segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Alpinistas treinam para montagem da nova cobertura do Maracanã


No próximo dia 22 de novembro, a estrutura metálica que vai sustentar a cobertura do Maracanã começará a ser içada. O processo deverá ser concluído em cerca de 20 dias. A partir daí, entra em ação uma equipe de 25 alpinistas, que já está em fase de treinamento no estádio e vai ajudar no ajuste das peças dos cabos de aço nos pontos mais altos e críticos.

Trabalhando a cerca de 30 metros de altura, distância compreendida entre o solo e o teto do estádio, seguros por cordas e outros equipamentos de segurança, eles se consideram bem preparados para a missão, confiantes nas técnicas aprendidas e aperfeiçoadas em meses de treinamentos.

Alpinistas treinam para montagem da nova cobertura do Maracaña (Foto: Erica Ramalho) 
Alpinista treina para montagem da nova cobertura do Maracaña (Foto: Erica Ramalho)

- Em certos momentos dá um friozinho na barriga, mas passa, porque a gente sabe que o sistema é totalmente seguro e há pessoas qualificadas para nos dar proteção e socorro - atestou André de Souza Felgueras, de 39 anos.

Felgueras é um dos 17 operários da reforma do Maracanã que foram capacitados no final de setembro pela empresa ITC Training, para o alpinismo profissional. Liderados por Marcelo Xavier Regattieri, de 50 anos, sendo 10 na profissão, os alpinistas industriais, também chamados de iratas, atualmente se revezam em grupos de seis na execução de tarefas prévias, como a pintura das peças do anel de compressão, que servem também de exercícios de preparação para a fase mais aguda do projeto.

Alpinistas treinam para montagem da nova cobertura do Maracaña (Foto: Erica Ramalho)
- Já trabalhei embarcado em plataformas marítimas da Petrobras, fiz diversos trabalhos de pintura industrial e residencial e na colocação da cobertura do Engenhão. Mas a do Maracanã, além de ser maior, é muito mais complexa. Vai ser bom fazer parte de uma obra deste tamanho e liderar uma turma com qualificação de nível internacional como a nossa - exaltou Regattieri.

Os alpinistas se dividem em três níveis: o primeiro executa os serviços, o segundo fiscaliza as atividades e faz os relatórios das atuações de cada um e o terceiro é exercido por um supervisor de acesso por cordas, que, no caso do Maracanã, esta a cargo de Cláudio Celidônio. Todos os operários que foram qualificados com nível 1 são agora alpinistas industriais e podem seguir carreira na profissão depois das obras no Maracanã. Segundo Regattieri, o campo de trabalho é novo no país, mas está em franca expansão.

As informações são da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário