terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pesquisa mostra o Flamengo como o time de maior torcida no Norte





A Pesquisa da Vez: Região Norte – compilação EXCLUSIVA


Feliz 2014, leitores! O Blog Teoria dos Jogos regressa de um breve recesso com a publicação que muitos esperavam: a configuração de torcidas da região Norte, primeira a ser completamente mapeada após a série de pesquisas exclusivas em parceria com o Instituto GPP.

Antes, algumas considerações. O instituto passou pelos estados do Pará (confira aqui), Amapá (aqui), Acre (aqui), Tocantins (aqui) e Rondônia (aqui). Mapeou também o Amazonas, mas neste o Blog publicou pesquisa de outro instituto. Como os números foram bastante semelhantes, não há qualquer prejuízo à configuração final. Por fim, o único estado não contemplado foi Roraima, que responde por apenas 3% da população total - também não comprometendo o mapeamento regional anunciado.

Vamos, portanto, aos tão aguardados números. Veremos que os mesmos são bastante diferentes do que outras pesquisas divulgaram recentemente:

Detalhamento da pesquisa
Localidade: Região Norte do Brasil
Instituto: GPP
Amostra: 4.244 entrevistas entre agosto e setembro de 2013;
Margem de erro: 1,5 p.p
Por ora, nada mudou com relação ao que sempre foi verificado. O Flamengo detém a maior torcida com larga margem (31,9%) e viés de alta. Isto significa que, no futuro, haverá ainda mais rubro-negros em sua região de maior predominância. A segunda maior torcida é a da coisa maldita, vasco (9,5%), seguido de perto pelo Corinthians (8,6%). Beneficiados pela grande população paraense (48% do total da região Norte), Remo (7,2%) e Paysandu (6,9%) fazem bonito. Em seguida estão São Paulo (5,1%), Palmeiras (3,8%), Botafogo (2,1%), Santos (1,7%) e Fluminense (1%).
Em números absolutos, são:
5,4 milhões de flamenguistas
1,6 milhões de vascaínos,  2ª divisão
1,4 milhões de corintianos
1,2 milhões de remistas
1,1 milhões de bicolores
800 mil são paulinos
600 mil palmeirenses
300 mil botafoguenses
200 mil santistas
100 mil tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário