sábado, 5 de outubro de 2013

Marcelinho leva a melhor sobre Duda, e Flamengo vence brioso Macaé


Duda e Marcelinho basquete Flamengo x Macaé (Foto: Fabio Leme)
E deu Marcelinho. E deu Flamengo. Mas uma bola de três de Duda, que bateu no aro, a dez segundos do fim da partida, poderia ter mudado o vencedor. No primeiro encontro entre os irmãos Machado desde a ida de Duda para a equipe de Macaé, o Rubro-Negro confirmou seu favoritismo e conquistou sua segunda vitória no estadual masculino de basquete ao bater o rival por 72 a 67, no ginásio da Gávea, nesta tarde de sábado. Com um time reforçado de jogadores rodados, como o armador Fred - também ex-Fla -, o ala Márcio Dornelles e o pivô argentino Juan Torres, ex-Flu, a equipe Norte-Fluminense deu muito trabalho ao atual campeão do NBB, mas foi superada nos segundos finais da partida.

- Ia ser uma bola importante, com certeza. Coroaria um trabalho de dois meses e meio de uma equipe que está bem sincronizada. Se tivesse caído, seria muito bom. Quem sabe no próximo jogo - afirmou o camisa 10 de Macaé, que teria empatado o confronto em 70 pontos.

Se a vitória não veio, Duda pode comemorar ter sido o cestinha do jogo com 22 pontos. Pelo lado do Fla, os destaques foram Marquinhos com 14 pontos e o pivô Jerome Meyinsse, que alcançou o duplo-duplo ao anotar dez pontos e 11 rebotes.

O Flamengo volta à quadra na próxima quinta-feira, dia 10, diante de Campos, fora de casa. No dia seguinte, retorna a enfrentar o Macaé, no mesmo local. O Estadual de 2013 possui apenas três equipes e será disputado em três turnos com jogos no Rio, em Campos e Macaé. O primeiro colocado na soma de pontos estará na final. Os outros dois disputam semifinais para decidir o adversário na decisão.

O jogo

Ao contrário da partida contra Campos, na última sexta-feira, o técnico José Neto escalou o quinteto inicial com Laprovittola, Benite, Marquinhos, Olivinha e Meyinsse - esse que deve ser seu time titular para a temporada -, com exceção de Marcelinho, ainda voltando aos poucos da cirurgia feita no joelho direito. A partida começou com Macaé tomando as ações e imprimindo uma forte defesa, que criava dificuldades para o Flamengo entrar em seu garrafão. Com pouco mais de dois minutos jogados, o time Norte-Fluminense já fazia 6 a 0. Aos poucos, os rubro-negros foram se acertando e igualando o jogo, principalmente pela boa atuação do pivô americano Jerome Meyinsse, que dominava a área pintada. Com erros e acertos dos dois lados, o placar foi igual, praticamente, até o final do período, quando a equipe de Duda abriu quatro pontos de vantagem, graças à boa performance do camisa 10, que assinalou quatro pontos, duas assistências e um toco em Benite. Flamengo 12 x 16 Macaé.

Com as entradas de Gegê e Douglas, no início do segundo quarto, os donos da casa ficaram mais rápidos e, a partir da forte marcação, exploraram os contra-ataques, marcando nove pontos seguidos, sendo que seis em duas cestas de três de Marcelinho - uma delas sobre o irmão. O Macaé tentava infiltrar o garrafão o adversário, mas esbarrava na sua afobação e no sistema defensivo rubro-negro. Na frente do marcador, o Flamengo tentava impor seu ritmo, mas passou a errar, o que permitiu ao adversário encostar, novamente, no placar ao final da parcial, especialmente por conta da mudança de marcação, que passou da individual para a zona. Intervalo de partida, Flamengo 38 a 35.

Duda e Marcelinho basquete Flamengo x Macaé (Foto: Fabio Leme) 
Duda marca o irmão mais velho em ataque do Flamengo (Foto: Fabio Leme)

Sem Marcelinho, o Rubro-Negro voltou do intervalo um pouco desconcentrado, o que permitiu uma leve reação de Macaé, comandada por Duda, que incomodava o tempo inteiro. Pelo Fla, Marquinhos tentava conduzir a equipe junto com Laprovittola. O placar apertado tornou o jogo mais catimbado, com muitas reclamações contra a arbitragem, gerando faltas técnicas para ambos os lados. No final, a vantagem do time de José Neto permaneceu em três pontos. 58 x 54.

O último quarto começou com Marcelinho ditando o ritmo do Flamengo, e Duda o do Macaé. Chamando para si a responsabilidade, o camisa 4 rubro-negro deu trabalho ao caçula, que tentava marcá-lo em cima, mas sem muito sucesso. No ataque, o camisa 10, mesmo forçando alguns arremessos de longa distância, mantinha a esperança da vitória para os macaenses com forte marcação e roubadas de bola - foram duas seguidas. Com um baixo aproveitamento nos arremessos, os quintetos não conseguiam abrir vantagem sobre o rival. Jerome Meyinsse era um guerreiro sob a tabela, onde acumulava importantes rebotes defensivos e ofensivos. Restando dez segundos para o fim de partida, o Flamengo vencia por três pontos. Macaé teve a bola para tentar igualar o marcador, mas o arremesso tão esperado por Duda bateu no aro e voltou para as mãos rubro-negras, que ainda assinalaram mais dois pontos em um arremesso de Benite, garantindo assim mais uma vitória para o clube da Gávea. 72 x 67.



Nenhum comentário:

Postar um comentário