Tu és... Time de tradição... Raça, amor e paixão... Oh meu Mengo!!! Eu... Sempre te amarei... Onde estiver estarei... Oh meu Mengo!!!

sábado, 31 de outubro de 2015

De cara nova, Flamengo se reforça na Europa e nos EUA em busca do penta

Maior vencedor do Novo Basquete Brasil, com quatro títulos em sete edições, o atual tricampeão nacional perdeu peças importantes para a temporada 2015/16. As saídas dos argentinos Nicolas Laprovittola, que trocou o Flamengo pelo basquete lituano, e Walter Herrmann, que voltou para casa e defende o San Lorenzo, seu time de coração, já eram previstas. Mas as baixas de Vitor Benite, que foi para o Murcia, da Espanha, e Cristiano Felício, primeiro brasileiro a vestir a camisa do Chicago Bulls, da NBA, não estavam nos planos. Para tentar suprir as ausências, a comissão técnica comandada pelo técnico José Neto se reforçou com o ala americano Jason Robinson e três jogadores da seleção brasileira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto: o ala Rafael Mineiro, o armador Rafael Luz e o pivô J.P Batista.

Equipe basquete Flamengo temporada 2015/16 NBB (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo) 
Equipe do Flamengo para a temporada 2015/16 do NBB (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Bicho-papão do basquete nacional na atualidade, o Flamengo é o time a ser batido. Com a base dos últimos três anos e uma agenda novamente cheia, que inclui o Campeonato Estadual, o NBB e a Liga das Américas, o maior desafio do técnico José Neto é encontrar uma nova cara para o time que ganhou praticamente tudo nos últimos tempos. Principal responsável pela reposição do elenco rubro-negro, o assistente do técnico Rubén Magnano na seleção brasileira se apega ao passado recente, quando o Flamengo também perdeu peças importantes, para apostar em mais uma temporada vitoriosa. 

A estreia será justamente contra o Bauru, no jogo de abertura da temporada que reeditará a última decisão do NBB. A partida acontece nesta segunda-feira, às 19h, no ginásio Panela de Pressão. O SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos. O assinante do canal Campeão ainda pode acompanhar tudo no SporTV Play! 

Destaque

Titular da seleção brasileira, o ala Marquinhos é o grande nome do Flamengo para a temporada 2015/16, principalmente depois das saídas do argentino Nicolas Laprovittola e do ala Benite, que dividiram o protagonismo da equipe na temporada passada.

Quem sai...

- Nicolas Laprovittola (Lietuvos Rytas, Lituânia)
- Benite (Murcia, Espanha)
- Walter Herrmann (San Lorenzo, Argentina)
- Cristiano Felício (Chicago Bulls, NBA)
- Chupeta (Liga Sorocabana, NBB)

...Quem chega

Jason Robinson (Zaragoza, Espanha)
Rafael Mineiro (Limeira e Bauru)
Rafael Luz (Obradoiro, Espanha)
J.P Batista (CSP Limoges, França)

Fala, José Neto!

basquete Flamento José Neto NBA Global Games (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)
"Desde que cheguei aqui, cada ano vai ficando mais difícil, e a expectativa que existe quando se fala de basquete do Flamengo é de vitória. Não tem como fugir disso. Estamos sempre trabalhando com essa realidade. Essa temporada vai ser com novos desafios. Mais uma vez tivemos uma mudança de equipe. Realmente não contávamos com a saída do Benite, tanto que ele tinha contrato assinado com o Flamengo, mas com uma cláusula de saída. Foi no limite (dessa cláusula). Tivemos que remontar a equipe, já que perdemos jogadores que tinham funções importantíssimas, como o Nicolas, que era o condutor da equipe, o Benite, que a partir do segundo turno se mostrou uma peça importante como um jogador protagonista, e o Herrmann, que é um cara que eu tenho orgulho de ter trabalhado com ele. Trouxemos jogadores de experiência do basquete europeu, que gosto e acredito muito da maneira como se joga. São três jogadores que jogaram a Liga ACB, a Liga Francesa da primeira divisão e a Euroliga. Além do Rafael Mineiro, que chegou por último. São jogadores que agregam muito, e a expectativa é que possamos atingir nossos objetivos. Sabemos que vamos mudar muito nossa maneira de jogar, porque são jogadores com características muito diferentes dos quais nós tínhamos".

Elenco

Armadores: Rafael Luz, Pablo, Danielzinho, Gegê
Alas-armadores: Marcelinho
Alas: Marquinhos, João Felipe, Pedro, Gabriel e Jason Robinson
Alas-pivôs: Rafael Mineiro, Kayo, Olivinha, Mingau e Jorge
Pivôs: J.P. Batista, João Vitor e Jerome Meyinsse
Técnico: José Neto

Nenhum comentário: