domingo, 29 de agosto de 2010

Ascensão de Internacional e Santos transforma o G-4 em G-6

Santos e Internacional venceram seus jogos neste sábado – contra Goiás e Botafogo, respectivamente – e transformaram o que antes era o G-4 em G-6. Como já estão garantidos na Libertadores da América de 2011, os dois times, agora entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro, fazem a faixa de classificação para o torneio continental do próximo ano se prolongar até o sexto colocado.

Dalessandro Internacional x Botafogo

O Internacional venceu o Botafogo no sábado e entrou no G-4. Mas o Alvinegro, em quinto lugar, também estaria garantido na Libertadores da América de 2011 (Foto: Vipcomm)

Normalmente, os quatro primeiros do Brasileirão se garantem na Libertadores da temporada seguinte. Porém, se algum dos integrantes desse seleto grupo já estiver com o passaporte carimbado, os times que vierem na sequência se beneficiam.

É o que está ocorrendo neste momento, na 17ª rodada do nacional. Atual campeão da Copa do Brasil, o Santos tem lugar cativo na Libertadores de 2011. Mesma situação do Internacional, que ganhou o título continental neste mês e, consequentemente, o direito de defendê-lo no próximo ano. Como os dois entraram no G-4, ambos com 27 pontos – o Peixe é o 3º e o Colorado o 4º –, a zona de classificação para a América também abrange o Botafogo (5º) e o Cruzeiro (6º).

O quadro pode ter uma alteração caso um brasileiro seja campeão da Copa Sul-Americana. Quatro equipes do nosso país ainda estão na competição – Avaí, Palmeiras, Goiás e Atlético Mineiro. Neste ano, a Conmebol resolveu premiar o vencedor da Sul-Americana com uma vaga na Libertadores numa tentativa de dar mais prestígio ao torneio que costumava ficar em segundo plano das equipes. Se um brasileiro terminar em primeiro lugar, se assegura na Libertadores, mas o Brasileirão, que daria quatro vagas, passa a dar apenas três.

Ze Eduardo Santos


O Santos ganhou do Goiás e subiu para terceiro, mas, como campeão da Copa do Brasil, já tem vaga garantida na Libertadores da América do próximo ano (Foto: Ag. Estado)




Nenhum comentário:

Postar um comentário