quarta-feira, 13 de junho de 2012

Em papo com garotos, Zinho alerta: volta à base pode ocorrer



Zinho - Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) O Flamengo ganhou juventude nesta terça-feira. Os meias Thomás, Mattheus e Adryan e o zagueiro Frauches foram reintegrados ao grupo principal. Mas não significa que deixarão os juniores de vez. O diretor de futebol Zinho chamou os quatro para uma conversa franca e explicou que quando a equipe de baixo voltar a jogar é possível que eles retornem à base. Depois da disputa do Carioca da categoria, os garotos ganharam um mês de férias. A próxima competição está marcada para agosto: a Taça BH. Até lá, o quarteto terá a chance de mostrar que pode ficar entre os profissionais.

- A volta deles faz parte de um planejamento. Os juniores terminaram o estadual e estava planejado pela coordenação do amador que esses jogadores entrariam de férias. É o único período possível, já que depois começa a Taça BH, aí vem o Brasileiro, Copa São Paulo e Carioca. Nós trouxemos alguns para que eles novamente tivessem o convívio com o profissional, para que a comissão os observasse de perto. São novas opções para a comissão técnica. O Brasileiro é um campeonato longo, são problemas de contusão, de cartão, e eles estão de férias. Fiz uma reunião com esses atletas e falei que, no momento, estão no profisisonal. Vão ficar esse período à disposição, aí é opção do treinador escalar ou não - afirmou o diretor.

Zinho diz que os jogadores estarão preparados em caso de retorno aos juniores. Ele citou o próprio exemplo para orientá-los:

- Quando os juniores voltarem das férias, se esses jogadores não forem aproveitados e a comissão da base precisar, eles voltam. É um processo normal. Deixei os jogadores tranquilos para que entendam essa posição. Não é demérito voltar a jogar nos juniores. Já passei por isso e é bom voltar. O Joel vai ver o dia a dia deles, o comportamento, como estão, se estão prontos para atuarem no profissional. Eu também quero ver. Isso aconteceu com vários outros que temos formados no clube, como Paulo Victor, Welinton, Marllon, Muralha, Diego Maurício, Negueba. Alguns deles estavam há pouco tempo na Copa São Paulo. Acreditamos no potencial desses novos jogadores e temos de ter calma para que possam render o melhor.

O diretor acredita que a mescla de experiência e juventude será importante para o trabalho no segundo semestre.

- Acho que o Flamengo tem um time mesclado. É o ideal. Você não faz um time só de garotos e não faz um time só com experientes. Em certos momentos precisa de um time mais cascudo. Em outros é importante ter a juventude. Contra a Ponte Preta, Joel usou jogadores de mais idade, como Léo Moura, Renato, Kleberson e Deivid. Não deu certo, ele observou bem e no jogo seguinte, contra o Coritiba, colocou Luiz Antonio e Diego Maurício, que deram mais velocidade ao time.

Aos 19 anos, Thomás volta ao time profissional após a conquista do Torneio Internacional 8 Nações, na África do Sul, com a seleção brasileira sub-20. Ele foi o camisa 10 da equipe do técnico Ney Franco. Thomás chegou a ser titular do Flamengo na temporada passada. Começou quatro dos nove jogos que disputou. Foi Vanderlei Luxemburgo que apostou no jogador. Em 2012, o garoto jogou oito vezes, mas teve poucas chances com Joel Santana.

Adryan, 17 anos, vestia a camisa 10 dos juniores, mas amargou a reserva em alguns jogos da categoria no Campeonato Carioca. Ele teve apenas duas chances em jogos oficiais pelo profissional. Logo na estreia, fez um gol na vitória por 4 a 0 sobre o Bonsucesso. Em 2011, o jogador chegou a despertar o interesse de times como o Manchester United, da Inglaterra. Em abril, ele integrou a seleção sub-20 que acabou eliminada na semifinal da Copa do Mediterrâneo, em Barcelona. O jogador, porém, foi eleito o craque do torneio.

Nascido durante a conquista da Copa do Mundo de 1994, Mattheus, filho do tetracampeão Bebeto, tem 17 anos e vinha tendo atuações destacadas nos juniores, com 16 gols no Campeonato Carioca.

Aos 19 anos, Frauches também é tido como grata revelação. Enquanto a diretoria busca reforços para o setor defensivo, o zagueiro passa a ser mais uma opção para Joel Santana. O jogador foi capitão do time campeão da Copa São Paulo de Júnior 2011 e começou a treinar com os profissionais no mesmo ano. Em 2011, serviu à base da seleção e conquistou dois títulos: a Copa do Mundo Sub-20 e a Copa Internacional do Mediterrâneo, esta última com a seleção brasileira sub-18.

Todos os garotos já têm nomes e números às costas. Adryan é o 37; Thomás, o 20; Mattheus veste a 43, e Frauches, a 29.


Nenhum comentário:

Postar um comentário