terça-feira, 7 de abril de 2015

Julgamento é adiado, e jogadores de Flamengo e vasco podem seguir atuando


Expulsos no clássico entre Flamengo e vasco no dia 22 de março, os rubro-negros Anderson Pico e Paulinho e os cruz-maltinos Bernardo e Guiñazu foram a julgamento nesta terça-feira no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) e saíram de lá sem um resultado sobre uma possível punição. A audiência até foi iniciada, mas, poucos minutos depois, foi adiada e ainda não tem data para ser retomada. Todos os atletas poderão seguir atuando por seus clubes até que haja um novo julgamento.

Os fatos descritos na súmula do árbitro João Baptista de Arruda foram entendidos de forma divergente pela Procuradoria, que fez a denúncia por fatos distintos. Como só o presidente do TJD-RJ, José Teixeira Fernandes, pode arquivar (ou não) as supostas infrações descritas na súmula, e isso vai levar mais tempo, o julgamento acabou adiado. Uma nova data será definida nos próximos dias, e é bem possível que a nova audiência ocorra na semana que vem.

TJD Flamengo Vasco pico paulinho bernardo guinazu (Foto: Ivan Raupp / GloboEsporte.com) 
Pico e Paulinho atrás, e Bernardo e Guiñazu na frente (Foto: Ivan Raupp / GloboEsporte.com)

- A denúncia foi contra os argumentos que foram expostos pelo árbitro na súmula. Quem pode arquivar os fatos relacionados é o presidente do TJD. Para não suprimir essa prerrogativa, a denúncia foi anulada para então retornar à Procuradoria, cumprindo o procedimento da maneira correta - explicou o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, ao deixar o local.

Paulinho havia sido denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em "impedir oportunidade clara de gol" e prevê pena de uma a três partidas de suspensão. Bernardo, Guiñazu e Anderson Pico tinham sido enquadrados no artigo 257, por "participar de rixa, conflito ou tumulto durante a partida". A pena, neste caso, varia de seis a 10 partidas.

Na súmula do jogo, o árbitro relatou agressão entre os atletas. No texto, disponível no site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ele descreve um "soco no queixo" de Pico em Bernardo, que deu uma "peitada" em Paulinho. Guiñazu, segundo o relato da súmula do árbitro, acertou "um tapa no peito" de Anderson Pico.

Já classificado para as semifinais, o Flamengo encara o Nova Iguaçu às 22h desta quarta-feira, em Macaé, pela última rodada da Taça Guanabara. O vasco, por sua vez, pega o Volta Redonda nos mesmos dia e horário, em São Januário, para confirmar sua vaga. As semis do Carioca serão disputadas nos dois próximos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário