sábado, 10 de janeiro de 2009

Além de Zé Roberto, Mota pode ser anunciado

Além do anúncio do acordo com Zé Roberto, o Flamengo pode anunciar na segunda-feira a contratação do atacante Mota. De acordo com o diretor de futebol do clube, Plínio Serpa Pinto, o início da semana que vem será decisivo para o acerto com o jogador.

- Segunda-feira é um dia chave, tanto para Zé Roberto como para Mota. Queremos definir a situação de ambos e apresentá-los o quanto antes, pois não temos tempo a perder. O campeonato vai começar daqui a pouco. Nenhum dos dois quer voltar para seus clubes. Estamos há três dias tentando liberá-los - disse o diretor.

O atacante defende atualmente o Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul. Assim como o apoiador, Mota já teria acertado as bases salariais com o Flamengo. No entanto, o clube coreano não deve facilitar o negócio tão facilmente. Assim mesmo, o Rubro-Negro espera que o desfecho desta novela aconteça na próxima semana.

Já o acordo com Zé Roberto já está fechado e dependeria apenas da liberação do Schalke 04 (ALE) para o meia ser apresentado. A documentação está prevista para chegar na segunda-feira.

Torcida do Flamengo protesta na Copa SP contra a diretoria

Parece que os rubro-negros perderam a paciência ao verem que o Flamengo perde jogadores e não repõe à altura. Durante o jogo contra o Hortolândia, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, torcedores levaram uma faixa criticando a diretoria


Corrida com obstáculos faz primeira vítima: Willians

Volante não resiste a atividade de seis quilômetros na Granja Comary em percurso com subidas e descidas






















Os torcedores que foram à Granja Comary na tarde deste sábado ficaram cansados só de olhar. Na busca de dar o melhor condicionamento físico aos jogadores do Flamengo, a comissão técnica usou todo o espaço do centro de treinamentos da seleção brasileira para criar um circuito de corrida diferente para os atletas, com subidas e descidas.

Os jogadores foram divididos em grupos e percorreram seis quilômetros no total, num trajeto mais difícil do que o normal, pois não foi em terreno plano. E como a temporada ainda está no início, alguns atletas sentiram. Foi o caso de Willians, recentemente contratado, que precisou ser atendido pelos preparadores físicos.

Enquanto isso, os goleiros trabalharam com bola, numa atividade não menos desgastante do que os demais jogadores. Depois da atividade, comandada pelo preparador Roberto Barbosa, eles não esconderam o cansaço.






















Ladeira acima, os jogadores do Flamengo fazem trabalho físico na Granja Comary

Torcida enche Granja Comary para ver o Fla

Torcedores do Flamengo lotaram a Granja Comary, em Teresópolis, para acompanhar o segundo dia de treinos do Flamengo nesta pré-temporada que o clube está realizando na região serrana do Rio. Centenas de pessoas compareceram ao local para ver os jogadores do Mengão de perto.

Flamengo goleia da show e se classifica na Copa SP

Com a vitória de 3 a 2 do ABC sobre o União Barbarense um pouco mais cedo, o Flamengo precisava vencer o Hortolândia, em Hortolândia (SP), para se classificar para a segunda fase da Copa São Paulo de Juniores. A pressão para garantir o resultado não balançou os meninos da Gávea e a equipe rubro-negra goleou a equipe da casa por 4 a 1. Com isso, o clube carioca garantiu sua continuidade na competição.

Os gols da equipe rubro-negra foram marcados por Bruno Paulo, Guilherme Camacho, Lenon e Vinícius Paquetá. Samuel descontou para o Hortolândia. Com o resultado, o Flamengo chegou aos sete pontos no Grupo E e conquistou a primeira colocação na chave.

O adversário do Flamengo na segunda fase será definido neste domingo. Fortaleza, Rio Preto e Tabuão da Serra disputam o primeiro lugar do Grupo F, próximo rival do Rubro-Negro na competição. A partir desta fase, a Copa São Paulo de Juniores será disputado em fases eliminatórias.

Flamengo: Diego, Jorbinson, Henrique, Lucas e Rafael Galhardo; Paulista, Lenon, Elivelto (Hugo) e Camacho (Vítor); Bruno Paulo (Christiano) e Vinícius Paquetá. Técnico: Armênio Moura

Hortolândia: Diego, Pedro Henrique (Victor), Roberto Júnior, Diego e Tarcísio; Humberto, Flávio Luiz (Reginaldo), Samuel e Maxson; Edinho e Júlio César (Igor). Técnico: Sérgio Santos

Vandinho deixa claro que não quer jogar pelo vasco

Vandinho já declarou que pretende continuar no Flamengo, mesmo com a pouca sequencia de jogos no time. Especulado no Vasco, o atacante, porém, deixa claro que ir para o rival para a disputa da Série B não está nos seus planos.

- Não tenho nada contra o vasco, mas não penso nele no momento. Minha cabeça está só no Flamengo. Sei que sou um funcionário do clube e que tem coisas que a gente pode não querer, mas tem que cumprir. Mas volto a dizer que meu pensamento é ficar - afirmou.

O jogador classicou 2008 como um ano proveitoso para ele, apesar das lesões no Flamengo.

- O ano de 2008 foi bom para mim. Comecei muito bem no Avaí e no Flamengo também. Mas as lesões me atrapalharam. Espero manter em 2009 a média de gols que tive no começo de 2008. A briga vai ser boa no ataque. Todos vão ter chance e eu preciso agarrar a minha - ressaltou.

Hospedado longe da Granja, Rubro-Negro tem de dar ‘jeitinho’ nos treinos

Nem na pré-temporada oFlamengo escapou dos deslocamentos de ônibus. Como a seleção sub-20 está na Granja Comary, o time teve de começar os preparativos para 2009 hospedado em um hotel. Apesar de confortável, o quartel-general rubro-negro fica a cerca de 20 minutos do CT da CBF. E a distância gera pequenos inconvenientes.

No treino da tarde de sexta-feira, o primeiro grupo de atletas terminou o trabalho e ficou no ônibus à espera dos demais. Detalhe: sem tomar banho e “tomando conta” de seus respectivos uniformes.

O pequeno problema deve terminar na segunda metade da pré-temporada, quando a Granja ficará liberada. Já no ritmo de preparação para 2009, os jogadores não reclamam do esforço.

-Não é hora de impor limites. Temos que nos preparar e fazer tudo o que a comissão técnica mandar – disse o lateral-direito Leo Moura.

Torcida pula grade e invade a Granja para tietar ídolos

No primeiro dia de treinamentos do Flamengo em Teresópolis, a torcida se contentou em tietar seus ídolos atrás da grade que os separava. Mas após a atividade realizada na manhã deste sábado, um grupo de rubro-negros, formado na maioria por crianças, invadiu o gramado da Granja Comary para tirar fotos e pedir autógrafos aos jogadores. Bruno, Fábio Luciano, Leonardo Moura e Juan foram os mais assediados


Lateral Juan fica irritado com especulações

A paciência de Juan se esgotou. O lateral-esquerdo declarou neste sábado que não aguenta mais falar sobre sua possível saída do Flamengo. Ele reafirmou o desejo de continuar atuando pelo clube carioca.

- Mais uma vez digo que meu pensamento é ficar. Já estou de saco cheio de falar sobre saída sem ter nada concreto. É muito chato ficar comentando esses assuntos quanto muita gente se baseia em nada. Não digo que atrapalha o meu trabalho, mas quero focar somente na preparação nos jogos pelo Flamengo para poder render o que todos esperam de mim - contou, irritado.

O jogador falou também sobre o atual elenco. Para ele, o Flamengo tem um grupo forte e pode almejar mais títulos para este ano

- O Flamengo manteve uma base forte que ganhou o Carioca e brigou por títulos o ano todo. Mas o Campeonato vai ser equilibrado. É mais difícil manter a base do que contratar reforços. Por isso, o Flamengo pode brilhar.

Flamengo terá nova área para imprensa

Os Jornalistas que cobrem o dia a dia do Flamengo terão uma surpresa quando retornarem de Teresópolis, no próximo dia 22 de janeiro. A área reservada aos setoristas será reformada, onde também será criada uma sala de imprensa.

Atualmente, o local é aberto e conta com dezenas de infiltrações nas paredes e no teto. Quase sempre o mau cheiro predomina, em virtude de animais como gatos e gambás darem "expediente" no local durante a noite.

Com a reforma, pedida pela assessora de imprensa, Marilene Dabus e autorizada pelo presidente Marcio Braga, o local ficará mais amplo.

O banheiro será reformado e a sala de imprensa será equipada com ar condicionado, cadeiras, sistema de som e pontos de internet. Enfim, uma estrutura compatível ao clube mais popular do Brasil.

Vestiários reformados

Os vestiários do Departamento de futebol do Flamengo também estão passando por reformas. O local está sendo climatizado e equipado com banheiras de hidromassagem. Cada Jogador terá direito a fotos individuais nos seus boxes e armários.

As reformas fazem parte do projeto do Flamengo em tratar o seu futebol como empresa.

Flamengo deverá perder mais jogadores

Diego Tardelli não deverá ser o único a deixar o Flamengo durante a pré-temporada. Com dívidas a pagar e oportunidades vantajosas aparecendo, a diretoria conduz outras negociações que culminarão com a saída de jogadores.

Leonardo Moura tem a possibilidade de ir para o CSKA (RUS) do técnico Zico. O lateral confirmou que encontrou-se com ele no CFZ na última quarta conforme o LANCE! antecipou nesta sexta-feira, mas disse estar satisfeito na Gávea. Segundo ele, as chances de ir para a Seleção Brasileira são maiores assim.

- Fui lá (CFZ) só para dar uma camisa a um amigo. Não estou sabendo de nada de CSKA, mas fico feliz de saber do interesse. Tenho um ótimo contrato com o Flamengo - disse Léo, que tem vínculo até 2011 e multa rescisória de seis milhões de euros (R$ 18,2 milhões).

O diretor de futebol, Plínio Serpa Pinto, disse que todos no Fla tem seu preço para serem negociados e que novidades podem acontecer.

- Todos estão subindo para a Granja. Não cito nomes, mas vocês já sabem quem podemos negociar. Pelo Vandinho, temos cinco propostas. Qualquer coisa, Teresópolis é aqui do lado - disse Plínio.

Sambueza é um dos que podem descer de lá, pois não está nos planos de Cuca. O LANCE! apurou que Marcelinho Paraíba ainda está na mira do Grêmio.

Se depender dos funcionários, Juan, que interessava ao Chelsea, também pode sair.

- Esperamos que vendam alguém logo para entrar um dinheiro no clube e nos pagarem. Tomara que seja Juan, que sabemos que vale um pouquinho mais - disse um funcionário que não quis se identificar.

Esportes olímpicos do Flamengo poderão ter patrocínio próprio a partir de 2009

Após o anúncio do corte nas verbas, os esportes olímpicos do Flamengo começam a ver uma luz no fim do túnel. Segundo o jornal “O Globo”, a atual patrocinadora do clube, Petrobras, deixará de lado a exclusividade no novo contrato que será assinado para 2009. Assim, o Rubro-Negro poderá captar outras empresas para investirem nas modalidades, algo proibido até 2008.

Atual presidente do Flamengo, Márcio Braga garantiu em seu retorno das férias que modalidades como basquete e remo seriam mantidas, mas que outras poderiam acabar. Atualmente, o Rubro-Negro é um dos maiores formadores de atletas da ginástica artística do país, tendo lançado nomes como(foto) Jade Barbosa, Diego e Daniele Hypolito.

Diretor manda aviso a Cuca: ‘Se não escalar quem indicar, está fora’






















Treinador tem direito a escolher seus reforços, desde que os escale. Este é o recado que a diretoria doFlamengo deixou explícito para Cuca. O aviso foi uma lembrança da experiência com Caio Júnior, que deixou o clube no fim de 2008. Na análise do diretor de futebol Plínio de Serpa Pinto, no último Brasileirão o antigo treinador pediu uma série de reforços, mas não lhes deu oportunidades suficientes.

Encaixam-se neste caso atletas como Fierro, Sambueza, Josiel e Eltinho, este último já deixou o clube. Esta dificuldade para encaixar as peças que solicitou influenciou na decisão do clube demitir Caio Júnior. E a partir de agora a filosofia é clara.

- Se indicar o jogador, tem que colocar para jogar. Caso contrário, está fora do Flamengo. O Caio Júnior pediu uma série de nomes, nós o atendemos e ele não os utilizou. Foi lamentável – criticou o diretor de futebol.

No momento, Cuca teve carta branca para indicar os reforços. Tanto Douglas quanto Willians foram pinçados por ele no Santo André. O próximo nome que interessa é o de Zé Roberto. O treinador o dirigiu no Botafogo e pediu a contratação do apoiador.

Flamengo faz jogo decisivo na Copa São Paulo

O Flamengo enfrenta neste sábado o Hortolândia, às 16h, pela terceira rodada do Grupo E da Copa São Paulo de Juniores. O Rubro-Negro lidera o grupo com quatro pontos e necessita de apenas uma vitória para avançar.

Em caso de empate, um tropeço do ABC diante da União Barbarense também garante o clube carioca na segunda fase. O técnico Armênio Moura prevê jogo duro, mas está confiante:

– É o time da casa, com chances de classificação. O estádio deve estar lotado, com quase dez mil pessoas, mas vamos pra cima. Temos de jogar com inteligência - declarou Armênio, que fez apenas uma mudança em relação ao time que derrotou o ABC (Vinícius Paquetá entrou na vaga de Diego Maurício no ataque).

O Flamengo vai a campo com: Diego Lima, Galhardo, Lucas, Henrique e Jorbson; Lennon, Paulista, Guilherme Camacho e Elivelto; Bruno Paulo e Vinícius Paquetá.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Schalke admite negociar Zé Roberto com o Fla

A possibilidade de Zé Roberto ser anunciado nos próximos dias aumentou desta sexta-feira para sábado. Depois de a diretoria dizer, pela manhã, que a contratação não estava dentro da realidade financeira do clube, a negociação com o apoiador evoluiu ao longo dia. O LANCE! apurou que Cuca conversou com o jogador por telefone, nesta sexta, e ouviu dele o desejo de jogar pelo Fla.

Com o Schalke 04 faltam poucos detalhes. O clube alemão aceitou liberá-lo por um empréstimo anual de 150 mil euros (R$ 450 mil), mas fez uma nova exigência: o pagamento de mais 75 mil euros caso o Fla vá para a Libertadores.

A diretoria rubro-negra, porém, quer que ele coloque isso tudo num papel oficial, fato que fez a negociação ganhar mais alguns dias. Ela vem sendo conduzida, na Alemanha, pelo empresário conhecido como Cristian, que vem mantendo contato com o diretor Plínio Serpa Pinto.

No Brasil, outra negociação também é conduzida, pelo dirigente: a do ajuste salarial. Zé Roberto ganha cerca de R$ 300 mil mensais e precisaria reduzir esse valor. De manhã esse era o principal problema, mas uma solução foi encontrada e vem sendo lapidada.

– Seria fantástico o Zé aqui. Mas as condições financeiras estão impraticáveis – disse Plínio.

O L! apurou que Zé Roberto deve fazer um contrato com cláusulas especiais e premiações já estipuladas. Um das alternativas é pagar algo em torno dos R$ 160 mil fixos, mais cerca de R$ 30 mil caso ele participe de 75% dos jogos do Fla de cada mês. Outra alternativa é premiá-lo em caso de conquista de títulos.

– A questão salarial não será problema. Se os clubes se acertarem, nós vamos nos resolver – disse o empresário Rodrigo Fonseca.

Diretor do Flamengo faz críticas a Caio Júnior

Demitido do Flamengo após a última rodada do Campeonato Brasileiro, Caio Júnior, agora no futebol japonês, foi alvo de duras críticas do diretor de futebol Plínio Serpa Pinto.

Segundo o dirigente, o Flamengo cumpriu todas as necessidades do treinador enquanto ele estava na Gávea, mas não houve bom proveito das contratações feitas pelo clube. O caso fez com que Plínio “ameaçasse” inclusive o técnico Cuca se houver desperdício parecido neste ano.

– Sofremos muita pressão durante o ano passado para reforçar o time. O treinador sugeriu as indicações dele, nós atendemos e ele não colocou os reforços para jogar. Agora, se nós trouxermos e não jogar, está fora – disse Plínio Serpa Pinto.

Bruno, o ídolo gradeado



A cerca da Granja Comary impediria, teoricamente, de um contato mais próximo de Bruno com os fãs. Mas o goleiro deu um jeitinho e aceitou tirar fotos com a grade na frente.

Flamengo já treina em Teresópolis

As bolas ainda não apareceram na pré-temporada do Flamengo. Mas pela primeira vez no ano, os jogadores tiveram companhia de torcedores. Cerca de 50 pessoas foram assistir ao primeiro treino na Granja Comary, na tarde desta sexta-feira.

E não tiveram muitos atrativos. O grupo revezou-se entre sala de musculação e exercícios físicos no gramado. No fim, mais uma marca do Rubro-Negro versão 2009. A ausência de contratações expressivas repetiu cenas da última pré-temporada.

Assim que terminou o treino, Bruno e Obina constataram que o prestígio com a torcida continua o mesmo do ano passado. Eles ficaram mais de dez minutos atendendo aos fãs e ouvindo pedidos para que continuem no Flamengo.

Antes de seguirem para o hotel onde a delegação está hospedada em Teresópolis, Obina protagonizou uma cena engraçada. Ele foi perseguido por um quero-quero e teve de correr para evitar a bicada.

Bases do contrato de Zé Roberto com o Fla já estão prontas

O jogo de cena do diretor de futebol do Flamengo, Plínio Serpa Pinto, não se restringiu à possível contratação de Mota. Embora tenha dito que o acerto salarial com Zé Roberto está distante, a contratação do apoiador está muito próxima.

O GLOBOESPORTE.COM apurou que o Schalke 04 já aceitou a proposta por empréstimo por um ano. O Fla pagaria € 150 mil (cerca de R$ 420 mil) inicialmente. Mas o valor aumentaria mais € 150 mil se o clube conseguir a vaga na Taça Libertadores com Zé Roberto no elenco. Os direitos econômicos do atleta foram fixados pelo clube alemão em € 2 milhões (cerca de R$ 5,7 milhões) e se o Fla decidir comprá-lo, o valor da cessão parcial será descontado.

Segundo uma pessoa que participa da negociação, o salário não seria problema. Na Granja Comary, o técnico Cuca sorriu ao comentar o acerto iminente.

- Está quase certo, é? Mas só dá para garantir quando estiver assinado. Você acha um bom jogador? Então, a gente perde um (Tardelli) e pode repor rapidamente com outra peça de qualidade. Vamos aguardar.

Tardelli deixa o Fla

A contratação de Diego Tardelli envolveu três clubes: Atlético-MG, Flamengo e São Paulo. Nesta sexta-feira, o diretor Bebeto de Freitas (ex-presidente do Botafogo) veio ao Rio de Janeiro para sacramentar a negociação que o LANCENET! apurou todos os detalhes.

Os direitos econômicos do atacante são divididos: 12,5% é do empresário Eduardo Uram, 12,5% de Carlos Leite e 25 % do empresário do jogador, Giuliano Bertoluci. Os outros 50% foram comprados pelo Flamengo junto ao São Paulo por R$ 800 mil, em 2008. Sendo que a diretoria rubro-negra ainda devia R$ 400 mil ao tricolor paulista. Também devia 440 mil euros (cerca de R$1,3 milhão) ao Atlético-MG pela aquisição de 15% do goleiro Bruno.

Para liberá-lo, o Flamengo abateu todas estas dívidas e ainda recebeu mais R$ 300 mil.

- Não temos mais um belíssimo jogador, que agora é do Atlético-MG. O jogador pediu para ser vendido pois tem uma boa relação com o Leão. Bebeto veio ao Rio, fez a propostas, conversamos com Kléber Leite (vice de futebol) e Marcio Braga (presidente do Fla) e liberamos. Estamos quitando duas dívidas e recebendo R$ 300 mil. Entendemos que é uma proposta irrecusável - declarou Plínio.

Diego Tardelli deixa a Granja Comary na noite desta sexta-feira e é aguardado já neste sábado pela diretoria do Atlético Mineiro.

Em fase ‘light’, Fla perdoa atraso de Marcelinho Paraíba

O atraso na apresentação do Flamengo só vai custar caro às gordurinhas de Marcelinho Paraíba. A diretoria avisou que não vai punir o jogador, que não apareceu nos dois primeiros dias da pré-temporada. Porém, a comissão técnica não o aliviou e vai deixá-lo no Rio de Janeiro realizando os puxados testes físicos que o restante do elenco já terminou.

O bolso de Marcelinho está livre. O clube relembrou o histórico de compreensão do jogador com os constantes atrasos de salário e devolveu a gentileza.

- Temos uma relação light e de compreensão com nossos atletas. Marcelinho sempre teve uma postura de ajudar o grupo e entendemos a posição dele. Recebemos um atestado médico e está tudo certo – disse o diretor de futebol do Fla, Plínio Serpa Pinto.

Sorridente e aparentemente tranqüilo, Marcelinho avisou que dará entrevistas quando estiver na Granja Comary. Mas ao ouvir um comentário de que estava magro, apontou para o campo e disse.

- Só assim para conseguir agüentar.

Menos confortável estava o técnico Cuca. Ele não chegou a classificar o atraso como ato de indisciplina, mas ficou visivelmente incomodado com a situação.

- É inquestionável que ele sai atrás dos demais. Mas cabe ao Marcelinho recuperar - avisou o treinador.

Fla leva 31 atletas para a Granja, mas não descarta saídas: ‘Teresópolis é pertinho'

O Flamengo subiu a serra para Teresópolis na tarde desta sexta-feira com 30 jogadores – Marcelinho Paraíba se junta ao grupo no fim de semana. Mas há quem possa fazer o caminho de 68km de volta ao Rio de Janeiro antes do término da pré-temporada, previsto para o dia 22 de janeiro.

O clube não descarta transferências. Sambueza e Vandinho, que já avisou que pretende ficar, são dois dos que estão “sob análise”.

- Vandinho e Sambueza seguem para Teresópolis conosco, mas nada impede que se acontecer uma proposta eles voltem. Não seria justo deixá-los aqui – disse Cuca.

O atacante foi à sala do diretor Plínio Serpa e pediu para permanecer. Há cinco times interessados nele. Por enquanto, ele fica. Assim como os outros.

- Teresópolis é aqui do lado, bem pertinho. Todos os jogadores que subiram a serra podem descer – avisou o dirigente.

Mais correria

No último treino antes do embarque, os jogadores repetiram o que fizeram até agora: correram. E muito. Debaixo de sol forte, o preparador físico Riva Carli comandou um treino puxado.

- Agora é a parte física. Depois, vamos à área técnica e por último a tática. Tudo tem seu tempo – afirmou o treinador do Fla, sem adiantar como deseja escalar a equipe.

Conheça um pouco cada novo jogador do elenco:

WilliansVolante, participou da campanha do Santo André na série B do ano passado quando a equipe conseguiu o acesso para a primeira divisão. Com passagem pelas divisões de base do Santos, o jogador chega ao Flamengo prometendo muita raça.

Douglas Zagueiro que também participou da campanha do Santo André no ano passado, tem 23 anos e já passou por Atlético PR, Paulista, Joinville, além do próprio Santo André.

Fabrício Zagueiro revelado na Gávea, ainda não teve chances entre os profissionais no Flamengo. Foi emprestado em 2008 para o Paraná onde foi um dos líderes da equipe na disputa da Serie B. Tem apenas 18 anos.

Antônio Volante revelado na Gávea foi integrado ao grupo principal no início do ano e irá participar da pré-temporada em Teresópolis. É considerado um volante moderno com ótima distribuição de jogo. Tem 19 anos.

Kayke Atacante também revelado na Gávea. Está no Clube desde os 9 anos e já soma mais de 200 gols pelas categorias de base. Foi um dos destaques do Campeonato Mundial de Juniores em 2007. Ano passado foi emprestado ao Brasiliense. Está de volta ao Flamengo e se integra ao elenco profissional.

Veja a lista completa dos atletas que irão participar da pré-temporada, número de partidas e gols de cada jogador:

Goleiro:

Bruno (138 partidas, 176 gols levados e 2 gols marcados)

Diego (179 partidas e 214 gols levados)

Marcelo Lomba (3 partidas e 3 gols levados)

Paulo Victor (Ainda não jogou)

Lateral:

Leonardo Moura (195 partidas e 27 gols marcados)

Juan (162 partidas e 22 gols marcados)

Egídio (17 partidas)

Zagueiro:

Fábio Luciano (74 partidas e 6 gols marcados)

Ronaldo Angelim (147 partidas e 11 gols marcados)

Douglas (Ainda não jogou)

Fabrício (Ainda não jogou)

Thiago Sales (12 partidas e 5 gols marcados)

Meio-Campo:

Airton (17 partidas)

Willians (Ainda não jogou)

Toró (100 partidas e 5 gols marcados)

Jonatas (195 partidas e 12 gols marcados)

Antônio (Ainda não jogou)

Ibson (154 partidas e 32 gols marcados)

Kléberson (45 partidas e 6 gols marcados)

Marcelinho Paraíba (19 partidas e 8 gols marcados)

Everton (10 partidas)

Erick Flores (8 partidas)

Fierro (8 partidas)

Sambueza (7 partidas)

Atacante:

Obina (163 partidas e 47 gols marcados)

Josiel (5 partidas)

Diego Tardelli (35 partidas e 6 gols marcados)

Vandinho (10 partidas e 2 gols marcados)

Maxi (52 partidas e 6 gols marcados)

Paulo Sérgio (25 partidas e 3 gols marcados)

Kayke (4 partidas)

Vandinho e Sambueza vão para Granja Comary

O Flamengo chegou a tentar negociar Vandinho e Sambueza, mas, por enquanto, eles permanecem no clube. O atacante e o apoiador argentino vão para Teresópolis, onde o técnico Cuca realizará a pré-temporada rubro-negra. Apesar disso, os dois ainda podem ser negociados.

- Eles seguem para Teresópolis, mas nada impede que amanhã ou depois apareça uma outra situação e eles se transfiram - disse o técnico Cuca.

O diretor de futebol Plinio Serpa Pinto, corroborou com a opinião do treinador e deixou claro que os atletas ainda podem ser negociados:

- Todos jogadores que estão subindo podem descer também. Teresópolis é aqui do lado. O Vandinho se reapresentou, veio na minha sala e disse que quer ficar. Depois foi no Cuca e disse que quer ficar, mas temos cinco propostas por ele. É uma questão de conversarmos para ter uma definição.

O Vasco e o Avaí são dois times interessados no futebol de Vandinho.

Cuca avisa: 'O Marcelinho sai atrás dos outros'

Marcelinho Paraíba não se reapresentou com os jogadores do Flamengo na última quarta-feira e, apenas nesta sexta, quando voltou ao clube, realizará exames médicos. Paraíba completará a bateria de exames e viajará para Teresópolis, onde o clube fará a pré-temporada, apenas no sábado. Os outros atletas partem para a Granja Comary já nesta sexta.

Talvez por isso, o técnico Cuca avisa que o atacante larga atrás de seus companheiros.

- Ele se apresentou com dois dias de atraso, então, é natural que faça o que os outros já fizeram. O Marcelinho ficará fazendo esses trabalhos aqui no Rio de Janeiro para depois se apresentar em Teresópolis com a gente. É inquestionável que ele está atrás de todo mundo - disse o treinador.

O comandante preferiu não falar sobre como Marcelinho Paraíba jogará em seu time. Cuca despista sobre a função do atleta em campo:

- Até agora não me passa nada. Existem etapas. A primeria é a física, a segunda é a técnica, e a terceira a tática. Isso vamos ver no contato diário, mas gosto de colocar o jogador onde ele se sente melhor. Cada posição tem uma responsabilidade. Quem joga na frente, corre mais para a frente. Quem joga no meio-de-campo, corre para a frente e para trás.

Marcelinho Paraíba, enfim, aparece na Gávea para iniciar a pré-temporada

Na reapresentação dos jogadores do Flamengo na última quarta-feira, Marcelinho Paraíba não apareceu e deixou uma pulga atrás da orelha. Porém, nesta sexta, o jogador se reapresentou na Gávea, visivelmente mais magro.

Enquanto os jogadores participarão do treinamento, Paraíba fará os exames médicos necessários que seus companheiros realizaram na última quarta.

Mota também estaria cogitado no Flamengo

Outro nome que pode pintar na Gávea para na próxima temporada é do atacante Mota. Segundo informações da Rádio Tupi, o jogador estaria negociando com o Flamengo.

Mota, hoje com 28 anos, ganhou fama no futebol brasileiro em 2003, quando foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro. O atacante defende atualmente o Seongnam Ilhwa, da Coréia do Sul.

Seu nome chegou a ser cogitado no fim do ano passado para reforçar o Inter, mas ninguém confirmou a negociação

Confira como será a defesa do Mengão em 2009

A defesa rubro-negra foi o ponto forte do time em 2008 e não sofrerá alterações. Um problema a menos para o técnico Cuca, que chega agora ao clube com uma estrutura defensiva praticamente definida. A diferença para 2008 será a ausência de Jaílton, que atuava como terceiro zagueiro. Ainda não se sabe se o novo treinador utilizará alguém nesta função ou se ela será abolida do time.

A zaga do Flamengo joga junta desde agosto de 2007 e é considerada uma das melhores do Brasil. A experiência de Fábio Luciano e de Ronaldo Angelim protege o goleiro Bruno. Como os dois laterais, Léo Moura e Juan, têm características ofensivas e avançam muito, os volantes ajudam os dois zagueiros.

Uma comprovação da qualidade da defesa rubro-negra é todos - exceto o goleiro Bruno - disputaram o prêmio do último Campeonato Brasileiro dos melhores de cada posição. Léo Moura e Juan foram os laterais vencedores.

Conheça os detalhes da defesa titular do Rubro-Negro:

Posição

Jogador

Ponto forte

Ponto fraco

Goleiro

Bruno

Saída nas bolas aéreas e reposições de bola

Displicência em certos lances

Lateral

Léo Moura

As investidas ao ataque

Não é bom marcador

Zagueiro

Fábio Luciano

A liderança e sua colocação em campo

Está sem velocidade por causa da idade

Zagueiro

Ronaldo Angelim

Tempo de bola e avança ao ataque como lateral

O retorno quando vai ao ataque é lento

Lateral

Juan

Bom driblador e dá assistências

Não é bom marcador

Saiba mais sobre os reservas:

Posição

Avaliação

Goleiros

Os outros três goleiros do elenco são revelados pelo clube. Diego é o mais experiente e já foi titular. Marcelo Lomba teve poucas oportunidades nos profissionais e Paulo Victor só foi visto jogando o Estadual de 2008 pelo América.

Laterais-direitos

Não tem no elenco. O técnico Cuca terá que improvisar alguém. Willians e Fierro podem fazer a função.

Zagueiros

A posição está bem servida. Fabrício, grande promessa dos juniores, foi integrado ao elenco após passagem por empréstimo ao Paraná. Thiago Sales, que costuma marcar gols, será o reserva para o lado esquerdo. Completa o grupo o recém-contratado Douglas, um dos destaques do Santo André na Série B.

Laterais-esquerdos

Egídio terá mais uma chance. O jogador revelado pelo clube foi o reserva de Juan no primeiro semestre de 2008 e não foi bem. A torcida chegou a persegui-lo em alguns jogos e ele acabou emprestado ao Juventude para ganhar experiência.

Léo Moura está na mira de novo clube de Zico

Na última quarta-feria à noite, Leonardo Moura foi ao CFZ conversar com Zico, que disputou sua última pelada no Brasil antes de embarcar para a Rússia na quinta. Em pauta, uma possível transferência do lateral-direito para o CSKA Moscou, que terá o Galinho como técnico.

– Não estou sabendo de nada disso. É a primeira vez que escuto esse assunto – despistou o empresário Eduardo Uram.

Mas o LANCE! apurou que o clube russo está interessado no lateral-direito, que tem contrato com o Flamengo até 2011. O CSKA estaria, inclusive, disposto a pagar a multa rescisória de Leonardo Moura, que é de seis milhões de euros (cerca de R$ 13,5 milhões).

A diretoria rubro-negra costuma dizer que o clube que estiver interessado em contratar algum jogador do Flamengo só precisa pagar a multa rescisória para levá-lo.

Se uma proposta russa for consumada e a negociação avançar, o técnico Cuca ficará sem nenhum lateral-direito no elenco. Atualmente, o Flamengo conta apenas com Léo Moura, Juan e Egídio. Para a diretoria e o treinador, o cabeça-de-área Willians poderá desempenhar esta função.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Em nota oficial, Marcio Braga critica o COB e pede verba

Nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lamentou a decisão do Flamengo de cortar verbas dos esportes olímpicos. A entidade se furtou a tecer mais comentários sobre o assunto, alegando que a atitude é uma questão interna do Rubro-Negro. Nesta quinta, no entanto, o presidente do clube, Marcio Braga, emitiu uma nota oficial. No comunicado, o dirigente pede que o COB repasse recursos públicos destinados à formação de atletas diretamente para os clubes e não para as confederações, como acontece atualmente.

Confira a íntegra da nota oficial do Flamengo:

"O Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar profunda indignação em face da nota emitida ontem pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lamentando o corte de investimentos do clube nos esportes olímpicos.

O COB recebe anualmente milhões de reais em recursos públicos para a promoção dos esportes olímpicos no país e gasta mais de 50% disso com a própria administração e de suas filiadas.

O Flamengo é, e continuará sendo, um clube poliesportivo, mas é preciso registrar que os clubes que desenvolvem a formação e a manutenção dos atletas olímpicos não recebem nenhum centavo sequer dos recursos públicos administrados pelo COB.

Enquanto as verbas públicas não alcançarem os atletas e clubes não haverá condições para realizar um trabalho consistente de formação esportiva, como temos alertado frequentemente, através de artigos na imprensa e até mesmo uma notificação extrajudicial, ainda não respondida, questionando diretamente ao COB a razão pela qual o clube não recebe recursos para desenvolver seus esportes olímpicos.

Hoje, a formação dos atletas ocorre apesar do COB e não promovida por ele, basta mencionar que 77% dos atletas enviados a Pequim são vinculados a clubes que, como o Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians, Pinheiros, Minas Tênis, Sogipa, Grêmio Náutico União, etc. também investem recursos próprios nos esportes olímpicos e são penalizados porque seus atletas não podem usar as marcas dos patrocinadores nas competições oficiais, pois nelas se apresentam com o uniforme do COB.

O corte de investimentos nos esportes olímpicos não é somente é um reflexo da crise global, mas principalmente uma consequência da política equivocada de distribuição do dinheiro público destinado ao COB, que aumentou consideravelmente no último ciclo olímpico e nem por isso os resultados obtidos em Pequim foram melhores que os alcançados em Atenas.

Fica uma mensagem ao COB: chega de lamentação, é preciso mais investimento nos atletas e nos clubes.

O Flamengo só retomará seus investimentos nos esportes olímpicos quando o dinheiro público destinado à formação e manutenção dos atletas chegar ao clube."

Rio de Janeiro, 08 de janeiro de 2009
Marcio Baroukel de Souza Braga
Presidente

Vandinho avisa que continua no Fla: ‘Cumprirei meu contrato até o fim’

O Flamengo o deixou meio de lado, mas a torcida não o largou. Depois de conversar com Cuca e analisar a possibilidade de sair do clube, Vandinho bateu o martelo nesta quinta-feira: desejado por Vasco e Fluminense, além do próprio Avaí, seu ex-time, ele avisou que fica na Gávea até o fim do ano.

- Adoro o Flamengo e estou muito à vontade. Não sairei para clube algum. Cumprirei meu contrato até o fim.

Na última temporada, o centroavante marcou 29 gols, dois deles no Fla. Ele teve poucas oportunidades e participou de apenas 388 minutos. Tempo suficiente para cair no gosto de grande parte da torcida. Houve um abaixo-assinado virtual para segurá-lo na Gávea.

- Fiquei sabendo desta mobilização e fico muito agradecido. Quero retribuir este carinho durante o ano. Mas espero ter mais oportunidades para isso.

Flamengo faz notificação severa contra a Nike

Em meio a uma briga judicial com a Nike, com quem tem contrato até o meio deste ano, o Flamengo está mandando uma notificação para a empresa cobrando explicações sobre a ida de Ronaldo para o Corinthians, já que o Fenômeno vinha se recuperando de uma operação no joelho direito na Gávea.

A renovação do Flamengo com a Nike ainda é incerta. Se outra empresa fizer alguma proposta, a Nike terá prioridade se cobrir o valor proposto pela possível concorrente.

Confira a notificação na íntegra:

Prezados Senhores,
Como é de seu conhecimento, o Sport Club Corinthians Paulista, clube também patrocinado por vossas senhorias, contratou o jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, que até poucas semanas atrás recuperava sua forma física e técnica em nossas instalações e manifestava explícito interesse em jogar pelo Flamengo.

Assim, diante de sua notificação em que vossas senhorias anunciam o interesse na prorrogação do nosso vínculo contratual, serve a presente para requisitar que vossas senhorias declarem, formalmente e sob as penas da Lei, se a Nike interferiu de algum modo na contratação do referido jogador pelo Sport Club Corinthians Paulista, em caso positivo, em que bases negociais.

Marcio Braga

Zé Roberto: nova tentativa de peso do Fla

Sem fazer muito alarde depois de algumas frustrações, a diretoria trabalha para tentar contratar um nome expressivo para 2009. O LANCE! apurou que Zé Roberto, do Schalke 04 e ex-Botafogo, pode ser anunciado na próxima semana.

Um empresário ligado ao clube alemão vem tendo êxito no processo de liberação de Zé Roberto. Inicialmente, o empréstimo por um ano estava avaliado em 400 mil euros (R$ 1,2 milhão). Mas o Flamengo já teria conseguido reduzir este valor por menos da metade.

Além desta etapa, a diretoria rubro-negra ainda precisa definir alguns detalhes, como as bases salariais, que precisam ser reduzidas. Zé Roberto ganha cerca de R$ 300 mil mensais do clube alemão. Um valor fora da realidade do Flamengo.

O empresário do jogador, Rodrigo Fonseca, disse que ainda não foi procurado oficialmente, mas não viu restrições para Zé Roberto voltar a trabalhar com Cuca.

– Ainda não fomos procurados pelo Fla. Pode ser que estejam tratando diretamente com o clube. Não vejo problema de um acerto se tudo (liberação do Schalke 04 e questão salarial) for resolvido. Ele gosta do Rio, do Cuca e seria um orgulho jogar pelo Flamengo – disse Rodrigo, frisando que apenas clubes como Fluminense, Cruzeiro e Grêmio o procuraram.

O LANCE! tentou falar com Zé Roberto, mas ele está proibido de dar entrevista pelo clube alemão enquanto sua situação não estiver resolvida. O apoiador, que tem contrato até 2011, já disse que não gostaria de voltar à Alemanha.

Atualmente, Zé Roberto está em Salvador aguardando um novo passaporte. Seu atual vence no próximo dia 12 e a Polícia Federal o impediu de embarcar, pois o vencimento do documento tem de ser menor do que seis meses.

O diretor de futebol do Fla, Plínio Serpa Pinto, não atendeu aos telefonemas do L!.

Empresário diz que Vandinho fica no Flamengo

A conversa que Vandinho e Cuca tiveram na quarta-feira parece ter surtido efeito. O empresário do jogador, Luiz Alberto, afirmou ao LANCENET! que a vontade do atacante é permanecer no Flamengo e que isso deve prevalecer.

Vandinho tinha proposta de outros clubes como Vasco, Fluminense e Avaí e pensava em sair do Flamengo por achar que estava fora dos planos de Cuca. Mas a conversa com o treinador mudou tudo.

- Vandinho me disse que conversou com Cuca e está feliz em saber que está nos planos dele. É um treinador que Vandinho admira. Durante um momento, ele achou que estava fora dos planos do Flamengo e por isso houve conversas com outros clubes. Mas a vontade dele nunca foi sair, pois acredita que, se tiver chances, saberá aproveitá-las - disse.

Vandinho chegou ao Flamengo com status de artilheiro do Brasil com 27 gols pelo Avaí. Mas não teve muitas chances no Rubro-Negro e marcou apenas duas vezes.

Fla e Petrobras: só falta assinar contrato

Por enquanto o Flamengo está sem patrocínio para 2009. Após muita discussão, o clube e a Petrobras entraram em acordo e devem assinar o novo contrato nos próximos dias. O anterior terminou no dia 31 de dezembro.

Mas nem tudo é para ser comemorado. Em função da crise mundial, a estatal diminuiu o valor do patrocínio. Se em 2008 o Flamengo recebeu R$ 16,2 milhões, em 2009 só terá à disposição R$ 14,2 milhões no ano. Em compensação, a Petrobras vai ajudar na construção do CT do Ninho do Urubu através da Lei de Incentivo Fiscal.

- Soube que chegou uma carta da Petrobras pedindo a nossa documentação para a renovação de contrato. As bases e os termos de contrato serão anunciados quando for tudo assinado - afirmou o presidente do Flamengo, Marcio Braga, que voltou das férias nesta quinta-feira.

Ano novo, técnico novo... e o cabelo de Bruno continua o mesmo






















2008 ficou para trás, Caio Júnior foi substituído por Cuca, mas há algumas coisas que permanecem inalteradas no Flamengo. A promessa de Bruno é uma delas. O jogador disse ano passado que só cortaria o cabelo quando conquistasse algum título - e não vale Campeonato Carioca. Enquanto aguarda as três oportunidades do ano - Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana -, o goleiro dá um jeitinho para se acostumar: "Mantive a promessa. Estou segurando a onda com uns cremes", disse, sorridente.

Empresário não acredita na saída de Obina para o Qatar

Obina disse que soube pelo seu empresário do interesse de um time do Qatar em contratá-lo. Curiosamente, o próprio agente do jogador, Eduardo Uram, considera a possibilidade praticamente nula.

- Isso é tudo conversa. Não tem nada – assegurou Uram.

Se, de fato, a chance não existe, Obina ainda não foi informado. Assim como dissera na véspera, o jogador repetiu na Gávea que um clube árabe procurou Eduardo Uram.

- Foi o meu empresário quem me disse sobre essa sondagem, mas ainda não sei se é oficial – afirmou o camisa 18 do Mengão.

Base do Fla: alguns chegam e outros saem

Alguns rostos pouco conhecidos da torcida estiveram presentes na reapresentação do Flamengo. São os jogadores da base, que serão aproveitados no elenco profissional. Entre eles, o zagueiro Fabrício, o cabeça-de-área Antônio e o atacante Kayke.

Erick Flores, Paulo Sérgio e Thiago Sales, que já estavam no time ano passado, também continuam com o grupo principal. Egídio voltou do empréstimo ao Juventude.

Mas não são todos jogadores da base que ficaram na Gávea. O cabeça-deaacute;rea Rômulo tem, segundo o diretor Plínio Serpa Pinto, proposta de empréstimo do Avaí.

O volante Vinícius Colombiano e o atacante Vander também não devem ser aproveitados e a diretoria ainda não definiu a situação deles.

Escolhido da torcida, Ibson prefere passar a 10 de Zico a outro jogador

O GLOBOESPORTE.COM perguntou, a torcida do Flamengo respondeu. Em quase 24 horas, mais de 54 mil internautas participaram da enquete para sugerir qual jogador seria o dono ideal da camisa 10. Ibson venceu com folga, com 39,5% da preferência.

Porém, o jogador sorriu, agradeceu, mas praticamente declinou do convite.

- Fico honrado com a escolha porque o número 10 é muito importante na história do clube. Mas gostaria que a torcida ligasse o meu nome à camisa 7 porque jogo com ela desde os nove anos. Mas vamos ver o que vai acontecer. Sugiro que o 10 seja o Obina, que é o xodó, ou o Marcelinho Paraíba – declarou o jogador.

Foto: Ibson utiliza a camisa 7 até nos treinamentos. Volante observa o filho, Júnior, na Gávea

O atacante baiano já avisou que também prefere continuar com o número 18. Na opinião da torcida, a segunda opção seria o goleiro Bruno. Ele foi o escolhido por 27% dos participantes.

O gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco, não descartou a possibilidade. Segundo ele, se houver mobilização, a “inovação” poderia ser levada adiante.

- Futebol é business – declarou o dirigente.

Em 2008, em apenas 35% dos 66 jogos o Rubro-Negro teve um camisa 10 em campo. Renato Augusto e Sambueza usaram o número.

Rapidinhas do Mengão!

Marcio Braga volta de safári e celebra Cuca: ‘É um homem da nossa escola’
Presidente tem de resolver problemas financeiros do Flamengo

Obina larga a moqueca na Bahia para brilhar em 2009
Atacante reconhece que chegou ao Fla bem melhor do que das outras vezes e não vai querer a camisa 9: ‘Prefiro o número 18 mesmo’

Pedro Beda saiu cedo do Flamengo, mas diz não guardar mágoas e ainda pretende voltar
Eu não guardo mágoa do Flamengo, mas não vou esconder que gostaria de ter jogado no profissional. Fiquei sete anos na base e não tive oportunidade de mostrar meu futebol. Mas a minha vinda para cá foi boa, foi uma decisão melhor para a minha família. Estou aqui há quatro meses, já me sinto bem.

Liberado por clube uzbeque, Zico deve acertar com o CSKA nos próximos dias
Galinho viaja nesta quinta-feira a Moscou para definir os últimos detalhes do seu contrato com o time do atacante Vágner Love

Presidente do Flamengo fala em manter basquete e remo, mas 'esquece' ginástica
Marcio Braga admite cortes, mas garante que clube continuará poliesportivo

Por estrutura e treinos no Rio, ginastas enfrentam salários atrasados no Fla
Técnico de Diego Hypolito pede apoio do governo para seguir no clube

Pai de Jade acredita que Flamengo não abandonará ginasta
César Barbosa revela que filha está apreensiva, mas mantém otimismo

Presidente do Fla confirma corte nos esportes

O futuro dos esportes olímpicos no Flamengo vai depender de patrocínio. O presidente, Marcio Braga, confirmou que haverá redução de custos e que só serão mantidas as modalidades que puderem se sustentar sozinhas. As únicas exceções serão remo e basquetes, que ainda podem vir a receber uma parcela do patrocínio de Petrobras.

O novo contrato do Flamengo com a estatal será de R$ 14,2 milhões destinados apenas ao futebol. Existe a possibilidade de uma parte desse valor ser destinada a remo e basquete, esportes tradicionais do clube, que fará um esforço para mantê-los. Com uma grave crise financeira, o Rubro-Negro busca cortar gastos.

- O esporte amador vai ter que se adaptar. Todas as empresas estão fazendo cortes e o esporte amador não traz retorno. Os recursos são alcançados pelo futebol. Os que não têm patrocínio vão acabar. Os clubes infelzmente não recebem nada pela formação do atleta e isso tem de ser discutido - reclamou Marcio Braga.

O dirigente ainda afirmou que os principais clubes de formação dos atletas estão se unindo para pedir que o recurso do Ministério dos Esportes vá direto para eles e não seja repassada para os comitês das modalidades.

Marcio Braga: 'Flamengo é sempre favorito'

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, voltou de viagem da África do Sul na noite de quarta-feira, e já na manhã desta quinta apareceu na Gávea para conversar com os jogadores e, principalmente, com o técnico Cuca. O dirigente mostrou o habitual humor e falou das expectativas para o ano como deseja o torcedor.

- Flamengo é sempre favorito. Nós desejamos ver o Flamengo campeão das quatro competições (Estadual, Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana) , mas temos que trabalhar com muita determinação e arduamente. O diferencial aqui é a nossa pegada, garra, gana e determinação em superar obstáculos - afirmou.

Segundo Marcio Braga, um dos motivos da confiança é o elenco Rubro-Negro e o trabalho de Cuca. O treinador, por sinal, foi muito elogiado pelo dirigente.

- Cuca já é da casa. É um bom caráter, boa pessoa e bom técnico. Ele vem da escola que é a mesma que a nossa: é homem de coração. Ele tem essa pegada e é disso que o Flamengo está precisando. Não existe melhor que nós. Todo técnico erra, todo presidente erra, mas todos acertam também - completou.

Fla paga os salários de novembro. Funcionários sofrem com os atrasos

O Flamengo pagou o salário do mês de novembro de jogadores e funcionários. O dinheiro surge em momento de aflição nos bastidores do clube. Há descontentamento geral por causa dos constantes atrasos, inclusive, com ameaça de greve.

O pagamento apenas ameniza o problema. A situação dos funcionários é mais delicada. Muitos deles tiveram de recorrer a empréstimos bancários e terão de utilizar o dinheiro que receberam para quitar os juros.

Um empregado do clube teve de vender bijuterias nas férias para conseguir passar um Natal menos calamitoso. O clube ainda deve 13º salário, premiações ao departamento de futebol e dezembro, que venceu dia 5 para os funcionários. No caso dos jogadores, o último mês de 2008 só vence dia 25 de janeiro.

Na apresentação do elenco, o capitão Fábio Luciano chateou-se ao comentar a situação.

- A gente confia na diretoria, mas espero que neste ano, os jogadores só dêem entrevista falando de futebol. Tem de haver planejamento.Não adianta pagar agora e comprometer o planejamento do resto do ano – diz o zagueiro.

Como será o Flamengo em 2009


O Flamengo inicia a temporada com praticamente os mesmos jogadores que terminaram 2008. Do time titular saiu apenas Jaílton. Chegaram dois reforços do Santo André, Willians e Douglas, que devem ficar como opção. Mesmo com um grupo parecido, o esquema pode mudar com a chegada de Cuca. O treinador ainda não definiu se manterá o 3-5-2, mas o mais provável é que volte para o 4-4-2.

É certo que a defesa não sofrerá alterações a não ser por lesões. O meio-de-campo pode ter Marcelinho Paraíba como apoiador, já que declarou que gostaria de jogar nesta função em 2009. Aírton e Toró devem brigar por uma vaga como primeiro volante. Ibson e Kleberson, titulares em 2008, são os favoritos para completar o setor.

O ataque continua sendo o quebra-cabeça do time. Seis atacantes subirão para a Granja Comary, em Teresópolis, em busca de duas vagas. Diego Tardelli, Obina e Josiel são os favoritos. Maxi, Paulo Sérgio e Vander correm por fora.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

‘Fininho’, Obina larga na frente na luta pela camisa 9 do Fla

Obina e a balança já travaram algumas batalhas desde que o atacante chegou ao Flamengo há quase quatro anos. Mas 2009 começou diferente para o atacante. Pelo menos aparentemente.

Se em outras ocasiões ele já teve de ser afastado para entrar em forma, o atacante inicia o ano com a posição de titular praticamente garantida. O baiano curtiu as férias em Itacaré, na Bahia, e visualmente não abusou dos quitutes.

- Gostei do que vi. As férias foram feitas para os jogadores relaxarem, mas o pessoal se cuidou bem – disse o técnico Cuca.

O treinador indicou a contratação de Obina quando esteve na Gávea em 2005. Por isso, avisou que o jogador larga na frente na luta por uma vaga no ataque.

- Ele cai muito bem com a camisa do Flamengo e tem tudo para ser o titular – afirmou o treinador.

O Flamengo iniciou a pré-temporada nesta quarta-feira. O time viaja para Teresópolis, na Região Serrana do Rio, na próxima sexta.

Marcelinho Paraíba aparece e diz que se apresenta na sexta-feira

O sumiço de Marcelinho Paraíba terminou. O jogador entrou em contato com o gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco, e informou que não se apresentou com o elenco nesta quarta-feira porque não conseguiu voo de Campina Grande-PB para o Rio de Janeiro.

Ele prometeu retornar na tarde de quinta-feira. Entretanto, não chegará em horário apropriado para participar dos treinamentos. Marcelinho agendou a apresentação para a manhã de sexta-feira.

O Flamengo ainda não se pronunciou se vai multá-lo. O atraso salarial do clube, que deve novembro e o décimo terceiro, dificulta tais medidas administrativas.

Sambueza

O argentino Sambueza participou normalmente das atividades da tarde. Ele não está nos planos do técnico Cuca e faltou o treino da manhã porque não conseguiu voo da Argentina.

Fla bate o ABC de virada e assume a liderança da chave na Copa São Paulo

O Flamengo apresentou baixa qualidade técnica, mas conseguiu vencer no último minuto o ABC por 2 a 1 pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a liderança do Grupo E e precisa de uma vitória simples para se classificar para a próxima fase. No outro jogo, o Hortolândia venceu o União Barbarense por 2 a 0.

Logo aos dois minutos, Lucar fez pênalti em Jackson. Paulinho cobrou com perfeição e abriu o placar. Com o placar favorável, o ABC recuou e deixou o Flamengo, que estava nervoso, ir dominando aos poucos. Sob o comando de Guilherme Camacho, o melhor do time, o Rubro-Negro criou chances, mas pelo segundo jogo seguido não soube finalizar.

Na volta do intervalo, mais gols perdidos por parte do Flamengo. Foram pelo menos seis chances claras desperdiçadas. O lateral reserva Rafael Galhardo mandou duas bolas na trave. Já o ABC pouco fez. Jogando na defesa, o clube potiguar sequer conseguiu puxar contra-ataque. Artur Coimbra, homônimo do ídolo rubro-negro Zico, teve atuação apagada.

De tanto insistir, o Flamengo empatou. Rafael Galhardo caiu na área e o juiz marcou pênalti inexistente. Guilherme Camacho bateu mal, o goleiro espalmou e o camisa 10, no rebote, marcou. O Rubro-Negro teve outras chances só que desperdiçou todas, algumas de forma infantil. Quando parecia que o empate seria o resultado final, Lucas marcou no último minuto de jogo após confusão na área.

ABC: Wellington, João Paulo, Edson, Eduardo e Iury (Jorge); André, Sorato, Coimbra e Wlademir (Afonso); Luciano (Lua) e Wlademir.Técnico Artur Neto

FLAMENGO: Diego Lima, Rafael Galhardo (Hugo), Lucas, Henrique e Jorbison; Lenon, Paulista, Camacho e Elivelton (Juninho); Bruno Paulo e Diego (Vinícius Paquetá). Técnico: Armênio Moura

O Flamengo volta ao gramado contra o Hortolândia, neste sábado, às 16h (de Brasília). No outro jogo do grupo E , às 14h, a União Barbarense pega o ABC-RN.

Classificação do Grupo E:

1. Flamengo - 4 pontos
2. Hortolândia - 3 pontos
3. ABC - 3 pontos
4. União Barbarense - 1 ponto

Douglas e Willians se apresentam e veem sucesso no Fla ligado à raça






















Os únicos reforços do Flamengo até o momento se apresentaram oficialmente na manhã desta quarta-feira, na Gávea. O volante Willians e o zagueiro Douglas foram contratados na segunda quinzena de dezembro, mas só vestiram a camisa rubro-negra no retorno ao trabalho dos elencos. Os dois seguiram a mesma linha de reforço: prometeram raça para conquistar os torcedores. "Eu corro bem. A torcida vai gostar de mim", afirmou Willians. "Tenho certeza que os torcedores terão boa lembrança de mim. Não vai faltar disposição", concordou Douglas.

Rapidinhas do Mengão!

Fábio Luciano não quer priorizar competição
Capitão acha que Fla pode conquistar os quatro títulos do ano

vasco oficializa proposta para ter Vandinho nesta temporada
Diretoria espera acertar situação do jogador até a próxima sexta-feira. Atacante se reapresentou na Gávea nesta quarta-feira

Flamengo definirá prioridades nos esportes olímpicos
Clube só deve manter as modalidades que não onerem tanto os cofres

Patrícia Amorim sobre a crise: ‘É uma ginástica financeira, mas não é o caos’
Dirigente do Fla afirma que fim de algumas modalidades será última opção

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lamentou a decisão do Flamengo de cortar verbas dos esportes olímpicos. Por meio de nota, a entidade se furtou a tecer mais comentários sobre o assunto, alegando que a atitude é um questão interna do Flamengo

Jogador de futsal do Fla revela que os salários estão atrasados há cinco meses
Diego Panazio contou que os jogadores estão em situação ‘crítica’

Mozer, ex-Flamengo, está cotado para comandar a seleção de Senegal
Brasileiro está numa lista que conta com nomes com os dos franceses Luis Fernández e Jacques Santini

Grêmio ainda pensa em Marcelinho Paraíba, mas prioridade é Maxi López
Diretoria gremista e empresário de atacante do Flamengo confirmam interesse. Ele é opção se não houver acerto com o argentino

Sem protesto ou incentivo, Fla começa a temporada por baixo
Torcida praticamente ignora retorno da equipe aos treinos. Grupo viaja para Teresópolis na sexta-feira

Fla diz que Marcelinho sabia a data da apresentação e não se justificou
Técnico Cuca fica chateado com a ausência do jogador no primeiro treino, mas prefere exaltar os que compareceram

Cuca despreocupado com 'gordinhos' do Fla
Para treinador é melhor estarem acima do peso do que abaixo

Sambueza se apresentará nesta quarta à tarde
Apoiador do Rubro-Negro já se encontra na cidade do Rio de Janeiro

Fábio Luciano: 'Não troco o Fla por nenhum outro'