quarta-feira, 8 de abril de 2015

Decisivo, extrovertido e confiante, Alecsandro vira protagonista no Flamengo

Gols decisivos em clássicos, descontração nas comemorações e uma boa dose de autoconfiança refletida em frases de efeito. Alecsandro começou o Campeonato Carioca como reserva do Flamengo, mas desde a primeira partida o destino parecia mostrar que estava ali um protagonista. Autor do gol de empate com o Macaé, monopolizou os holofotes ao terminar como goleiro, substituindo Paulo Victor. De lá até a noite desta quarta-feira, convenceu na bola a Vanderlei Luxemburgo e ao torcedor que merecia um lugar entre os 11. Na noite desta quarta-feira, entra em campo para enfrentar o Nova Iguaçu, às 22h (de Brasília), no Moacyrzão, em Macaé, como principal nome da campanha que pode terminar com o título da Taça Guanabara – basta uma vitória. Se empatar, torce para o Botafogo tropeçar diante do Macaé.

Alecsandro divide com Marcelo Cirino o protagonismo ofensivo, com nove gols na artilharia do campeonato – ao lado de Fred, do Fluminense, e Rodrigo Pinho, do Madureira –, mas a maneira como alcançou a marca faz a balança pesar para o seu lado. O atacante foi determinante para as vitórias sobre Fluminense e Vasco, que acabaram colocando o Flamengo na liderança, com três gols, enquanto seu companheiro ainda não marcou contra os principais rivais. Some isso ao carisma demonstrado nestes momentos e a torcida tem no camisa 9 o jogador rubro-negro mais badalado da primeira fase do estadual.


Alecsandro, Flamengo x Vasco (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Alecsandro comemora com um guarda-chuva após marcar contra o Vasco (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Diante do Vasco foram dois gols. As capas de todos os jornais naturalmente já estampariam o rosto do goleador, que deu uma forcinha aos editores desfilando com um guarda-chuva em noite de temporal que alagou o Maracanã e colocou em risco até mesmo a continuidade do jogo. Como se não bastasse, Alecsandro ainda provocou o ex-time ao comentar sua atuação em visita ao canal "SporTV", na segunda-feira seguinte:

– O jogo mostrou nitidamente que o Vasco entrou com regulamento em baixo do braço, mostrando uma postura de jogo, com aquele negócio que tem que ganhar, tem que ganhar, tem que ganhar, tem que ganhar. Com o Alecgol do outro lado, vai ser difícil.

Reserva num ataque que inicialmente tinha Everton, Gabriel e Marcelo Cirino como os preferidos de Luxa, Alecsandro foi certeiro nas oportunidades que teve. Uma prova disso é que é o artilheiro com menos finalizações entre os três que defendem clubes grandes, de acordo com o site FootStats (que não inclui jogos entre pequenos). Foram somente 26 tentativas para chegar aos nove gols marcados, contra 33 de Cirino e 38 de Fred. A marca poderia ser ainda melhor se o 9 rubro-negro não ficasse tanto em impedimento. Só no Fla-Flu foram dois gols bem anulados por posição irregular, quesito no qual é o quarto no Carioca, em oito ocasiões, atrás de Jobson (14), Cirino (11) e Everton (9).

A constantes lesões que afligem o Flamengo neste início de temporada têm tido influência direta na permanência de Alecsandro no time. Luxemburgo já falou que em sua formação ideal será Marcelo Cirino o atacante centralizado. Mas o camisa 9 tem desempenhado bem seu papel. Depois de brilhar contra o Vasco, fez o Fluminense de vítima e voltou a deixar a modéstia de lado ao comentar o gol marcado com um toquinho na saída de Diego Cavalieri.

– Ali é muito rápido, quando dominei para a frente, olhei para o Marcelo, que parou. Quando ele parou, tive de esperar. Quando olhei, o Cavalieri estava saindo. Tive que chutar para o gol. Foi um gol de muita inteligência minha.

Alecsandro, Flamengo X Fluminense (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Alecgol tira onda de fotógrafo depois de fazer gol "inteligente" contra o flu (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)


Apesar do domingo também ter sido de temporal no Rio, Alec deixou de lado o guarda-chuva, mas voltou a celebrar com um acessório de um fotógrafo. Com uma câmera em mãos, clicou Cirino e Gabriel no gramado . Descontração que já está virando marca e que o atacante garante não ser premeditada. Já o crescimento em clássicos tem, sim, explicação:

– Nos jogos mais importantes, meu poder de concentração aumenta muito. Esse deve ser o segredo. A comemoração eu acabo decidindo na hora mesmo. Não fico pensando nisso, o gol que pede a comemoração. A minha maior preocupação é ajudar o time dentro de campo.

A fase de Alecsandro neste Carioca é tão boa, que mesmo quando sequer toca na bola, vira assunto entre os torcedores. Foi o que aconteceu na vitória por 2 a 0 sobre o Bonsucesso, no Engenhão. Ao esquivar-se de cruzamento de Anderson Pico para que a bola chegasse a Marcelo no primeiro gol, teve a ação comparada a do personagem Neo, do filme "Matrix". A brincadeira se espalhou pela internet e foi explorada pela equipe que cuida das redes sociais do jogador. Não demorou muito para que o gesto fosse batizado de "Alecmatrix", dando início a uma série de palavras que tinham como base o prefixo "Alec".

Nesta quarta-feira, Alecsandro estará em campo para buscar o bicampeonato da Taça Guanabara pelo Flamengo, contra o Nova Iguaçu, às 22h (de Brasília), no Moacyrzão, em Macaé. Se vencer, será "AlecCampeão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário