sábado, 1 de dezembro de 2012

Além de talento, Dorival Júnior quer reforços para sacudir grupo do Flamengo


Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)
A corrida eleitoral para a presidência do Flamengo faz do futuro de Dorival Júnior um ponto de interrogação. Apesar de ter contrato até dezembro de 2013, o técnico não sabe se ficará em caso de mudança no comando do clube. Dorival deixou claro que pode sair se o diretor de futebol Zinho, que tem vínculo até 31 de dezembro deste ano, não ficar. Mesmo com as indefinições, a dupla trabalha para planejar a próxima temporada. Contratações e dispensas estão em pauta. O treinador, que chegou há quatro meses, quer montar o elenco do ano que vem. Terceiro comandante da equipe nesta temporada, trabalhou com jogadores pedidos pelos antecessores: Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana.

- Pegamos um elenco definido, na minha concepção gostaria de contar com profissionais de uma característica diferente. Sempre procurei montar minhas equipes, mas aqui o elenco estava montado. Demos andamento ao trabalho, acho que poderia ter sido melhor mesmo assim. O Flamengo iniciou a reformulação dentro do campeonato. Paga um preço muito alto, a dificuldade é ainda maior. Nos demais clubes, menos no Inter e aqui no Flamengo, tive a chance de fazer uma montagem inicial. É o que gosto de fazer, é um desafio. Mas obrigatoriamente nem todos têm sucesso. A diretoria tem que estar atenta para que possa fazer a montagem dentro da sua condição. Nesse momento o Flamengo tem uma base, ainda não consolidada. Vamos tentar melhorá-la, que venham alguns atletas que não deixem dúvidas, que o rendimento possa ser do nível esperado.

O meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, da Alemanha, está entre os reforços que interessam. Além de ganhar jogadores de bom nível, Dorival espera o crescimento de atletas que caíram de rendimento. Sem citar nomes e dar detalhes, o técnico diz que a análise de cada um já foi feita. Ele acredita que a chegada de outros jogadores vai impulsionar a reação de quem já está no clube.

- Acho que o Flamengo sai desse campeonato frustrado pelo que deixamos de fazer, mas ao mesmo tempo com uma expectativa positiva. Com a chegada de elementos de qualidade, é natural que o grupo tenha um acréscimo e uma evolução muita boa, não só dos que chegam, mas de quem está aqui. Conseguindo incorporar qualidade a partir de agora, vamos exigir o crescimento de alguns jogadores. Tivemos de dar um tempo, de insistir com alguns jogadores, ninguém desaprende a jogar futebol. É nisso que estamos acreditando. Talvez esse nosso período aqui tenha sido nesse sentido, tentamos uma recuperação. Com a briga constante por posição, com a pré-temporada, um elenco mais encorpado, acredito que teremos um Flamengo bem diferente em 2013 - comentou o técnico.

Jogadores que terminam 2012 em baixa

Nomes que geravam muita expectativa não renderam o esperado nesta temporada. O volante Ibson é o maior exemplo. Contratado junto ao Santos, retornou ao clube depois da Libertadores na condição de titular absoluto. Com Joel Santana, jogou fora de posição e chegou a ser escalado como quarto homem de meio-campo, para armar as jogadas. De volta ao posto de segundo volante, também não foi bem.

Outro volante, o paraguaio Victor Cáceres, também termina 2012 em baixa. O jogador começou bem com Dorival, mas caiu de rendimento. Além disso, ficou fora de algumas partidas por conta das convocações para defender o seu país. Chega ao fim do ano insatisfeito com a reserva, com seu desempenho e à espera de uma recuperação.

Quem também anda devendo é Cleber Santana. O meia chegou no fim de setembro depois de se destacar na Série B pelo Avaí. Fez gol na estreia pelo Rubro-Negro, teve bom desempenho nas primeiras partidas, mas sumiu. Não conseguiu encerrar a falta de criatividade da equipe.

Novamente capitão depois da saída de Ronaldinho Gaúcho, Léo Moura perdeu a braçadeira para Vagner Love e a condição de titular absoluto da lateral direita do Flamengo, que hoje é ocupada por Wellington Silva. O camisa 2 chegou a ser escalado no meio-campo, mas a sequência de jogos na posição foi interrompida por lesões. O contrato de Léo termina em 31 de dezembro e o clube vai renovar por mais dois anos. Em 2013, porém, terá de brigar para retomar espaço.

Muito contestado pela torcida, Welinton ficou esquecido durante a maior parte da passagem de Joel Santana pelo Rubro-Negro. Com Dorival, o zagueiro voltou a ter chances, tornou-se titular novamente, mas não conseguiu se firmar. Depois que o clube contratou Renato Santos, titular ao lado de González, virou a terceira opção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário