terça-feira, 7 de abril de 2015

Luxemburgo pede debate amplo após polêmica: "Estou a favor do futebol"


Envolvido em uma polêmica após criticar a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e levar uma suspensão, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a comentar o assunto nesta segunda-feira, durante o "Bem, Amigos!". O treinador do Flamengo, que protestou contra a entidade tapando a própria boca com um esparadrapo, disse que não quis chamar atenção para si, mas provocar um debate mais amplo sobre a questão. 

- As pessoas estão confundindo as coisas. Existe uma coisa muito clara, não estou preocupado comigo, em momento algum defendi o Vanderlei Luxemburgo, defendi uma situação para o futebol brasileiro (...) Quando discuti aquilo ali não é uma preocupação minha, existe uma discussão que deveria ser maior - afirmou.

VAnderlei Luxemburgo; Flamengo; Bem, Amigos (Foto: Reprodução/SporTV) 
Vanderlei Luxemburgo diz que não quis chamar atenção para si ao protestar (Foto: Reprodução/SporTV)
 
O técnico flamenguista garantiu ainda que trata-se de provocar discussão sobre o futebol carioca e o futebol brasileiro e descartou problemas diretos com o presidente da Federação, Rubens Lopes. Ao lembrar a origem da polêmica, quando reclamou do regulamento do Campeonato Carioca e da limitação para utilizar jogadores da categoria de base, ele voltou a fazer criticas e não eximiu os dirigentes de culpa.

- Não quero saber se é Rubinho, fulano, beltrano ou ciclano que está na Federação, não interessa. A Federação poderia chamar os técnicos, como já me chamaram em São Paulo algumas vezes, para participar da formatação do campeonato, discutir junto com a televisão, a federação, junto com o dirigente. Não é só a Federação que está equivocada, não. Os dirigentes que assinou esses contratos também são culpados porque eles não permitem que jogadores jovens dos seus clubes possam aflorar. A televisão também é responsável porque exige que tenha um campeonato de alto nível para que ela possa comprar. Essa discussão é muito maior do que dizer que estou contra alguém. Estou a favor do futebol, não é contra ninguém. A única coisa que gostaria é que me chamasses, a mim ou a outros profissionais, para participar de um debate mais amplo - completou.  
 
Protesto jogadores Flamengo X Fluminense (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O globo)O apresentador Galvão Bueno também comentou o assunto e criticou a punição imposta a Vanderlei Luxemburgo, que ficou de fora do clássico do último domingo, quando o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 0. Antes da partida, jogadores dos dois clubes imitaram o gesto do técnico, em sinal de apoio.

- É engraçado o negócio da mordaça, mas o assunto é muito sério porque envolve declarações duras do Luxemburgo, mas envolve atitude arbitrária na minha maneira de ver as coisas, então acho que critica todo mundo tem direito a fazer. Não vivemos em uma democracia? Se você não gosta tem direito de criticar, agora por criticar tem que ser suspenso ou ameaçado? Isso para mim é coisa do passado, de um passado que a gente não gosta nem de se lembrar - disse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário