domingo, 15 de dezembro de 2013

Flamengo dá entrada em pedido como 3º interessado no processo da Lusa


Michel Assef Filho, dir. Jurídico do Flamengo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Nesta segunda-feira, Flamengo e Portuguesa serão submetidos ao julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que pode mudar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa corre o risco de perder quatro pontos e cair - o que salvaria o Fluminense - por ter usado o jogador Héverton na última rodada do Brasileirão, diante do Grêmio. Suspenso por dois jogos, o atleta havia cumprido apenas um e não poderia ter atuado na partida. O início da pauta está marcado para 17h. O caso da Lusa está previsto para ser o primeiro em pauta. O Flamengo, que também pode perder quatro pontos pela escalação do lateral-esquerdo André Santos contra o Cruzeiro, pela última rodada (ele teria de ter cumprido a suspensão de um jogo nessa partida), contudo, deu entrada em pedido para ser homologado como terceiro interessado no processo da Lusa na última sexta-feira.

Como a Lusa usa argumentos que também serão sustentados pelos rubro-negros, o advogado que defenderá o clube da Gávea, Michel Asseff Filho, entrou com o pedido no tribunal para poder fazer uma sustentação desses argumentos em comum já no julgamento do clube paulista, para não exaurir o tema antes do início da análise do processo de infração do Flamengo. A Portuguesa será defendida pelo advogado do Corinthians, João Zanforlin. O Fluminense também deu entrada em pedido para ser registrado como parte interessada..

O detalhe é que o Flamengo também corre risco de rebaixamento. Se for punido, e a Portuguesa, absolvida, o clube rubro-negro entrará para a zona de rebaixamento, com 45 pontos ganhos, livrando da queda o Fluminense, que terminou a campanha com 46. 

Durante a semana, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, mostrou indignação pelo que chamou de “tentativa de golpe” e rechaçou qualquer possibilidade de queda do Fla. 

 - Nem vamos falar de queda, porque tenho certeza que não vai acontecer. Mas meu sentimento é de indignação. Estávamos em uma tentativa de moralizar o esporte e, de repente, vemos uma tentativa de golpe contra os princípios éticos e morais que deveriam reger o esporte - disse o mandatário, na ocasião em Assunção para o sorteio dos grupos da Libertadores, em entrevista à Band News.

Bandeira disse ainda que não houve erro por parte do Flamengo na escalação de André Santos, principalmente porque o jogo contra o Cruzeiro já não valia nada para ambas as equipes. Apesar das críticas, o presidente disse confiar na decisão do STJD.

- Temos razão nesse caso. Não houve nada errado. Admitindo que os membros do Tribunal entendam que Portuguesa e Flamengo erraram, não existe nada nem ninguém que obrigue a perda de pontos. Foram jogos praticamente amistosos, ninguém se beneficiou da escalação desses jogadores. Confio na decisão do STJD, mas temos que nos perguntar qual é a definição de Justiça Desportiva. Ela deve trabalhar para que os interesses esportivos se sobreponham a outros interesses. É uma situação extremamente desagradável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário