quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Negueba, o retorno: 'Não se ganha a torcida do Fla de um dia para o outro'


negueba flamengo treino (Foto: Pedro Martins / Agência Estado)Por ora, as caras novas do Flamengo são velhas conhecidas dos rubro-negros. O meia Rodolfo vai voltar a defender o time profissional, e o volante Muralha, que estava emprestado na Portuguesa, retorna. Ambos se apresentam com o grupo em 8 de janeiro. E quem regressou mesmo antes de 2013 acabar foi Negueba. Devolvido pelo São Paulo antes do término do empréstimo, previsto para 31 de dezembro, o jogador, de 21 anos, treinou com a equipe de Jayme de Almeida dos últimos dias de novembro até o a primeira semana deste mês. Vai ser aproveitado e espera, enfim, vingar no Rubro-Negro. O contrato dele vai até 2015.  

- Está sendo bom voltar ao Flamengo, onde eu fui criado, estar com meus companheiros que sempre me ajudaram, estar perto da minha família. Tenho vínculo com o Flamengo, o professor Jayme disse que contava comigo, me deu uma nova oportunidade de demonstrar para as pessoas que posso dar a volta por cima - disse, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Negueba tinha em 2013 a esperança de deixar de ser apenas mais uma promessa das categorias de base do Flamengo. Mas, dez meses, só cinco jogos e nenhum gol depois, o atacante deixou o São Paulo pela porta dos fundos. Indolente para alguns, azarado para outros, o jogador retornou ao Rio com futuro incerto, mas ganhou uma chance.

- O Jayme me conhece desde que eu tinha dez anos de idade. Ele era dirigente da base, me acompanhou. Teve uma conversa comigo, está me dando uma nova chance de mostrar meu futebol, de fazer história no clube. 

Quando foi para o São Paulo, apostava em se firmar no reencontro com Ney Franco, técnico com quem viveu grande fase na seleção sub-20. No entanto, logo no terceiro dia de treinos na pré-temporada, realizada no CT de Cotia, o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e perdeu todo o primeiro semestre.

- Fiquei seis meses tratando para voltar a jogar. Uma experiência que não desejo para ninguém, mas com essas coisas que acontecem você vai tendo mais maturidade, aprendendo com a vida. Vai se renovando como profissional e vai dando mais valor para as coisas.

 Quando voltou a treinar com bola no São Paulo, em junho, Negueba reencontrou um grupo mudado. Ney entrou em atrito com vários jogadores, perdeu força com o presidente Juvenal Juvêncio e acabou demitido. Os quatro jogos nos quais atuou com Paulo Autuori não foram suficientes para firmá-lo como titular ou ao menos como uma boa opção. Com Muricy, tudo piorou.

O “tratamento de choque” proposto pelo técnico pegou Negueba e alguns atletas de surpresa. Muricy gosta de exigir o máximo do elenco, com atuações “no limite”, como gosta de dizer. Negueba foi a campo nos 25 minutos finais da partida contra a Ponte Preta, estreia do treinador, e decepcionou. Errou passes, dribles e nada ajudou. Não voltou mais.

Relação conturbada com a torcida do Flamengo

O Flamengo envolveu Negueba na negociação com o São Paulo para ter o meia Cléber Santana, em setembro do ano passado. Na época, o atacante havia perdido espaço com o técnico Dorival Júnior e era muito criticado pelos torcedores.

- Estou há dez anos no clube e sei lidar com a pressão. Isso aconteceu no início do ano e me recuperei. Acho injusto (ser perseguido pela torcida). Estão me culpando por tudo. Isso está sendo complicado - disse, na época, ao GloboEsporte.com.

Hoje, Negueba prefere escolher bem as palavras. Se possível, evitá-las. O que ele quer é jogar.

- Não adianta ficar falando muito. Tenho que voltar a treinar, voltar a ganhar uma boa forma física, para aí sim tentar conquistar a torcida. Não se ganha a torcida do Flamengo de um dia para o outro. Vou voltar com vontade e o carinho da torcida vai voltar. 

Negueba, que já foi titular e xodó dos rubro-negros por alguns jogos, volta ao clube em ano de Libertadores. Pouco a pouco, espera ganhar espaço. E sabe que precisará ter paciência.

- Conquistar uma vaga no grupo que vai jogar a Libertadores é um pouco mais complicado (risos). Tenho que voltar para que as oportunidades venham e eu possa beliscar uma vaguinha - frisou.

No Flamengo, Negueba conquistou o Carioca de 2011 pela equipe principal. Na base rubro-negra, foi titular na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior naquela mesma temporada. Pela seleção brasileira, ganhou o Mundial Sub-20 também em 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário