terça-feira, 27 de outubro de 2015

Liga acerta com Autoridade de Controle de Dopagem e vê entraves resolvidos

A Primeira Liga (formada por clubes de Rio de Janeiro, Minas Gerais e da Região Sul) chegou a um acordo com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para a realização de exames em seu torneio. Esta foi uma das ressalvas apontadas pela Assembleia Geral da CBF realizada nesta terça-feira. A ABCD é ligada ao Ministério do Esporte, que já declarou seu apoio ao torneio que a Liga tenta viabilizar no primeiro trimestre do ano que vem.

Além de ter resolvido o problema do doping, a Liga também acertou com o STJD para a criação de uma Câmara especial para cuidar de problemas disciplinares no torneio. Esta seria a primeira instância. Os recursos seriam julgados pelo Pleno, como já acontece no Campeonato Brasileiro.

Fontes da direção da Liga afirmam ainda que já há acordo com a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) e que arbitragem não será um problema. Algumas federações - como Rio Grande do Sul e Santa Catarina - também toparam ceder seus árbitros e auxiliares. Não há nenhum outro impedimento jurídico por parte de Fifa e Conmebol, sustenta a Liga Primeira.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, declarou-se otimista com a realização do torneio em 2016.

- Vamos ter Liga, sim. Os dois itens do edital de convocação foram aprovados, mas lógico que a Liga tem de seguir a legislação da Fifa, da CBF, estatutos, eu acredito que não haverá problema. Já conversei com o presidente Gilvan (Tavares, presidente do Cruzeiro) e vamos adaptar o que tiver de adaptar, talvez tenha de fazer uma pequena alteração na tabela. Em 2016 sai a competição, sem problema nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário