sábado, 9 de janeiro de 2010

Rapidinhas do Mengão!


Andrade tem conversa tática com Fernando


Andrade teve a sua primeira conversa mais próxima com o único reforço do Flamengo até o momento. No treino deste sábado, o técnico chamou Fernando e durante pouco mais do que cinco minutos passou uma noção de como o Fla costuma jogar taticamente.

Com gestos manuais, ele demonstrou mais ou menos a formação do meio-de-campo rubro-negro, onde o volante deve ter algumas chances. Principalmente neste início de temporada, em que o treinador não poderá contar com Maldonado, que ainda se recupera da cirurgia no joelho esquerdo.

Incômodos

Após o fim de uma das atividades deste sábado, três jogadores tiveram um cuidado especial. Juan, Álvaro e Toró colocaram uma bolsa de gelo no joelho direito. Eles não têm qualquer tipo de problema mais sério, apenas dores no local devido ao início dos treinos desta pré-temporada.

Apito polêmico

O auxiliar técnico, Marcelo Salles, costuma ser o árbitro de algumas atividades técnicas e treinos recreativos. Neste sábado, ele apitou uma movimentação com bola entre os jogadores. Ao fim dela, voltou a escutar as antigas brincadeiras com relação à qualidade do seu apito.

- Ano novo, mas a arbitragem continua sendo a mesma coisa de sempre – brincou o zagueiro David.


Fla segue apurando a forma física em Porto Feliz

O dia começou com muito suor em Porto Feliz. Mais uma vez, o foco dos trabalhos do elenco do Flamengo foi a preparação física. Corridas, exercícios, academia... A equipe rubro-negra teve que ralar muito neste sábado. O reforço Fernando mal chegou e já treinou normalmente com o restante do elenco. Adriano, por sua vez, segue fazendo atividades à parte. No final do treino, os jogadores até tiveram uma oportunidade de bater uma bolinha.

O lateral-direito Everton Silva, que deve começar o Campeonato Carioca como titular, devido à cirurgia no nariz a que o dono da posição, Leonardo Moura, foi submetido na última quinta-feira, acredita que as equipes que disputam apenas o Estadual saem na frente na preparação física. Por isso, para se igualar aos adversários, o jogador dá a receita: dedicação.

"Os times considerados menores saem na frente na parte física, mas os grandes são bem superiores na parte técnica. Todos aqui estão com o mesmo pensamento, que é se dedicar o máximo na pré-temporada para chegar bem na estreia, mesmo com a preparação não sendo a ideal, já que são apenas nove dias", analisou.

Álvaro, zagueiro experiente, mas que nunca disputou um Campeonato Carioca, se tornou dos líderes do grupo desde que chegou à Gávea, em agosto de 2009. O jogador também acredita que os adversários estarão à frente na parte física para a competição, e ressalta a força dos grandes rivais do Flamengo, que se reforçaram para o Estadual.

"Tenho conversado muito com o grupo sobre o ano importante que o Flamengo vai ter pela frente. O clube conquistou os últimos três cariocas, e agora temos a chance de buscar um tetra. Será um pouco mais difícil, porque teremos pouco tempo para nos prepararmos, e os outros times vão chegar bem na nossa frente em relação à parte física. Os times grandes também estão se reforçando e acredito em um campeonato muito disputado", encerrou.


Ser Cidadão Rubro-Negro não é simplesmente torcer, é amar!


Seja você também um cidadão Rubro Negro!!! Vamos dominar o Brasil!!! Flamengo!!! Rei do Rio!!! Rei do Brasil!!!





Daniel e milhares de cidadãos estão à sua espera para aumentar esta nação.


Os gols de Taubaté 0 x 5 Flamengo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2010

Flamengo goleia e garante vaga na segunda fase da Copinha

O Flamengo garantiu presença na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com gols de Dudu (dois), Christiano, Michel e João Vítor, o Mengão derrotou o anfitrião Taubaté por 5 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Joaquinzão e chegou aos sete pontos no Grupo S. Como o Paulista, que na partida preliminar goleou o Shallon-RO por 7 a 1 e também somou sete pontos, terminou em primeiro pelo saldo de gols superior (14 contra oito do Fla), os cariocas estão garantidos como um dos nove segundos colocados que conquistam a vaga pelo índice técnico.

Na próxima fase, o campeão da chave, Paulista, encara o quinto melhor segundo colocado, enquanto o Fla, se mantiver a melhor campanha entre os vice-colocados, pega o CFZ-DF. Os 16 confrontos só serão conhecidos na noite deste domingo, após o fim da primeira fase.

No primeiro tempo, o Fla encontrou dificuldades e, por pouco, não sofreu um gol aos 13, com Bira cabeceando com perigo sobre o gol de Marcelo. Só aos 38, pouco depois de quase João Vítor marcar para o Rubro-Negro, que Dudu viu o goleiro Hugo adiantado e bateu de cobertura para balançar as redes. Três minutos depois, em cobrança de falta, Christiano soltou uma bomba e marcou o segundo.

Se quisesse terminar com o primeiro lugar na chave, o Fla ainda precisaria marcar mais dez gols. Mas conseguiu fazer três. Diante de um adversário já fragilizado, o segundo tempo foi em ritmo de treino. Aos 21, em contra-ataque, Michel recebeu e tocou fácil sem marcação, marcando o terceiro. Aos 31, Dudu fez mais um após cruzamento de João Vítor, que aumentou dois minutos depois, invadindo a área e fechando o placar.


Everton Silva diz que Fla ganha força e marcação com sua entrada

O substituto de Leonardo Moura nos primeiros jogos do Flamengo no Campeonato Carioca é um jogador que é pouco requisitado para as entrevistas. Mas Everton Silva sempre costuma ser autêntico nas suas declarações. Foi o que aconteceu neste sábado quando ele foi perguntado sobre a troca na lateral direita do Rubro-Negro.

Leonardo Moura foi submetido, na última quinta-feira, a uma cirurgia no nariz para a retirada de um tumor. Com isso, ele deve desfalcar o time nos primeiros jogos da competição. Como Everton Silva deve ser o escolhido de Andrade, ele foi direto ao falar quais são as características que mudam no esquema com sua entrada.

- Comigo o time ganha mais na força e marcação. Vou ajudar a defesa na linha de quatro que fazemos, e também na saída rápida da defesa para o meio. Mas não tenho aquela saída (ofensiva) porque ele é mais habilidoso – explicou Everton Silva.

Ele também falou sobre a convivência com o próprio Leonardo Moura e a admiração pelo titular da posição.

- Aprendi muita coisa com ele. Não tem lateral-direito melhor do que ele no Brasil... É uma pessoa maravilhosa, gente boa, dá ótimos conselhos, é experiente, vivido... Queria que ele estivesse aqui, mas Deus sabe o que faz. Vou procurar dar o meu melhor para ajudar o time – disse Everton Silva.


FOTO: Adriano vai a campo, mas continua treinando à parte

Fernando Maia/O Globo

O treino rolava em um dos campos do centro de treinamento da Traffic, em Porto Feliz, quando uma cena chamou a atenção. Adriano, que fazia um trabalho físico na academia, desceu a colina para pegar água e isotônicos. De meião e sem tênis para não incomodar o machucado no pé esquerdo, o atacante subiu rapidamente e voltou ao trabalho na sala de musculação. Ele segue trabalhando isoladamente do grupo.

Toró, o escudeiro de Fernando: ‘Joguei com ele do mirim até os juniores’

Fernando ainda está se entrosando com boa parte do grupo rubro-negro. Mas se existe algum jogador a quem ele não precisa ser apresentado é Toró. Os dois volantes cresceram juntos nas divisões de base do Fluminense e esta amizade não ficou restrita às quatro linhas.

Toró, que na época era meia de ligação, costumava ir para a casa de Fernando e Carlos Alberto para almoçar. Atualmente, o contato continua sendo frequente.

- Fernando é um amigo particular. Joguei com ele do mirim até os juniores. Eu ia sempre para a casa dele, em Imbariê. Eu morava no Méier e a mãe dele, Mamuska, fazia muita comida, cafezinho... Ele é muito divertido como o irmão (Carlos Alberto) – disse Toró.

A amizade é tanta que o primeiro abraço de Fernando na chegada a Porto Feliz foi em Toró, que aprovou a primeira contratação do Flamengo para 2010. Mas não temeu uma possível disputa entre eles por uma posição no meio de campo rubro-negro.

- Com certeza ele fez um ótimo campeonato pelo Goiás e vem para somar. Fernando tem muita qualidade. Independentemente de quem jogue, um vai torcer pelo outro. Ele será muito bem recebido pela galera do Flamengo – disse Toró, que não quis revelar o apelido de Fernando.

- Deixa quieto... – brincou.


Precisando vencer, Fla enfrenta o Taubaté

O time de juniores do Flamengo vai entrar em campo neste sábado, às 16 horas, sabendo exatamente o que precisará fazer para se classificar para a próxima fase da 41a edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. O Mengão enfrenta Taubaté, dono da casa, precisando vencer, de qualquer forma, para garantir, pelo menos, o segundo lugar do Grupo S. No entanto, na partida preliminar, às 14 horas, Paulista e Shallon se enfrentam. O Fla torce por um empate, ou então, por uma vitória por pouca diferença de gols do time paulista, que lidera a tabela pelo saldo de gols, com oito. O time da Gávea tem três.

Na primeira rodada, o Taubaté foi atropelado pelo Paulista, por 8 a 0, enquanto o Flamengo superou o Shallon por 3 a 0. Portanto, a diferença é de cinco gols entre as duas equipes e é esta diferença que o time rubro-negro terá que tirar, caso o Paulista vença o Shallon, resultado que é apontado por todos os especialistas como o mais provável, para assumir a liderança do grupo. Outra possibilidade é a de o Flamengo chegar aos sete pontos, vencendo o jogo contra o Taubaté, e se classificar como um dos nove melhores segundo colocados da primeira fase.

"Não podemos ter nervosismo, nem ansiedade. Vamos com tranquilidade, procurar marcar o primeiro gol, para depois ver se os gols saem com naturalidade. Precisamos da vitória primeiro, depois vamos pensar no saldo de gols. O importante é conseguirmos nos classificar", analisou o capitão Christianno.

O técnico Armênio Moura não fará nenhuma mudança no time para o jogo deste sábado. A equipe está confirmada com Marcello Vidotti, Alex, Michel Pereira, Christianno e Anderson; e Maicon, Lorran, João Vitor e Guilherme; Eliabe e Dudu.

Um Flamengo despedaçado em Porto Feliz

A quase uma semana da estreia no Campeonato Carioca, o técnico Andrade começa a ficar preocupado. Após dois dias de preparação em Porto Feliz (SP), o time que deverá estrear contra o Duque de Caxias não é nem a sombra daquele que conquistou o hexacampeonato em dezembro. Nada menos do que seis titulares de 2009 provavelmente não estarão em campo.

Leonardo Moura passou por uma cirurgia e nem irá a Porto Feliz (SP). Ronaldo Angelim só renovou contrato na última sexta-feira e é esperado na próxima segunda, o que deve deixá-lo abaixo das condições físicas ideais.

Mesmo caso de Petkovic, liberado para passar o Natal na Sérvia, e que só deverá chegar ao interior de São Paulo neste domingo. Aírton foi negociado com o Benfica, Zé Roberto voltou para o Schalke 04 e Adriano, ainda com o calcanhar esquerdo inflamado devido à bolha de 2009, também deve ficar fora.

Com o time desfigurado, o técnico Andrade lamenta e, resignado, sabe que o jeito é trabalhar com o que tem em mãos. Caso o time fosse a campo hoje, a escalação poderia ser: Bruno, Everton Silva, Álvaro, Fabrício (David) e Juan; Toró, Lenon (Fernando), Willians e Kleberson (Erick Flores); Obina e Bruno Mezenga. Algo bem aquém do que espera o torcedor rubro-negro.

– O ideal era começar com um time técnico e competitivo como o que terminou a temporada passada. Mas até mesmo na parte física fica difícil competir com quem já treina há algum tempo. Talvez só na terceira partida do ano – disse Andrade.

Diante das dificuldades, até mesmo quem ainda nem chegou a Porto Feliz já se solidariza com o técnico rubro-negro. É o caso do zagueiro Ronaldo Angelim, que deve chegar ao local da pré-temporada na segunda-feira.

– Se o Andrade precisar, claro que jogarei – disse Angelim.

Rapidinhas do Mengão!

Patrícia Amorim se encontra com o presidente da Olympikus

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, teve uma primeira semana útil agitada. Na última quinta-feira, ela recebeu Pedro Grendene, presidente da Olympikus (Grupo Vulcabrás/Azaléia), para uma reunião em seu gabinete, na Gávea. A intenção foi se aproximar da fornecedora de material esportivo para manter o bom andamento da parceria.

A empresa paga ao Flamengo cerca de R$ 21 milhões anuais, a maior parte dos salários de Adriano, tem um projeto para construir um museu na Gávea em 2010 e vendeu mais de um milhão de camisas do clube de julho até dezembro de 2009. O contrato com a Olympikus vai até dezembro de 2013.

Em pauta

Um dos próximos passos de Patrícia Amorim é se encontrar com os comandantes do futebol brasileiro e carioca. Assessores dela estão planejando um encontro com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Ainda não há data marcada.

Mais um cargo

No começo da semana, Patrícia Amorim definiu o seu novo vice de planejamento. Trata-se de Marcello Faulhaber, Subsecretário-Chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ela ainda não escolheu, porém, quem será o vice de finanças. Marcelo Nardin não aceitou o convite por compromissos com o BNDES. Por enquanto, o vice de administração, Michel Levy, acumula a função.

Andrade faz peneira interna para encontrar o substituto de Petkovic

Da Sérvia, Petkovic mandou avisar que precisará de um substituto em 2010. Aos 37 anos, o apoiador sabe que não aguentará a maratona de jogos importantes às quartas e domingos. A milhares de quilômetros de distância, em Porto Feliz, Andrade aguarda a movimentação da diretoria para contratar, mas começa a pensar em opções “caseiras” para o problema que se avizinha.

Dos 25 jogadores concentrados no CT da Traffic, três foram apontados pelo treinador como possibilidades.

- O mercado está difícil. Corremos atrás do Marquinhos e ele foi para o Santos. Também pensamos em outro e complicou. Talvez a gente tenha que buscar a composição fora de casa. Temos aí o Erick Flores, que é a grande revelação da Gávea, ou o Vinícius Pacheco. Há a chance de colocar o Gil nessa função – declarou Andrade.

Erick Flores quase foi negociado com o Internacional no início deste ano. Porém, justamente por causa da dificuldade para contratar, a comissão técnica preferiu mantê-lo. Ele teve bons momentos no último Campeonato Carioca, mas não se firmou. Na maioria das partidas do Brasileiro, nem sequer ficou no banco de reservas.

Por sua vez, Vinícius Pacheco, de 24 anos, teve a melhor fase na Gávea em 2006, sob o comando de Waldemar Lemos. Ele foi titular da equipe até a semifinal da Copa do Brasil. Dali em diante, passou a ser emprestado e teve passagens por Paraná, Belenenses e Figueirense.

Última contratação de 2009, Gil jogou apenas uma vez pelo Flamengo. Ele entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no Engenhão. Apesar disso, recebeu elogios públicos de Petkovic por seu desempenho nos treinos e tem a confiança do vice-presidente de futebol Marcos Braz.


Os gols de Brasil 2 x 0 Chile pelo Torneio de Seleções Sub-20

Diego Maurício comanda vitória da Seleção Sub-20

Com um gol e uma assistência, o centroavante Diego Maurício já provou a que veio na Seleção Brasileira Sub-20.

O camisa 11 da Amarelinha e destaque das divisões de base do Flamengo foi o nome da vitória canarinho por 2 a 0 sobre o Chile na estreia da equipe no Torneio Internacional da categoria, que está sendo disputado em Punta Del Este, no Uruguai.

O Brasil volta a jogar no domingo, às 22h, contra a equipe da casa. Se vencer, se classifica para a decisão, na terça-feira.

A equipe do técnico Rogério Lourenço, que ainda tem dois outros rubro-negros, os laterais Rafael Galhardo e Jorbison, não teve muita dificuldade para passar pelos chilenos. No primeiro tempo, a equipe brasileira já mostrou que dominaria a partida, apesar de não ter conseguido tirar o zero do placar. Diego Maurício, Oscar e Galhardo tiveram boas chances, mas desperdiçaram. Nos 45 minutos finais, no entanto, Diego sofreu pênalti, aos 28. Ele mesmo cobrou e marcou. Dez minutos depois, ele deixou Thiaguinho livre para ampliar e dar números finais à partida.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ferj e clubes propõem aumento dos ingressos para o Carioca

A Ferj realizou nesta sexta-feira, em sua sede, o arbitral para o Campeonato Carioca deste ano. No encontro ficaram definidos os valores de aluguel dos estádios, pequenas mudanças na tabela, além de terem sido propostos os valores dos ingressos para a competição.

Representante do Flamengo, o vice de futebol, Marcos Braz, apresentou a proposta oficial do clube, que acabou sendo apoiada pelos demais. No documento, o valor do ingresso mais barato para o Maracanã (cadeira inferior) aumentaria de R$ 20 para R$ 30. O Botafogo também aderiu aos mesmos valores para o Engenhão, mas apenas nos clássicos. Para os jogos contra clubes pequenos, a entrada mais barata custaria R$ 20.

Para que os preços sugeridos possam ser colocados em prática, será necessária a aprovação do Ministério Público. Já na próxima segunda-feira, a pedido do presidente da Ferj, Rubens Lopes, uma comissão formada por representantes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco vai até a promotoria para debater esses valores.

Enquanto aguardam para conseguir aprovação do aumento dos ingressos, os clubes e a Federação saíram do arbitral com algumas definições. Na tabela, duas mudanças de jogos de clubes grandes. A partida entre Fluminense e Bangu, pela segunda rodada, foi transferida de São Januário para o Maracanã, a pedido do próprio Tricolor.

Já o vasco, que jogaria na segunda rodada contra o América no Maracanã, terá de ir até o Engenhão. O pedido foi feito pelo clube alvirrubro, mandante, que considerou os valores de aluguel do estádio do Botafogo mais interessantes do que os do Maracanã.

Durante o arbitral, o vice-geral do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano, apresentou uma nova tabela de valores e serviços para utilização do Engenhão em 2010. Além de preços mais baixos do que os cobrados no Maracanã, o clube oferecerá uma porcentagem do que for arrecadado com a praça de alimentação e com o estacionamento no dia da partida.

Confira os preços sugeridos:

Maracanã

Grandes x pequenos – cadeira azul R$ 30,00; arquibancada verde e amarela R$ 40,00; arquibancada branca R$ 50,00; cadeira especial R$ 150,00.

Clássicos, semifinais e finais a definir.

Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão)

Grandes x pequenos – norte e sul R$ 20,00; leste e oeste superior R$ 30,00; leste e oeste inferior R$ 40,00.

Clássicos - norte e sul R$ 30,00; leste e oeste superior R$ 40,00; leste e oeste inferior R$ 70,00.

São Januário

Arquibancada R$ 40,00; cadeira social R$ 50,00; poltrona social R$ 90,00.

Raulino de Oliveira

Pequenos x pequenos - arquibancada R$ 20,00 cadeira R$ 40,00.

Grandes x pequenos - arquibancada R$ 40,00; cadeira R$ 100,00.

Edson Passos

Pequenos x pequenos – arquibancada descoberta 20, arquibancada coberta 30, cadeira 40

Grandes x pequenos - arquibancada descoberta 30, arquibancada coberta 40, cadeira 50

Godofredo Cruz

Grandes x pequenos - R$ 40,00;

Pequenos x pequenos - R$ 20,00.

Demais estádios

Grandes x pequenos – R$ 30,00;

Pequenos x pequenos - R$ 20,00.

Humor Tadela 1
























































Humor Tadela 2










































Caso Love: Verdão exige documento russo

Apesar das declarações de Dionísio Castro, representante do CSKA (RUS), aprovando a saída de Vagner Love do Palmeiras, a diretoria quer um documento oficial dos russos.

– Uma coisa é o representante falar, outra é ter a autorização do CSKA. Nada pode ser feito aqui sem isso – afirmou Gilberto Cipullo.

Love negocia sua rescisão para se transferir para o Flamengo. O Palmeiras quer se livrar de uma dívida de R$ 1,5 milhão, entre direitos de imagem e luvas, para liberá-lo. Os representantes do atacante estão buscando um acerto com a diretoria.

– Depois que o CSKA autorizar, nós vamos resolver isso. O Palmeiras terá de sair compensado para ele sair – reafirmou Cipullo.

Ronaldo Angelim: ‘Minha vontade de levantar taças continua interminável’

A renovação do contrato de Ronaldo Angelim demorou, mas aconteceu. Depois do acerto com o Flamengo por mais 18 meses, o zagueiro declarou estar mais tranquilo com o desfecho da negociação em que as duas partes precisaram ceder para um entendimento.

- Estou muito feliz, pois vou permanecer no clube em que eu realmente gostaria de estar e que aprendi a gostar. É claro que eu queria que tudo acontecesse mais rápido, mas foram feitos sacrifícios de ambas as partes e chegamos a um acordo. Entendo o lado do Flamengo e os dirigentes também souberam conduzir bem as negociações. Agradeço a eles e à minha esposa, Ricássia, que me representou nas conversas – disse Angelim.

A previsão é que o zagueiro, que ainda está em Juazeiro do Norte, no Ceará, chegue a Porto Feliz na próxima segunda-feira. Por conta do atraso na sua reapresentação, são grandes as chances de o jogador não estrear contra o Duque de Caxias, dia 17, no Maracanã. Por enquanto, ele só pensa em conquistar mais títulos.

- Agora vou me apresentar em Porto Feliz nos próximos dias e reencontrar este grupo maravilhoso. Este ano será especial, pois temos a Libertadores pela frente. Tenho a certeza de que vamos continuar fortes na briga pelos títulos, pois o clube também quer o tetracampeonato carioca. Minha vontade de levantar taças continua interminável – disse o Angelim.

Rapidinhas do Mengão!

Jogadores aderem ao programa Cidadão Rubro-Negro

O Cidadão Rubro-Negro teve adesões famosas nos últimos dias. Depois do técnico Andrade, foi a vez de Léo Moura, Toró, Ibson e o cantor Gustavo Lins criarem perfil no site.

O programa de relacionamento entre o Flamengo e seus torcedores dá acesso exclusivo a um pacote de vantagens e benefícios para ações especiais do clube, disponível em um catálogo com mais de 200 mil produtos e serviços espalhados pelo Brasil. O torcedor cadastrado também garante acesso diferenciado a produtos oficiais e lançamentos exclusivos do projeto, além das promoções inéditas que vão colocar o torcedor dentro da vida e da história do clube.

Técnico no estaleiro

Sorte que Andrade não precisa entrar em campo. Por causa da maratona de jogos com o time de master do Flamengo nas férias, o técnico reclama de dores constantes no joelho direito.

- A culpa foi da sequência de três partidas seguidas na Bahia – justificou.

Ainda sem o Imperador

Adriano novamente não foi a campo na tarde desta sexta-feira, em Porto Feliz. O jogador ainda se recupera da queimadura no pé esquerdo e tem dificuldades para calçar chuteira. A presença dele na estreia do Flamengo está indefinida.


Crias da base são maioria no elenco profissional



Saba, Antônio, Pecka e Rômulo são formados no Fla

O slogan é batido, mas não há frase melhor para representar o elenco atual do futebol rubro-negro do que "Craque: o Flamengo faz em casa". O grupo se reapresentou na última terça-feira, na Gávea, com 33 jogadores. Destes, 17 foram formados no próprio clube. Depois, chegaram ainda Adriano, também criado no Fla, e o recém-contratado Fernando, além dos jovens Marcelo Carné e Vitor Saba, que foram promovidos.

Petkovic também faz parte do elenco, mas ainda não se apresentou. Sendo assim, o grupo tem um total de 38 jogadores, sendo 20 deles crias das divisões de base do Rubro-Negro. Os goleiros Marcelo Lomba, Paulo Victor e Marcelo Carné, os laterais Egídio e Vitor Saba, os zagueiros Wellinton, Marlon e Fabrício, os volantes Rômulo, Lenon, Antônio e Pecka, os meias Renan Silva, William Amendoim, Vinícius Pacheco, Guilherme Camacho e Erick Flores, e os atacantes Paulo Sérgio, Bruno Mezenga e Adriano.

"Acredito que ter identificação com o clube é fundamental em um ano tão importante quanto este. Não só jogadores criados na base, mas também outros que são flamenguistas e que já fizeram história pelo clube, como é o caso do Leo Moura, do Bruno, do Petkovic... Esse grupo tem a cara do Flamengo e isso é muito importante", analisou o goleiro Paulo Victor, campeão carioca e da Taça OPG de juniores em 2007, bicampeão estadual profissional, em 2008 e 2009, e campeão brasileiro na última temporada.

Ter jogadores revelados no clube promovidos à equipe profissional sempre foi uma característica marcante na história do Clube de Regatas do Flamengo. Nas maiores conquistas dos 114 anos do Rubro-Negro, a base sempre teve papel fundamental. Em 1981, quando conquistou a América e o Mundo, por exemplo, o Flamengo teve uma equipe praticamente inteira montada na Gávea.

"O Flamengo sempre teve muitos jogadores da base no elenco profissional e isso é muito legal. Todos que saem da base sonham em chegar ao time de cima e ter uma oportunidade", afirmou o meia Camacho.

Três atletas que estão na Seleção Brasileira Sub-20, Rafael Galhardo, Jorbison e Diego Maurício, também podem ser integrados a este elenco rubro-negro, além do volante João Vitor, destaque do time que está disputando a 41ª edição da Copa São Paulo de Juniores.

"O Flamengo perdeu jogadores importantes, mas continua com o elenco muito bom. Temos bons garotos, com qualidade e com vontade de buscar espaço. Tenho certeza de que eles vão ajudar o grupo a superar as ausências", completou o experiente Kleberson.

Com três rubro-negros, Seleção Sub-20 enfrenta o Chile

O Flamengo voltou a se fazer presente nas Seleções Brasileiras de base. Logo mais, às 22 horas, três jogadores rubro-negros entram em campo na estreia da equipe canarinho no Torneio Internacional de Punta del Este, no Uruguai. Os laterais Jorbison e Rafael Galhardo, além do centroavante Diego Maurício, estão confirmados no time que pega o Chile no desafio da noite desta sexta-feira. O trio, que tem a expectativa de ser integrado ao grupo profissional em breve, está muito animado com a oportunidade e confiante em uma boa apresentação.

O baiano Jorbison tem apenas 18 anos, mas teve uma ascensão rápida no Flamengo. Depois de ter boas atuações na categoria juvenil, o jogador passou rapidamente pelos juniores, onde disputou a Copa São Paulo e o Campeonato Carioca de 2008, e logo foi promovido ao time profissional para ser o reserva imediato de Juan na lateral-esquerda. Suas atuações de destaque na base o levaram a ter algumas chances na equipe de cima, e agora, à convocação para a Seleção.

"Estou muito animado para essa partida. É a minha primeira convocação e a minha primeira oportunidade como jogador da Seleção Brasileira. Espero ir bem, estou confiante, e torço para continuar sendo lembrado das próximas vezes. É um torneio importante, com adversários difíceis, e acredito que indo bem aqui posso ser convocado de novo", disse Jorbison.

O torneio terá a participação de Brasil, Argentina, Chile, México, Paraguai e Uruguai e está sendo realizado de 6 a 12 de janeiro de 2010. O Flamengo, com três jogadores convocados, é um dos times que formam a base da Seleção. Grêmio, Internacional e São Paulo também tiveram três jogadores chamados para representar o país. Cruzeiro, Santos, Vitória, Vasco, Atlético-PR e Botafogo têm um atleta convocado cada.

"Defender a Seleção Brasileira é importante para qualquer jogador em qualquer categoria, e para mim não é diferente. Fiquei muito feliz com a convocação e espero ir bem para voltar a ser convocado em breve. Vai ser um torneio importante, contra grandes seleções, e acredito que será uma ótima experiência", disse Rafael Galhardo.

Com a convocação, Galhardo, Diego e Jorbison desfalcam o time de juniores do Rubro-Negro na primeira fase da Copa São Paulo de Juniores.

Portugal aprova casamento gay






Grandes merdas. Dizem que as noivas de lá têm bigode há muito tempo.








Comissão vai combater superlotação, cambistas e filas no Maracanã

A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer vai criar uma comissão para combater problemas de acesso ao Maracanã como superlotação, ação de cambistas, filas e ingressos falsos. No Estadual, que começa dia 17, será testado um novo modelo de trânsito de torcedores na entrada do estádio.

Um cinturão de segurança vai fazer com que apenas os portadores de ingressos tenham acesso ao entorno do estádio. As arquibancadas verdes e amarelas serão divididas em dois setores (A e B). Quem comprar para o lado A da arquibancada verde - onde costuma ficar a torcida do Flamengo - não poderá transitar pela arquibancada amarela, branca ou pela verde B. A localização será impressa no ingresso.

- Para cada um dos setores, a gente vai colocar um funcionário ou representantes do Grupamento Especial, o GEPE, evitando que essa passagem de torcedores de um setor para o outro leve à superlotação, oferecendo riscos à segurança do torcedor - diz Márcia Lins, secretária de Turismo, Esporte e Lazer.

A estreia do novo esquema deve ser o jogo entre Flamengo e Duque de Caxias, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, no dia 17, domingo. A capacidade do estádio em 2010 vai ser de 81.121 torcedores, assim divididos:

Tribuna de Honra 225
Tribuna Desportiva 200
Arquibancada Verde A 10.052
Arquibancada Amarela A 10.031
Arquibancada Amarela A 6.096
Arquibancada Verde B 6.049
Arquibancada Branca 10.977
Cadeiras Especiais 1.633
Cadeiras Azuis 35.905*
*Oito mil delas gratuitas, conforme a lei


A Comissão de Auditoria e Fiscalização de Acesso às Dependências do Estádio Mário Filho (CAFA) também terá como missões auditar o número de ingressos apresentados nas roletas corresponde ao de torcedores no estádio e fiscalizar se a capacidade máxima de cada setor está sendo respeitada.

Se constatadas irregularidades, os responsáveis pela operação de acesso do publico serão intimados para prestar esclarecimentos. Se os problemas não forem sanados, os responsáveis serão proibidos de operar serviços no Maracanã.


'Esporte Espetacular' mostra o Natal diferente de Petkovic na Sérvia

Divulgação/Divulgação

Petkovic sorri, mesmo no rigoroso inverno europeu: atração do 'Esporte Espetacular' em 17 de janeiro

Em Porto Feliz, interior de São Paulo, o calor é o maior adversário dos jogadores do Flamengo na preparação para o Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, em Nis, na Sérvia, um dos ídolos do grupo hexacampeão brasileiro enfrenta o forte inverno europeu de casaco, cachecol e gorro. O
"Esporte Espetacukar" está nos Balcãs e passou o Natal cristão ortodoxo, celebrado na noite do dia 6 de janeiro, ao lado da família Petkovic.

- Nossa ceia de Natal é realizada na noite de 6 de janeiro, porque, segundo o calendário juliano, Jesus nasceu no dia 7 de janeiro. Há uma diferença de 13 dias para o calendário gregoriano - explica Petkovic.

Ao lado da mulher Violeta, das filhas Ana (12 anos) e Inês (10), e dos pais, seu Ciga e dona Millena, Pet afirmou estar em forma para esta temporada, mas dificilmente disputará a estreia do Flamengo no Estadual, contra o Duque de Caxias:

- Estou numa idade em que preciso me cuidar. Prefiro ganhar ritmo antes de estrear. Não posso arriscar uma lesão.

Aproveitando o clima de Natal, o craque do Flamengo ainda pediu um presente aos dirigentes do Flamengo.

- Precisamos de algum outro jogador para a minha posição. Vai ser muito complicado eu aguentar jogar todas as quartas e domingos, quando a Libertadores começar. Temos de ter elenco. Precisamos também de mais um atacante e de alguém para o lugar de Everton, que vai fazer muita falta - completou Pet, que foi lacônico ao responder sobre a possível contratação de Vagner Love:

- Seria bom.

Assista à reportagem completa com Petkovic na Sérvia no dia 17 de janeiro (domingo), no "Esporte Espetacular".

FOTOS: Fernando treina em Porto Feliz

Rodrigo Benchimol/GLOBOESPORTE.COM

Fernando foi apresentado na Gávea na manhã desta sexta-feira e à tarde já chegou a Porto Feliz-SP para iniciar a pré-temporada junto com o grupo rubro-negro. Ao entrar em campo, o volante deu um forte abraço no amigo Toró. Em seguida, falou com o atacante Gil antes de iniciar uma corrida em torno do gramado

O camisa 10 do Ninho do Urubu

Vestir a camisa 10 do Flamengo é uma responsabilidade grande. E desde as categorias de base, os jovens rubro-negros já aprendem isso. Para honrar o manto que já foi de Zico, é preciso não só talento, como identificação com o clube. E isso não falta ao jovem Eliabe. Aos 18 anos, ele está na Gávea desde pequeno, e vai fazendo, dentro de campo, tudo o que pode para realizar o grande sonho de sua infância: tornar-se profissional no Flamengo.

O jogador vem sendo alvo de constantes elogios pelas atuações nos dois primeiros jogos do Rubro-Negro na 41ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. Com o número 10 estampado às costas, um futebol de velocidade e habilidade, característico de muitos atletas da base rubro-negra, Eliabe está arrancando aplausos de quem assiste às partidas da Copinha. E isso tudo sem estar 100%, afinal, ele vem se recuperando de uma lesão na panturrilha.

"Fico muito feliz com esses elogios. Trabalho muito e vou continuar trabalhando para melhorar cada vez mais. Estou me sentindo bem, me recuperando bem, e espero ajudar o Flamengo a fazer uma campanha muito boa nessa Copa São Paulo. Queremos esse título e temos condições de conquistá-lo", afirmou.

A pressão de jogar com a camisa de maior representatividade nos 114 anos de história do Clube de Regatas do Flamengo não assusta o meia-atacante. O camisa 10 do Ninho do Urubu sabe que tem que fazer por onde e corresponder às expectativas para chegar ao seu grande objetivo, que é a promoção à equipe de cima.

"Para mim é uma grande honra ser o camisa 10 do Flamengo. É uma coisa muito especial, em qualquer categoria. Ser profissional é o que sempre sonhei, desde pequeno, e para mim seria uma grande vitória. Mas tudo tem seu tempo e sei que se eu trabalhar forte minha oportunidade vai chegar", finalizou.

Eliabe é um dos trunfos do técnico Armênio Moura para o Flamengo reverter a desvantagem de cinco gols de saldo que tem contra o Paulista de Jundiaí. Na última rodada da fase de classificação da Copinha, neste sábado, o Mengão enfrenta o Taubaté, precisando de uma goleada para classificar-se em primeiro lugar do Grupo S. Uma vitória simples, no entanto, pode garanti-lo na próxima fase como um dos melhores segundos colocados da competição.

Leo Moura se recupera e deixa o hospital

Em pronta recuperação de uma cirurgia na fossa nasal direita para a retirada de um pequeno tumor, Leonardo Moura deixou nesta sexta-feira o hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, acompanhado do médico José Luiz Runco e da namorada Camila Silva (foto). Apesar da boa notícia, o especialista afirma que o lateral-direito não vai se integrar ao grupo na pré-temporada do Flamengo em Porto Feliz (SP) e está fora da estreia do clube no Campeonato Carioca contra o Duque de Caxias, dia 17, no Maracanã.

- A situação do Leonardo Moura está tranquila. Ele se recuperou bem da cirurgia, mas só ficará totalmente bem em uma semana. Infelizmente, ele não vai treinar em Porto Feliz. Agora vamos avaliar o atleta, para ver quais as suas reais condições de retornar pelo menos para outra fase de treinos - disse.

A segunda etapa da pré-temporada do Flamengo acontece já durante o Campeonato Estadual e se iniciará dia 18 de janeiro, em viagem à Volta Redonda.

Ronaldo Angelim renova com o Flamengo

Uma das novelas do Flamengo teve fim nesta sexta-feira. O clube finalmente conseguiu renovar o contrato do zagueiro Ronaldo Angelim, autor do gol do título do Campeonato Brasileiro de 2009. O jogador fica na Gávea por mais um ano e meio.

Com o acerto, o zagueiro vai se integrar, em data ainda indefinida, ao elenco rubro-negro, que treina desde quinta-feira em Porto Feliz (São Paulo). O jogador ainda está em Juazeiro do Norte (Ceará), onde passou as férias. Antes de seguir para São Paulo, o defensor vai assinar o acordo no Rio de Janeiro.

O período do contrato foi um aspecto que retardou o acerto. Inicialmente, o jogador, atualmente com 34 anos, gostaria de fechar um acordo de dois anos. Depois, aceitou assinar por um ano. Mas as partes, em seguida, concordaram com um prazo intermediário.

Ronaldo Angelim está no Flamengo desde 2006 e, além do Campeonato Brasileiro, conquistou uma Copa do Brasil e três Campeonatos Cariocas pelo Rubro-Negro.

Titular absoluto do time, o zagueiro escreveu seu nome na história do clube com o segundo gol do Fla na partida sobre o Grêmio, em 6 de dezembro, que garantiu uma conquista que o clube buscava desde 1992. Com isso, se valorizou junto à torcida e teve mais condições de reivindicar junto à diretoria um salário maior.

Fernando se apresenta ao Fla e revela que negou pedido do irmão Carlos Alberto

O primeiro reforço do Flamengo para a temporada 2010 finalmente chegou. Caminhando devagar em direção à sala de imprensa do clube, o volante Fernando, que foi apresentado na manhã desta sexta-feira, parecia ainda estar tímido em seu novo time. Mas bastaram algumas palavras para o jogador se soltar. E elogiar a massa rubro-negra.

- A maioria dos jogadores sonha em atuar aqui. Estou realizando isso com 23 anos. Apesar de ter começado no Flu, hoje visto a camisa do Flamengo de corpo e alma. Estou muito feliz por isso. O Flamengo tem a maior torcida do mundo - disse o atleta, que defendeu o Goiás na última temporada..

Irmão de Carlos Alberto, Fernando revelou que o meia do vasco pediu para ele não assinar com o Flamengo, pois não queria enfrentá-lo em um clássico estadual. Porém, o volante descartou de imediato atender a solicitação.

- Eu disse para ele: "Tá louco, cara"? O time foi campeão brasileiro e vai disputar a Libertadores. Quero muito jogar lá.

Aliás, o parentesco com o capitão do vasco não foi esquecido em nenhum momento da entrevista. Ao passar a palavra para o volante, o vice de futebol do clube, Marcos Braz, fez questão de alfinetar o jogador rival:

- Com certeza, você é a parte mais importante da família - disse.

Brincadeiras à parte, o dirigente fez questão de elogiar o jogador que chegou para suprir a perda de Aírton, vendido ao Benfica (Portugal).

- É um jogador que eu posso apresentar com tranquilidade. Ele foi aprovado por todos os setores do clube - frisou.

Assim que acabou a apresentação, Fernando saiu apressado. O volante segue ainda nesta sexta para Porto Feliz (SP), onde realizará a pré-temporada ao lado dos novos companheiros.

Data de nascimento: 12/12/1986 (23 anos)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Posição: volante
Clubes: Fluminense, São Paulo, Portuguesa e Goiás





Estaduais 2010: confira como será cada uma das 27 competições regionais


Kleberson, o penta do Flamengo, troca a 'carteirada' pela humildade

O Penta não precisa levantar a voz ou mostrar o currículo para ter o respeito do grupo. Aos 30 anos, Kleberson coleciona troféus importantes na carreira. Dois campeonatos brasileiros, uma Copa do Mundo, uma Copa das Confederações, uma Copa América, dois cariocas... A lista é extensa. E nem por isso o volante bate o pé e faz bico quando vai para o banco de reservas do Flamengo.

Após uma grave lesão no ombro em agosto de 2009 quando servia à seleção, ele retornou nas três rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Não foi titular, mas vibrou como garoto com a conquista do título.

- Poderia ter exigido voltar, mas seria uma grande covardia. Sou muito consciente. O time estava muito bem - declarou.

Nesta temporada, a saída de Aírton para o Benfica abriu uma brecha no meio-campo campeão. E, na humildade, Kleberson espera reconquistar o espaço. Até porque há a Copa do Mundo no primeiro semestre. Além, claro, da Libertadores e da chance do tetracampeonato carioca.

- Fico feliz só de saber que tenho uma chance (de ir à Copa). Sei que é mínima, mas está valendo muito para mim. Quando tiver a chance vou tentar render o máximo possível. Disputei uma e sei como é bom - afirmou.

O título mundial em 2002 faz Kleberson ser idolatrado e respeitado pelos companheiros. Ele jura que não dá "carteirada" para tirar onda com os mais jovens.

- Não preciso passar por cima de ninguém. Essa rapaziada é demais. Engraçado que eu nem falo nada, mas quando alguém brinca comigo, vem logo outro jogador me defender e lembrar que sou o "penta" - disse, sorridente.

Denis Marques é aguardado em Porto Feliz

Depois de três dias "desaparecido", Denis Marques avisou à comissão técnica do Flamengo que chegará a Porto Feliz nesta sexta-feira. O jogador justificou a demora e disse que teve uma audiência na Vara de Família. O técnico Andrade afirmou no início da semana que pretende aproveitá-lo.

De toda forma, a diretoria não descarta uma troca envolvendo o atleta. O Cruzeiro seria um clube viável para realizar o negócio.

Débitos
O clube rubro-negro aguarda o dinheiro da venda de Aírton para o Benfica (R$ 2,8 milhões) para quitar o 13º salário do elenco. O custo total da operação para colocar os salários em dia será de R$ 1,7 milhão. Ainda há pendente duas bonificações casadinhas (cada uma de R$ 60 mil) e a premiação total pelo título brasileiro.

Ronaldo Angelim bem perto de renovação com o Flamengo

Uma das novelas que estão perto de um final feliz no Flamengo é a da renovação com Ronaldo Angelim. A qualquer momento a diretoria rubro-negra deve anunciar o acerto com o zagueiro por mais um ano.

As bases salariais estão bem adiantadas depois da última rodada de negociações. Angelim, que sempre deixou clara a sua vontade de permanecer na Gávea, já aceitou reduzir os valores de seu contrato duas vezes.

Foi justamente esta iniciativa que o deixou perto da renovação, uma vez que a diretoria rubro-negra sempre se manteve firme em não elevar muito os vencimentos do zagueiro. O vice de futebol, Marcos Braz, assumiu a negociação nos últimos dias, após o trabalho inicial do diretor-executivo, Eduardo Manhães.

- A negociação avançou muito. Os números que ele está querendo estão bem próximos da realidade do Flamengo. Acredito que hoje (quinta-feira) ou nos próximos dias tudo deve estar resolvido – disse um otimista Braz, mas ainda sem garantir o acerto.

Por conta desse processo de renovação, Ronaldo Angelim ainda não se apresentou ao Flamengo. Assim que sua situação estiver definida, ele deve seguir para Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde o grupo iniciou a pré-temporada nesta quinta.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Boca Maldita: eleições nesta sexta

A Boca Maldita realiza nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, a partir das 10h, uma assembléia para eleição da diretoria para o biênio 2010/11. A pauta do encontro prevê ainda a apresentação da prestação de contas do último mandato. A assembléia acontecerá na sede da Boca Maldita, na Gávea. A segunda convocação da assembléia será às 10h15.

Com mais de 25 anos de atividade, a Boca Maldita é um tradicional espaço onde associados se reúnem para debater os temas do Flamengo e, ainda, para convívio pessoal.


Kleberson preferia pré-temporada no Rio

Localizado no meio de uma estrada e sem qualquer comércio por perto, o CT da Traffic assustou os jogadores do Flamengo na primeira noite. Principalmente pela escuridão do local. O clima depressivo piorou com a internet pouco efetiva que foi oferecida nos quartos e pela ausência de canais a cabo.

E bastou a primeira entrevista coletiva para evidenciar que o grupo não gostou muito de trocar a proximidade da Granja Comary - que tem vários problemas de falta de conforto - por Porto Feliz, a 110km de São Paulo.

- Não creio que vir para cá faça grande diferença. Se estivesse no Rio estaria mais próximo da família e me sentiria mais à vontade. Aqui estamos isolados, sem muita coisa para fazer. Mas... Temos que conviver com isso - disse.

O zagueiro David deu o remédio para espantar o tédio.

- Dormir e dormir.

O Flamengo fica na cidade paulista até o dia 15 de janeiro e estreia no Campeonato Carioca dois dias depois, contra o Duque de Caxias. Na semana seguinte, o time novamente se concentra. Desta vez em Volta Redonda. O curto período de preparação foi lamentado pelo preparador físico.

- Oito dias não é o tempo suficiente. Até porque temos Libertadores pela frente. Não existe fórmula de bolo. Existe a experiência dos profissionais e o conhecimento do elenco. Isso é muito importante para minimizar os efeitos desse tempo curto - disse Alexandre Sanz.


Fernando é aprovado nos exames médicos e será apresentado nesta sexta

O Flamengo tem oficialmente o primeiro reforço para 2010. O volante Fernando foi aprovado nos exames médicos realizados na tarde desta quinta-feira, no Rio, e teve a contratação confirmada. O irmão de Carlos Alberto será apresentado na Gávea às 11h desta sexta-feira.

Aos 23 anos, o jogador chega para ocupar a vaga de Aírton, vendido para o Benfica. Ele tem passagens por Flu, São Paulo, Portuguesa e Goiás. Na última rodada do Brasileiro, foi dele a jogada do segundo gol da equipe goiana no empate em 2 a 2 com o Vitória (veja o vídeo). Logo após a apresentação, Fernando segue para Porto Feliz e realizará a pré-temporada ao lado dos novos companheiros.




Fernando é o novo reforço do Flamengo

Ficha Técnica:

Nome:Fernando Gomes de Jesus

Posição:Volante

Nascimento:12/05/1986

Local de nascimento:Duque de Caxias (RJ)

Carreira:Fluminense (1999-2006), São Paulo (2007), Goiás (2008), Portuguesa (2009) e Goiás (2009)

Títulos: Campeonato Brasileiro (2007)