quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cielo bate Fratus e faz o melhor tempo do mundo no ano nos 50m livre


Quando deixou a piscina nas eliminatórias do Troféu Maria Lenk, com o melhor tempo do mundo na temporada, Bruno Fratus falou grosso. Ficou feliz por ter mostrado que não está para brincadeira e que quer chegar aos Jogos de Londres com chance de brigar por uma medalha. A alegria durou poucas horas. Na final dos 50m livre, na noite desta quinta-feira, o nadador do Pinheiros viu a condição de número 1 do ano passar para Cesar Cielo. Assim que bateu na borda, o recordista mundial da distância (20s91, em 2009, com um supermaiô) soltou um "Eu disse". Tinha levado o ouro e cumprido o objetivo traçado para a competição: fazer a sua melhor marca na carreira sem o traje. Os 21s52 ficaram para trás. Cielo tem agora 21s38.

- Albertinho (o técnico Alberto Silva) pensou que fosse fazer 21s33. Ele apostou nisso, mas eu gostei bastante também. Fiz o melhor tempo da minha vida, é trabalhar um pouquinho mais em cima dos detalhes e fazer a preparação final mais afinada que eu acho que dá para bater meu recorde olímpico lá (21s30), mesmo sem os trajes. Acho que dá pra fazer melhor lá. A grande diferença agora vai ser passar o barbeador e a parte mental. Vou estar mais ligado e com a adrenalina mais alta lá nos Jogos. Estou muito contente e vou esperar coisa melhor em Londres - comemorava o campeão olímpico, que deixou para trás Fratus (21s76) e o francês Fred Bousquet (21s79), que ainda é dono do melhor tempo após a era dos supermaiôs (21s36).

Bousquet fracassou na seletiva francesa e não conseguiu vaga olímpica nos 50m livre. Quem vinha dominando a prova era o australiano James Magnussen. O tempo de 21s74, estabelecido por ele no Campeonato Australiano, era, até o início do Maria Lenk, o melhor da temporada. 

Cielo 50m livre maria lenk (Foto: AFP) 
Cielo se concentra antes de estabelecer a melhor marca do ano nos 50m livre (Foto: AFP)

Sobre o tempo funcionar como um recado para o jovem rival australiano, James Magnussen, que andou provocando o brasileiro, Cielo levou tudo na esportiva.

- Não estou nadando para ganhar dele. Cada um sabe o que faz e ele que absorva esse tempo que fiz hoje do jeito que quiser. O primeiro passo está dado.

Bruno Fratus também não tinha do que reclamar. Já Fred Bousquet... A marca alcançada nesta quinta seria suficiente para garantir sua participação nos Jogos.

- Não tem como não ficar contente fazendo o melhor tempo do mundo de manhã e terminando o dia com o segundo sendo ultrapassado pelo Cesar. Não é que isso seja natural, mas não chega uma preocupação até por ele ser o atleta que é. Estou feliz, sim. Queria ter nadado mais rápido, mas estar bem posicionado no ranking mundial nesta reta final é o mais importante - disse Fratus.

Nesta quinta-feira, serão disputados os 200m costas, 50m borboleta, 100m peito e 4x100m livre (feminino e masculino) e 800m livre (feminino).

As eliminatórias do Maria Lenk começam às 9h30m; as finais, às 19h.  O SporTV transmite ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário