sexta-feira, 18 de junho de 2010

Zagallo aposta em Messi na Copa, mas avisa: ‘Nosso craque é o grupo’

Mário Jorge Lobo Zagallo, hoje com 78 anos, voltou aos 13 nesta sexta-feira. O número, claro, é apenas uma superstição. Apegado ao algarismo, o ex-jogador e técnico da seleção brasileira “enfrentou” a sabatina de perguntas das crianças de 7 a 10 anos de uma escola na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira mensagem que mandou para os cerca de 100 alunos do Mopi que assistiram ao evento, foi:

- Estudei como vocês para depois pensar no futebol. O mais importante é a cabeça na escola, depois a bola. Minha vida começou na escola.

Depois de discursar e responder às crianças, o Velho Lobo conversou com os “marmanjos”. Foi a vez de atender os repórteres. Questionado sobre quem apostaria como craque da Copa da África do Sul, ele mirou para o argentino Lionel Messi. Mas fez questão de exaltar o time de Dunga.

- No Brasil, o craque é o futebol em grupo. Mas, por tudo que fez até hoje, considero o Kaká o destaque do time, apesar de não estar na forma física ideal. E espero que o nível do nosso futebol suba gradativamente durante a Copa.

Ele aproveitou ainda para cutucar o técnico da Argentina, Diego Maradona. Envolvido em algumas polêmicas com Platini e Pelé durante a competição, o argentino recebeu uma leve crítica.

- O Maradona sempre fala demais.

No entanto, as perguntas que mais chamaram a atenção foram dos alunos. Os atentos espectadores pareciam atônitos com a figura do tetracampeão. Apesar de só conhecerem sua história através dos pais, foram pouco a pouco se soltando e chamaram a atenção de Zagallo. E a seleção, como não poderia ser diferente, virou o assunto principal.

- Torço para o Dunga. Muitas pessoas foram contra ele, mas devagar foi realizando um bom trabalho. Hoje estamos na Copa, ganhamos da Coreia, apesar de não ter jogado bem, mas o importante foi a vitória. E domingo vamos torcer ainda mais contra a Costa do Marfim.

Em determinado momento, um menino levantou e levou até o ex-jogador uma foto do seu avô, que atuou pela seleção. E foi respondido prontamente.

- Vamos torcer para você chegar onde seu avô chegou. Mas o mais importante é ter a cabeça na escola.

A mensagem atingiu também seu neto, Mário Jorge, que assistiu atentamente as palavras de Zagallo. A manifestação mais exaltada das crianças, porém, foi quando a conversa caminhou para os clubes. Seu filho, Mário César, pediu o microfone e lembrou um título do pai como treinador: o Campeonato Carioca de 2001, pelo Flamengo. Na ocasião, Petkovic marcou no fim da partida e garantiu a conquista estadual sobre o vasco.

- Foi emocionante aquele título. A torcida do Flamengo é indescritível, inigualável. Posso falar isso porque fui campeão como jogador e como técnico.

No fim, fez um gesto que ninguém no mundo repetiu mais que ele. Pegou uma réplica da taça do Mundial e a levantou. Em 1958 e 1962, como jogador; 1970, como técnico; e 1994, como auxiliar, teve o prazer de conquistar o caneco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário