá-los e nos dar o maior número de informações deles – disse Kléber Leite.

Uma cláusula no contrato de empréstimo estipula que o Flamengo pode pedir a volta dos dois jogadores assim que quiser.

Ranking dos campeões

O Ranking dos Campeões tem por finalidade avaliar e comparar a trajetória vitoriosa de cada clube brasileiro desde sua fundação.

Ao considerar apenas competiçoes oficiais, o ranking obedece a uma hierarquia que tem a base nos campeonatos estaduais e o topo nas copas internacionais.

Para permitir a soma de resultados em competições completamente diferentes, o ranking atribui pontos apenas aos campeões, o que acaba representando o pensamento do torcedor brasileiro.

Por outro lado, ao comparar os campeões de uma mesma competição, o ranking segue o princípio da atualidade dos títulos.

Ou seja, cada competição tem o seu valor, sendo que o atual campeão recebe a pontuação integral, enquanto o campeão do ano anterior passa a ter 50% dessa pontuação. Para os demais campeões, a depreciação do título é bem menor: 3,4% ao ano.

Após atribuir os pontos ao campeão de cada competição oficial, segundo a sua importância e atualidade, basta somar a pontuação de cada clube e ordenar os totais no Ranking dos Campeões.

Profº Tristão Garcia



















ClubesPontos
1. São Paulo2543
2. Inter1123
3. Corinthians1035
4. Grêmio953
5. Flamengo919
6. Cruzeiro779
7. Santos758
8. Palmeiras731
9. Vasco625
10. Fluminense262

ClubesPontos
11. Sport228
12. Botafogo200
13. Atlético-PR163
14. Atlético-MG147
15. Bahia135
16. Coritiba111
17. Paysandu64
18. Paulista61
19. Juventude60
20. Santo André58


Valor das competições ao longo dos anos:
CompAtual1214161
1. MUN102451225612864
2. LIB 5122561286432
3. BRA256128643216
4. CBR 1286432168
5. MER64321684
6. TRS3216842
7. CSM168421


Competições equivalentes ao longo do tempo:
1. MUN




2. LIB




3. BRA




4. CBR , TBR, RGP, CUN, CJH





5. MER, CCA, SCO, REC, SEL





6. TRS, SP, RJ





7. CSM, RS, MG, BRB






Legenda:

MUN - Mundial de clubes da FIFA e Copa Toyota Intercontinental.
LIB - Taça Libertadores da América.
BRA - Campeonato Brasileiro.
CBR - Copa do Brasil; TBR - Taça Brasil; RGP - Roberto Gomes Pedrosa;
CUN - Copa União; CJH - Copa João Havelange.
MER - Copa Mercosul; CCA - Copa dos Campeões; SCO - Supercopa;
REC - Recopa sul-americana; SEL - Seletiva da Libertadores.
TRS - Torneio Rio-São Paulo; SP - Campeonato Paulista; RJ - Campeonato Carioca.
CSM - Copa Sul-Minas; RS - Campeonato Gaúcho; MG - Campeonato Mineiro;
BRB - Campeonato Brasileiro Série B.

Veja o elenco do Fla para a pré-temporada

Os jogadores do Flamengo se apresentam no dia 7 de janeiro e o time fará a pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis. A delegação que viajará no dia 9 será composta por 28 atletas.

As novidades em relação a 2008 ficam por conta de Douglas e Willians, contratados junto ao Santo André, e dos juniores Fabrício e Vander.

Veja abiaxo a lista completa:

Goleiros
Bruno
Diego
Marcelo Lomba
Paulo Victor

Laterais
Léo Moura
Juan
Egídio

Zagueiros
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Fabrício
Thiago Sales
Douglas

Volantes
Aírton
Toró
Ibson
Kleberson
Jônatas
Willians

Apoiadores
Marcelinho Paraíba
Everton
Fierro
Erick Flores

Atacantes
Obina
Diego Tardelli
Josiel
Paulo Sérgio
Maxi
Vander

Fla: contrato com a Petrobras deve ser menor

É praticamente incalculável o valor atual da dívida rubro-negra. O Flamengo está tão sem dinheiro que todas as contas do clube não foram pagas. Para piorar, o valor do contrato de patrocínio com a Petrobras será menor que os R$ 16,2 milhões anuais.

O LANCE! apurou que o valor gira em torno do R$ 15 milhões e que a tendência é que o futuro contrato não seja mais firmado pelo próximo triênio, como havia anunciado o presidente Marcio Braga, que está de férias na África do Sul.

– Não posso dizer, mas por conta da crise mundial, o valor realmente será menor e o tempo de contrato não será de três anos – confirmou Adalberto Ribeiro, vice jurídico.

O contrato com a estatal vem sendo conduzido por Marcio Braga, que também ainda não definiu quem será seu futuro vice de finanças. O atual, José Carlos Dias, já anunciou que não ficará mais no clube. Mario Cruz, vice de planejamento, vem acumulando as duas pastas e é o nome mais cotado para seguir nos cargos. O problema é que ele sairá de férias dia 6,um dia antes do presidente retornar.

Flamengo: com a base de 2008 e sem dinheiro

No primeiro dia de 2009, a esperança de um ano produtivo esteve misturada com a realidade amarga. Sem dinheiro para cumprir suas obrigações, o Flamengo foi obrigado a manter a base de 2008 e só irá entrar na briga por reforços depois que o agito inicial da janela de transferências passar.

A diretoria já definiu que irá subir para a pré-temporada em Teresópolis, dia 9, com 28 jogadores (veja ao lado a lista completa apurada pelo LANCE!). As principais novidades: Josiel e Jônatas, outrora preteridos por terem contrato até junho desse ano, estão na lista.

- Josiel fica porque o Cuca quer que ele faça a pré-temporada. Ele também quer ficar - disse o diretor de futebol Plínio Serpa Pinto.

Segundo Plínio, as principais mudanças no elenco rubro-negro foram as dispensas já anunciadas e a manutenção da base de 2008. Até agora as contratações estão em estágio de espera por dois motivos. O primeiro é que a diretoria prefere observar como estará o mercado para ir às compras com mais calma e sem muita concorrência.

- Não teremos novidades até o dia 9. O melhor é aguardar - diz Plínio.

O segundo é que o Flamengo está sem nenhum poder de fogo para contratar qualquer nome de peso. Enfrenta, inclusive, dificuldades para pagar a vinda deWillians, do Santo André. Só para se ter uma rápida noção, o clube completará, na próxima semana, três meses (novembro, dezembro de décimo terceiro) de atraso de salários de funcionários e jogadores - a diretoria diz que o compromisso com os atletas vence somente dia 25.

O Natal nunca foi tão ruim na Gávea. Ao todo, são mais de R$ 10 milhões somando a folha salarial nestes três meses. Isso sem contar com outras dívidas como parcelas de pagamentos por jogadores e algumas premiações do ano passado.

Por conta desses problemas, a cúpula rubro-negra fará uma reunião, nesta sexta-feira, às 14h, na Gávea, para buscar soluções para contornar a crise. Enquanto ela não é resolvida, o Flamengo começa 2009 satisfeito com o que tem.

Diretor do Fla pagará por Willians, do Santo André

A contratação de Willians, do Santo André, custará R$ 800 mil ao Flamengo. Sem dinheiro para pagar esta quantia, uma solução encontrada poderá vir do bolso do diretor de futebol Plínio Serpa Pinto.

No próximo domingo, ele, Kléber Leite e o presidente do clube paulista, Ronan Maria Pinto, almoçarão no Rio para definir acerto com o volante, que terá contrato de três anos. Para sacramentar o negócio, os dirigentes rubro-negros buscam parceiros interessados em dividir os direitos econômicos de Willians e, obviamente, o pagamento por eles.

O LANCE! apurou que Plínio, que conduz a negociação, pode pagar a transferência com seu próprio dinheiro, numa espécie de empréstimo ao Fla. O diretor nem confirmou, muito menos negou a possibilidade.

- Já fiz isso outras vezes. Quando o clube não tem condição, existem muitos rubro-negros ilustres que procuram ajudar - disse Plínio.

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2009: veja a tabela da primeira fase

Grupo E - HORTOLÂNDIA

Domingo, 04/01
14h - SEV-Hortolândia x ABC (RN) - Centro Poliesportivo Nelson Cancian
16h - Flamengo (RJ) x UA Barbarense - Centro Poliesportivo Nelson Cancian

Quarta, 07/01
16h - SEV-Hortolândia x UA Barbarense - Centro Poliesportivo Nelson Cancian
18h - ABC (RN) x Flamengo (RJ) - Centro Poliesportivo Nelson Cancian


Sábado, 10/01
14h - UA Barbarense x ABC (RN) - Centro Poliesportivo Nelson Cancian

16h - SEV-Hortolândia x Flamengo (RJ) - Centro Poliesportivo Nelson Cancian

Juan só sai para time de ponta do exterior

Juan vai se reapresentar ao Flamengo no dia 7 de janeiro para o início da pré-temporada, mas ainda não sabe se permanece no clube em 2009. Segundo o empresário Eduardo Uram, o jogador não precisa se preocupar com o futuro. Ele só deixaria a Gávea se recebesse uma proposta de um clube de ponta do futebol europeu.

- Ele só sai para um clube que disputa títulos - disse Eduardo Uram em entrevista à Rádio Brasil.

O empresário explicou que Juan tem um bom contrato com o Flamengo e o lado financeiro não é uma preocupação. Desde 2006 na Gávea, Juan é cobiçado pelo mercado europeu. O Flamengo detém 50% dos direitos econômicos do lateral e a multa rescisória do atual contrato, que termina em 2010, chega a seis milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões). Juan tem a seu favor o fato de ter dupla cidadania.

- Ele tem um bom contrato com o Flamengo. O que dá conforto. E uma posição seletiva já que pode analisar com calma a proposta apenas pelo lado esportivo. Economicamente ele tem um bom contrato. Então não precisa sair para ir para um clube que não disputa títulos, não precisa aceitar qualquer proposta - completou Eduardo Uram.

Juan tem 162 jogos pelo Flamengo e 22 gols marcados. No início do mês, ele foi eleito ( foto) o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão 2008. O elenco do Flamengo se reapresenta no próximo dia 7 de janeiro, na Gávea, e a pré-temporada será realizada na Granja Comary, em Teresópolis.

Delair Dumbrosky anuncia que vai disputar a presidência do clube

O vice-presidente geral do Flamengo, Delair Dumbrosky, anunciou que vai concorrer à presidência do clube no fim do ano. O dirigente espera receber o apoio de Márcio Braga. Delair lembrou de um acordo que fez com o atual presidente.

Em 2006, Delair Dumbrosky abriu mão da candidatura para apoiar Marcio Braga, que disputou o pleito com Ronaldo Gonlevsky e Arnaldo Cardoso.

- Eu sou candidato. Fiz um acordo com o Márcio. Eu o apoiei na última eleição e agora ele não pode ser candidato novamente. Eu vou disputar a eleição e colocar minhas idéias aos sócios no momento certo. Mas não sei se ele (Marcio Braga) vai me apoiar - disse Delair Dumbrosky(foto camisa branca) em entrevista à Rádio Brasil.

A eleição para presidência do Flamengo acontece em dezembro de 2009.

Para Ferj, Fla ultrapassa Flu em títulos

Na página da Ferj, título de 2002 ainda não foi creditado ao Fluminense.

Conquista de 2008 deixa o Flamengo com 30 estaduais. Tricolor tem 29 confirmados.

O detalhe é que, segundo o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj, Rubens Lopes, o Fla passa a liderar o ranking dos campeões, superando o rival.

De acordo com Rubens Lopes, no momento, o time da Gávea está isolado na condição de maior campeão estadual.

Em entrevista à Rádio Brasil, o presidente da Ferj confirma que o título de 2002, conquistado pelo Tricolor, ainda não foi homologado.
- Eu confirmo que o Campeonato Carioca de 2002 ainda não tem decisão homologada.
A decisão está no Tribunal, e será a Justiça que vai decidir.
Espero que a decisão saia rápido e não demore como o título do Botafogo
(de 1907), que demorou 90 anos para ser definido. Judicialmente ainda
não pode ser considerado título - diz.

Entenda o caso :
Uma confusão na semifinal contra o Bangu, no dia 16 de junho, fez o campeonato parar na Justiça. O jogo terminou 0 a 0, e o placar classificou o Tricolor para a final contra o Americano.
Mas o juiz Reinaldo Ribas anulou de forma errada um gol do Bangu no último minuto da prorrogação, marcado pelo goleiro Eduardo.
O árbitro alegou que o jogador desviou a bola para o gol com a mão, o que não aconteceu.

Classificado para a final, o Fluminense venceu o Americano na decisão.
Mas a diretoria do Bangu resolveu, então, entrar na Justiça por causa do erro do árbitro pedindo a anulação do campeonato.
Mais de Seis anos depois, o caso ainda não foi julgado.

Ibson espera entrar para a história do Fla

Se conquistar o Campeonato Carioca de 2009, o Flamengo se consolidará como maior vencedor da competição (atualmente tem 30 ao lado do Fluminense) e, de quebra, chegará ao quinto tricampeonato da história. O último deles foi no período 99/2000/2001, quando Ibson era apenas um torcedor.

Agora, o volante espera entrar para a história do Flamengo em mais um tricampeonato estadual.

- O Flamengo está forte para 2009. Em 2001 não estava no campo, mas torci bastante. Ninguém esquece aquele gol bonito do Petkovic (contra o Vasco, na final). Agora é nossa chance de fazer parte dessa história maravilhosa. Seria muito importante esta conquista - afirmou.

O conquista do título estadual também pode ser importante para Ibson por outro motivo. Seu contrato com o Flamengo termina no meio do ano e o Carioca pode ser a última conquista do volante com a camisa rubro-negra.

Empresário de Ibson diz que o atleta pode deixar o Flamengo logo em maio

Em entrevista à Rádio Brasil, o empresário do apoiador Ibson, Eduardo Uram, revelou que o jogador pode ter de retornar ao Porto, de Portugal, antes mesmo do previsto. Segundo o empresário, como os dirigentes europeus não gostaram da proposta feita pelo Flamengo, o jogador teria de voltar ao clube português em maio. Caso isso realmente aconteça, a saída de Ibson será logo depois das finais do Campeonato Carioca deste ano. O jogador tem contrato em vigor com o Rubro-Negro até julho.

Recentemente, o Porto pediu cerca de R$ 13 milhões para liberar o atleta em definitivo. Segundo informações, a proposta do Flamengo não chegou nem perto do pedido pelos portugueses. No momento as negociações estão estacionadas em função das festividades de final de ano, mas o São Paulo já começou a acenar com a possibilidade de tentar a contratação do jogador do Flamengo.

"Esse caso não é problema agora, pois ainda falta um bom tempo para o contrato do Ibson terminar. Mas em breve vai ser. É isso que o Flamengo está tentando fazer. Antecipar uma situação que vai acontecer em maio. O clube fez uma consulta ao Porto para saber como poderia tê-lo em definitivo", disse Eduardo Uram, que revelou uma cláusula no contrato do jogador.

"No compromisso atual com o Flamengo existe uma cláusula de que ele deveria se apresentar em maio para participar e fazer a pré-temporada com o Porto", destacou o empresário.

Dinheiro do patrocinador do vasco é retido por conta de dívidas

O vasco fechou em dezembro um vantajoso contrato com a Eletrobrás com validade de quatro anos. Porém, por conta de dívidas com INSS e a receita federal, o montante está retido. O contrato tem o valor total de R$ 56 milhões e Cruzmaltino iria receber de imediato metade deste valor.

O clube trabalha para apresentar a certidão negativa de débito junto a União e, assim, receber o valor. O vice-presidente jurídico do Cruzmaltino, Luiz Américo, tem a confiança de que até o final de janeiro isso seja feito.

"Temos bastante trabalho em razão das dívidas da antiga diretoria. Acredito que até o final de janeiro conseguiremos as certidões. Vamos buscar junto aos órgãos competentes um possível parcelamento", avaliou Luiz Américo, emendando.

"Vamos trabalhar juntamente com o financeiro para alocar valores e pagar as dívidas. Teremos acesso em breve a essas dívidas", disse, em entrevista à Rádio Globo.

Dirigente explica dívidas com Romário e antigo vice de futebol

Luiz Américo também comentou sobre as dívidas com Romário e José Luiz Moreira. O último era o vice-presidente de futebol da antiga administração. O dirigente explicou que nos dois casos existe apenas uma confissão de dívida. O ex-jogador teria que receber R$ 150 mil mensais e Moreira tem a receber R$ 4, 6 milhões.

"Nos dois casos pegamos apenas a confissão de dívida. Em relação ao Romário, soubemos que o Vasco deve direito de imagem e outras coisas. Pedimos que ele nos mostrasse a origem da dívida. Precisamos obter essas informações para calcular o valor", afirmou.

"Em relação ao José Luiz também só existe a confissão de dívida. Precisamos saber como chegou a esse valor para calcular", encerrou.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Flamengo dá o aval, Vandinho e Sambueza negociam com o vasco

O atacante Vandinho e o meia argentino Sambueza podem pintar em São Januário. Os dois jogadores do Flamengo interessam ao Vasco e podem ser emprestados ao rival para a disputa do Campeonato Carioca, da Copa do Brasil e da Série B. A informação foi confirmada pelo vice de futebol rubro-negro, Kleber Leite.

Vandinho é o mais próximo de vestir a camisa vascaína. O empresário do atacante, Luiz Alberto Oliveira, e a diretoria cruzmaltina já iniciaram as negociações. O Flamengo deu aval e prioridade ao vasco.

- O Flamengo autorizou as conversas e tudo está bem encaminhado. Há vários clubes interessados no Vandinho como o Fluminense, o Avaí e o Atlético-PR. Mas o vasco tem a prioridade para ter o jogador - disse Kleber Leite.

Oitavo maior goleador do Brasil na temporada, com 29 gols marcados, Vandinho balançou as redes 27 vezes com a camisa do Avaí em 2008. Pelo Flamengo, foram apenas dez jogos e dois gols. Ele tem contrato com o Rubro-negro até o fim de 2009 e chegaria ao Vasco para compensar a perda de Leandro Amaral, que está indo para o Fluminense.

Já a situação de Sambueza pode demorar um pouco mais para se resolver. O jogador está fora dos planos do Flamengo, mas tem contrato até agosto de 2009 com o clube. O Rubro-negro quer prolongar o empréstimo do meia argentino junto ao River Plate, que é dono dos direitos federativos do jogador, até o fim do ano para emprestá-lo ao Vasco.

Com 24 anos, Sambueza foi contratado durante o Campeonato Brasileiro e disputou sete partidas com o técnico Caio Júnior. O argentino iniciou a carreira com Darío Conca. Além do Flamengo e também do River Plate, Sambueza defendeu o Pumas, do México.

- A ida dele para o Vasco depende de a gente conseguir prolongar o empréstimo para ele ficar até o fim do ano lá - completou Kleber Leite.

Com a queda do vasco para a Série B, o Flamengo anunciou que está disposto a ajudar o rival carioca. O Rubro-negro já havia liberado o volante Jaílton para acertar com o Time da Colina, mas o jogador acabou indo para o Fluminense.

Renato Augusto crê em bom ano para o Fla

De férias no Brasil para passar as festas de fim de ano, Renato Augusto não se esquece do Flamengo. O apoiador do Bayer Leverkusen acompanha o Rubro-Negro da Alemanha e acredita que 2009 tem tudo para ser um bom ano para o clube.

O apoiador lembrou que o Flamengo se manteve entre os primeiros do Brasileiro durante todo o Campeonato Brasileiro e que a base foi mantida para a temporada.

- Estou um pouco longe, mas procuro acompanhar os jogos. Acho que o Flamengo tem tudo para estar na ponta das competições que vai disputar. Em 2008 ficou o tempo todo entre os cinco primeiros e tem que ser assim neste ano - disse.

Kleber Leite elogia elenco rubro-negro e explica poucas contratações

A falta de contratações do Flamengo para a próxima temporada é vista como algo positivo pelo vice de futebol Kleber Leite. Apesar de até clubes como o São Paulo, tricampeão brasileiro, ter entrado forte no mercado trazendo o atacante Washington, do Fluminense, e Wagner Diniz, do vasco, o Rubro-negro segue sem qualquer reforço de peso.

Segundo Kleber Leite, a pouca movimentação significa que o clube manteve a base e segue forte para 2009. O volante Jaílton, o lateral Luizinho, o atacanre Fernandão e os zagueiros Dininho e Leonardo deixaram o clube até agora.

- As pessoas estão fazendo uma conta equivocada quando falam que estamos contratando pouco. Estamos mantendo a base, que é fundamental para o sucesso do time - disse Kleber Leite em entrevista à Rádio Globo.

Por manter a base do grupo, Kleber Leite garante que o Flamengo vai sair em vantagem na disputa pelo título do Campeonato Carioca.

- Fluminense, Botafogo e Vasco contrataram mais que a nossa equipe, mas foi por necessidade, porque perderam muitos atletas importantes - disse.

Kleber Leite minimizou as perdas e ressaltou a força do elenco rubro-negro.

- Os jogadores que perdemos, como o Jaílton e o Luizinho, nem eram titulares. Foi tudo planejado. O Flamengo está preparado para encarar um ano que será complicado - completou Kleber, esquecendo-se que Jaílton era titular absoluto com Caio Júnior.

Até agora, o Flamengo só contratou dois reforços para 2009: o zagueiro Douglas e meia Willians.

PREVISÕES 2009: Flamengo " papa tudo" e vasco sem perspectiva vai para a merda total

Astrologia, numerologia, cartas de tarô e jogo de búzios apontam Flamengo e vasco como os destaques do Rio para a próxima temporada


Flamengo
-Tricampeão Carioca, será o maior ganhador de títulos no Rio de Janeiro ( 31 )
-Tricampeão da Copa do Brasil
-Hexacampeão Brasileiro
-Campeão Sul-Americano(título inédito)

Fluminense
-Será vice Campeão Carioca e mais nada
-Técnico Renê Simões, abandona o clube e volta a treinar futebol feminino

- Clube perde o patrocinador Unimed entra Santa Casa de Misericórdia

Botafogo
-Técnico Ney Fraco não aguenta novo chororô e pede pra sair
- Clube perde a concessão do Engenhão, por falta de pagamento

vasco
-Eliminado do 1º e 2º turnos do Campeonato Carioca
-Eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil
-Depois de ser humilhado dentro do galinheiro de São Januário, na última e decisiva partida, cai para a 3ª divisão do brasileirão
- Ruím mario assume o vasco na 3ª divisão em 2010
-Ed o imundo vira instrutor de auto escola
-eurico miranda, entra para Torcida Jovem Fla