sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Neto vira a página e diz: 'Nada vai ser mais fácil só por sermos campeões'


jose neto flamengo basquete (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)
A simples menção daquele 1º de junho provoca uma pausa, seguida de um sorriso. A lembrança de seu primeiro título no NBB, numa temporada pontuada pela superação do time e volta do Flamengo ao topo do basquete nacional, é boa, sim. Mas não demora para que o rumo da prosa mude e o técnico José Neto deixe claro que a página já foi virada. Só consegue pensar na próxima a ser escrita. E já sabe de antemão que ela exigirá ainda mais empenho do grupo, treinos ainda mais fortes e um apetite ainda maior para brilhar nos três compromissos da temporada: o Estadual, a Liga das Américas e o NBB6.

Do grupo que ergueu o troféu, quatro nomes tomaram novos rumos. Kojo, Caio Torres, Duda e Bruno Zanotti não fazem mais parte do elenco. A nova formação contará com o armador argentino Nicolás Laprovittola, com o pivô americano Jerome Meyinsse e o jovem ala-pivô Cristiano Felício. Com a experiência dos dois primeiros, que atuavam no basquete argentino, e a disposição de Felício no jogo interior, a expectativa de Neto é que o Rubro-Negro ganhe ainda mais intensidade e regularidade.

- Não sou uma pessoa de ficar muito apegada a uma coisa que já passou. O título foi importante para o Flamengo, para a continuidade do projeto já que o clube estava em transição. Mas aquilo já foi. A gente conseguiu fazer uma grande equipe e a ideia é que continue sendo assim. Agora é pensar daqui para frente. E seremos muito exigidos nesta temporada. Não podemos achar que vamos entrar nas competições e que vai ser mais fácil. Nada vai ser mais fácil só por sermos campeões. Se pensarmos dessa forma, estaremos mortos. Todo mundo vai querer ganhar do campeão. Então, vamos ter que treinar mais forte porque o campeonato vai ser assim - disse.

O treinador admite ser difícil pensar nas perdas, nos jogadores que ajudaram na conquista e tiveram que deixar a Gávea. Mas também gosta de olhar para frente e ver Marcelinho Machado apto a jogar. Foi complicado, logo no primeiro jogo do campeonato nacional, vê-lo cair no chão se queixando de dores no joelho direito. Foi o só o primeiro sinal de uma notícia que não queria ouvir. Seu cestinha e capitão estava fora de combate. Teria que ser submetido a uma cirurgia.

Basquete nbb Flamengo e Uberlândia final campeão (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Flamengo comemora título após vitória sobre o Uberlândia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Se terá um lugar no quinteto titular em seu retorno, Neto não garante. Diz ainda ser cedo para definir os que sairão jogando. Não gosta de rotular titulares absolutos ou reservas. Cita o próprio exemplo de Marcelinho na seleção brasileira. Sob o comando de Rubén Magnano ele passou a sair do banco e fazer a diferença.

- Para nós será a volta de um líder para a equipe. Ele nunca deixou de ser, mesmo lesionado. Dentro da quadra o que pode acontecer é potencializar mais a equipe. Ele viu muito bem estando do lado de fora e agora a vontade de estar na quadra é muito maior. Marcelo é um reforço muito importante para o time. Acho que na seleção ou em qualquer time o jogador tem que estar disponível para a equipe. E ele mostrou bem isso na seleção. Foi muito importante para que conseguíssemos a vaga nos Jogos de Londres. Então, não acho importante quem começa jogando. Vamos ver a necessidade de acordo com o adversário. Nossa equipe vai ser muito versátil e estou com uma expectativa muito grande. Isso pode me dar opções diversas de jogo. Hoje não temos um time base.

Neto aposta na união, no bom relacionamento de seus comandados para chegar longe. Foi assim no NBB. Apesar das constantes lesões, resultado da disputa de quatro competições, os jogadores não se abateram. Driblaram problemas e adversários. Estabeleceram um recorde de 20 vitórias seguidas. Compraram a proposta de trabalho feita por seu comandante e atingiram o objetivo maior.

- Nós fizemos uma boa pré-temporada e deu certo. Ela vai ser fundamental de novo. Temos que nos preparar fisicamente para a maratona de jogos que teremos. Acho que nós podemos ser mais intensos a maior parte possível do jogo, e podemos jogar melhor como equipe. Temos isso a melhorar. E temos jogadores que já sabem o caminho que dá certo. Nosso foco tem que ser sempre na solução e não no problema. Os meninos mais novos que estão jogando o LDB, por exemplo, estão colocando em prática hábitos que tiveram no time adulto. Nesta próxima temporada, nós queremos colocar ainda mais em prática no Flamengo uma maneira de trabalhar, de jogar o basquete, de formar uma equipe. Vamos procurar ter atividades das equipes de base junto com a adulta, para que os jogadores mais experientes possam participar na formação dos mais jovens. Queremos criar hábitos de jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário