sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Presidente do Conselho explica voto secreto e espera substituto de Wallim


A noite de quinta-feira foi agitada na sede da Gávea. Cavaletes de ferro isolavam o auditório Rogério Steinberg e era preciso senha para entrar na votação para impugnação ou liberação de três chapas inscritas nas eleições do Flamengo. Patricia Amorim e Jorge Rodrigues tiveram suas candidaturas aprovadas, enquanto Wallim Vasconcellos e seu vice Rodolfo Landim tiveram seus nomes vetados pelos votantes. Presidente do Conselho de Administração do Flamengo, Mauricio Gomes de Mattos explicou por que optou pelo voto secreto e disse que aguarda o anúncio oficial dos nomes dos substitutos de Wallim até o fim do dia - segundo apuração do blog Primeira Mão, Eduardo Bandeira de Mello será o candidato, com João Henrique Areias como vice. A eleição será 3 de dezembro, uma segunda-feira.

- A sessão não terminou, está aberta. Pelo estatuto, tenho até o dia 10 para homologar as chapas. O Wallim e o Landim tiveram um problema baseado em artigo do estatuto do clube, mas pediram a substituição dos nomes, e, a contar de ontem, têm 24 horas para apresentá-los. Sendo sócio em condições legais, sem problemas. E vamos também analisar as certidões dos candidatos, não havendo impedimento as chapas serão homologadas - afirmou Mauricio Gomes de Mattos.

As candidaturas de Wallim Vasconcellos à presidência do Flamengo e do seu vice, Luiz Rodolfo Landim Machado, foram impugnadas pelo Conselho de Administração por não terem cinco anos de vida associativa ininterrupta no clube, requisito para concorrer no pleito. As votações foram separadas. Wallim foi impugnado por 54 a 31. Landim, por 52 a 33.

A reunião do Conselho durou pouco mais de três horas. Antes de cada votação, advogados dos candidatos apresentavam argumentos de defesa. Patricia Amorim foi a primeira a passar pelo crivo, seguida de Jorge Rodrigues e, por último, Wallim Vasconcellos. Logo após o anúncio da impugnação, correligionários da atual presidente comemoraram de forma efusiva o veto ao candidato que tem apoio de Zico e aparecia com força em pesquisas realizadas no clube. Os votos foram feitos em pequenas cédulas de papel. O presidente do Conselho de Administração decidiu pelo voto secreto, foi alvo de críticas, mas depois garante que foi parabenizado pela decisão.

- Fui muito criticado, mas depois me deram razão. Se mantenho o rito de voto aberto aconteceria um debate em meio a um clima tenso e a reunião não acabaria nunca. E, com as chapas se odiando, poderiam acontecer ataques políticos agressivos e também pessoal. Com voto fechado, todos puderam votar sem nenhum tipo de pressão. Depois, recebi parabéns pela decisão - completou Mauricio.

Até o momento, Patricia Amorim, Maurício Rodrigues, Lysias Itapicurú, Ronaldo Gomlevsky e Jorge Rodrigues concorrem ao cargo para o triênio 2013-2015. A comissão eleitoral aguarda os nomes que serão lançados pela chapa de Wallim Vasconcellos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário