terça-feira, 8 de maio de 2012

Para editor de 'O Globo', estaduais precisam mudar para atrair torcidas


O baixo público nas finais de alguns dos principais campeonatos estaduais mostra que o público está desinteressado pelos torneios, na opinião do editor de "O Globo" Toninho Nascimento. O jornalista considera que os atuais sistemas de disputa precisam ser mudados para atrair mais torcedores.

- Seria um ótimo momento para os presidentes de federações estaduais repensarem os seus torneios. O que esses números querem dizer? Que precisa ter Fla e Vasco no Rio na final? Em São Paulo, precisa ter Palmeiras, São Paulo e Corinthians? Ou será que precisa de uma nova fórmula? Para ir ao jogo, só com o meu filho, são 120 reais de ingresso. É caro demais - afirmou, no "Redação SporTV" desta terça.

No entanto, Toninho Nascimento é favorável que os torneios continuem fazendo parte do calendário dos grandes times brasileiros.

- O Estadual é fundamental, é necessário. O meu vizinho do 202 não torce pelo Grêmio ou pelo Cruzeiro. Ele é Flamengo. Todo mundo grita na janela por causa do Estadual.

Além de citar que as médias de público estão menores por causa do fechamento de estádios importantes, como o Maracanã e o Mineirão, em obras para a Copa do Mundo de 2014, o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, afirma que o próprio Campeonato Brasileiro sofre com arquibancadas vazias.

- O baixo público precisa ser debatido, o preço dos ingressos, o papel da televisão. A média de público nos EUA é maior que no Brasil, o que é chocante. Quando o Brasil foi anunciado como sede, a Fifa fez um relatório e um dos objetivos da Fifa para a Copa 2014 era aumentar a presença de torcedores nos estádios.

De acordo com o site da CBF, a média de público do último Brasileirão foi de 14.976 torcedores por partida. Na última temporada da Major League Soccer, o campeonato dos Estados Unidos, a média foi de 18.625.



Nenhum comentário:

Postar um comentário