terça-feira, 17 de novembro de 2009

Flamengo deve recorrer à Fifa para ser ressarcido por lesão de Maldonado

A lesão que Maldonado sofreu no joelho esquerdo durante o amistoso do Chile contra a Eslováquia, nesta quarta-feira, na Europa, caiu como uma bomba no Flamengo. Além das lamentações de Andrade, que confirmou Toró como seu substituto, o vice de futebol, Marcos Braz, prometeu brigar pelos direitos rubro-negros.

O dirigente disse que entrará em contato com a federação chilena de futebol para que ela pague não só o tratamento do volante, mas também os seus salários enquanto estiver machucado. Até o momento não existe uma previsão de recuperação do jogador.

- Vou aguardar, mas se for confirmada que é uma lesão grave, o Flamengo irá acionar a federação chilena para pagar os salários dele no período de recuperação. Vamos recorrer a todas as instâncias para que isso ocorra, inclusive à Fifa – afirmou Marcos Braz.

Para tomar essa decisão, o dirigente consultou o advogado Marcos Motta, especialista em direito internacional. Segundo ele, existe base legal para o Flamengo ser beneficiado em caso de confirmação de que a lesão de Maldonado é grave.

Em 2007, a Fifa determinou o pagamento de um milhão de libras (cerca de R$ 2,8 milhões) ao Newcastle por conta da lesão sofrida pelo atacante Michael Owen em um jogo pela seleção inglesa contra a Suécia, na Copa do Mundo de 2006.

- Apesar de o estatuto da Fifa dizer que o clube que cede o jogador para a seleção deve fazer um seguro, ele não diz se este seguro é pra cobrir despesas médicas, salários do jogador, danos pela ausência... Temos casos anteriores submetidos à corte européia como, por exemplo, o do Owen. Então há base legal para o Flamengo. Mas primeiro vamos entrar em contato com a Fifa e com a federação chilena para saber se existirá uma compensação ao Flamengo. Primeiro vamos buscar um acordo, se não vamos recorrer ao procedimento formal – explicou Marcos Motta.

No Ninho do Urubu, Andrade também ficou surpreso com a lesão de Maldonado. Primeiramente, porque acreditava que o amistoso contra a Eslováquia seria realizado apenas na quarta-feira. Depois, pelo fato de ter um desfalque importante e inesperado para o jogo contra Goiás, domingo, no Maracanã. Antes da coletiva de imprensa nesta terça-feira, ele reclamou, com bom humor.

- Aqui eu sou um administrador de problemas – disse o técnico.

Em seguida, durante a coletiva, Andrade deixou a entender que Toró, que substituiu Maldonado no último domingo contra o Náutico, em Recife, continuará no time.

- Espero que não seja nada grave. Seria uma perda lamentável porque ele é muito importante pro time. Se bem que o Toró foi bem contra o Náutico – disse o treinador.

Esta foi a terceira vez em 2009 que um jogador do Flamengo se machuca a serviço de uma seleção. O volante Kleberson lesionou o ombro direito no amistoso do Brasil com a Estonia, em Agosto, e só está voltando ao time nesta semana. Ele deve, inclusive, ser relacionado contra o Goiás. O outro caso foi com o atacante Adriano, que sofreu um corte no tornozelo esquerdo no jogo contra a Bolívia, em outubro, pelas Eliminatórias. Porém, o Imperador se recuperou rapidamente e não perdeu qualquer jogo do Rubro-Negro por causa do problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário