sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Chuva forte deixa Maracanã com áreas inundadas e peixes

A chuva que caiu no Rio de Janeiro na noite da última quinta-feira trouxe prejuízos para o Maracanã. O estádio, que do lado de fora já apresentava um cenário devastador, também teve consequências na parte interna. Como está em uma região abaixo do nível do mar, houve pontos de inundação e acúmulo de lixo, o carpete em torno do campo chegou a levantar, e até peixes foram vistos no local - provavelmente oriundos do Rio Maracanã.

Um dos problemas foi com o banco de reservas, coberto por água. As salas de entrevista coletiva de imprensa, estacionamento VIP, banheiros e corredores internos ficaram inundados. A água invadiu o local principalmente pelo setor Leste. Em uma das bandeirinhas de escanteio, era possível ver as poças. A equipe do GLOBOESPORTE.COM passou pelo entorno do estádio e conversou com funcionários que relataram alguns dos problemas e preferiram não se identificar. 

maracanã estragos da chuva de sexta-feira (Foto: André Durão) 
Entorno do Maracanã alagado após chuva da noite de quinta-feira  (Foto: André Durão)



É tão ruim a situação no auditório onde geralmente são realizadas as entrevistas coletivas que já se cogita a mudança de local para os jogos deste fim de semana - Flamengo x Cruzeiro, no sábado, e Botafogo x Criciúma, no domingo, ambos válidos pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Outro problema é o sistema de som. Ao ser testado, apresentou algumas falhas.

O caso não é uma novidade. Em março deste ano, em apenas 30 minutos o estádio recebeu um volume de 90mm (número considero alto) na chuva que atingiu o Rio, com o estádio ainda em construção. Em 2010, antes do fechamento para obras, um jogo do Flamengo chegou a ser adiado na Libertadores.

Segundo especialistas, o problema está no tipo de terreno onde o Maracanã está localizado: originalmente um mangue, a área encontra-se abaixo do nível do mar. Além do Rio Maracanã, outros rios que formam a Bacia Hidrográfica do Canal do Mangue, como o Joana, são indicados como motivos para o grande volume de água em dias de forte chuva.

Manifestação

É esperada para a tarde desta sexta-feira, na estátua do Bellini, uma manifestação contra a grande quantia de dinheiro envolvida nas obras para modernização do estádio. Os protestos devem ser direcionados aos gastos considerados excessivos de mais de R$ 1 bilhão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário