segunda-feira, 6 de abril de 2015

Em alta com Luxa, Jonas celebra golaço: "Sonhei com esse dia"



Quarenta e cinco minutos foi tempo suficiente para Jonas ser uma das principais estrelas do Fla-Flu. Surpresa de Vanderlei Luxemburgo, foi escalado somente no último coletivo da semana, sexta-feira, após provar que estava recuperado da torção no tornozelo que o tirou de dois jogos. Com a missão de fechar o meio-campo rubro-negro e impedir que o trio formado por Wágner, Kenedy e Gérson fizesse a bola chegar a Fred, fez mais que isso. Incrédulo, celebrou ajoelhado com os braços erguidos o chutaço que abriu o caminho para vitória por 3 a 0, domingo, no Maracanã. Era o ápice da carreira de quem até pouco mais de dois meses vivia dias de indefinição após negociação frustrada com o Corinthians.

A trajetória de Jonas no Flamengo joga para o alto clichês que fazem parte do cotidiano do futebol. Aos 23 anos, não precisou de tempo de adaptação ao deixar o Sampaio Corrêa para defender um dos principais clubes do país. Também deu de ombros para o tal "peso da camisa". Logo nos primeiros treinamentos no Ninho do Urubu, Vanderlei Luxemburgo se impressionou a personalidade do volante e, principalmente, a facilidade de bater na bola com qualquer uma das pernas. Rapidamente, ganhou a vaga do experiente Victor Cáceres e teve o prestígio comprovado com a escalação no Fla-Flu.

Ainda recuperando a forma física, Jonas foi poupado de dois coletivos na semana que antecedeu o clássico. Lucas Mugni treinou no setor e era apontado como surpresa de Vanderlei. Na sexta-feira, com Cáceres de volta da seleção paraguaia, era essa a opção mais provável, mas o treinador apostou piauiense, que precisou de somente 17 minutos em campo para fazer valer a escolha. Firme na dividida, impediu que Jean roubasse a bola após domínio ruim, girou e encheu o pé, de canhota. Golaço!

- Estou muito feliz com o gol e, principalmente, com a vitória. Foi uma emoção única, que jamais vou esquecer. Sonhei com esse dia. Dedico a Deus, aos meus companheiros de trabalho, a essa torcida maravilhosa e a toda comissão técnica, que me dá muita confiança no dia a dia. Nos treinos, me dedico bastante para esse tipo de chute de longa distância. Arrisco sempre que posso. Fui feliz, e bem em um Fla-Flu.

Jonas comemora gol do Flamengo contra o Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Futura Press) 
Jonas é cercado por companheiros após golaço (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)


A empolgação com a atmosfera do clássico, por sua vez, fez com que Deivid tirasse Jonas de campo no intervalo. Com Fred expulso ainda no primeiro tempo, era natural auxiliar de Luxa se preocupasse em evitar a exposição de seus jogadores arbitragem, e o volante era um alvo em potencial. Mesmo após receber cartão amarelo por faltas em sequência, seguia exagerando na virilidade em alguns lances e deu lugar a Frauches. A missão enquanto esteve em campo, no entanto, foi bem cumprida:

- Sabíamos que tínhamos que marcar o Wágner, Kenedy e Gérson para que a bola não chegasse ao Fred. Jonas, Pico e Pará cumpriram bem a missão e estão de parabéns - reconheceu Deivid.

Na quarta-feira, às 22h (de Brasília), o Flamengo entra em campo para pegar o Nova Iguaçu, no Cláudio Moacyr, em Macaé, com Jonas em campo. O sonho do gol já foi realizado, e agora o volante pode alcançar também o desejo de ser campeão pelo Rubro-Negro. Líder com 35 pontos, a equipe precisa de uma vitória simples para levantar a Taça Guanabara e garantir a vantagem na reta decisiva do Carioca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário