sábado, 13 de outubro de 2012

Welinton tem Dorival como escudo: 'Júnior Baiano estourou após sair'


Welinton costuma viver uma vida de extremos no Flamengo. De um lado, elogios e predileção de treinadores como Vanderlei Luxemburgo. De outro, a perseguição da torcida por conta de suas atuações. Revelado nas categorias de base, o defensor apareceu no time profissional em 2009, com o técnico Cuca, hoje no Atlético-MG. Com Andrade e Rogério Lourenço, chegou a ganhar algumas oportunidades, mas foi com Luxa, atualmente no Grêmio, que ficou com a vaga de titular. Após a saída dele e chegada de Joel Santana, perdeu espaço. E o jogador só foi renascer com Dorival Júnior. Contra o Corinthians, ficou no lugar de Frauches, que vinha tendo boas atuações. Welinton falhou ao perder o tempo de bola e não subir no lance que culminou no gol de Paulo André, o segundo do Timão.

Fora do duelo contra o Cruzeiro, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, por conta do terceiro cartão amarelo, ele dará novamente lugar ao companheiro Frauches. O atual comandante elogiou o jogador de 23 anos e o comparou ao zagueiro Júnior Baiano. Odiado por uns, amado por outros, deixou o Flamengo para defender as cores do São Paulo. Ele voltou ao Rubro-Negro em 1996, após passagem pelo Werder Bremen, mas nunca foi unanimidade para a exigente torcida, apesar de ter chegado até a seleção brasileira (jogou a Copa do Mundo de 1998).

- Muitos jogadores não se encontram em suas equipes, mas atravessam a rua e viram estrelas em outras. Ele tem velocidade, percepção, leitura de jogo. Errou em alguns momentos, mas tem qualidade na saída de bola. Tem perfil para ser um grande jogador. O Júnior Baiano estourou após sair daqui, assim como Djalminha, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes. Eu gostaria que se encontrasse aqui, porque teria um grande jogador dentro do grupo - disse Dorival.

Montagem, Welinton e Junior Baiano (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Welinton é comparado outra vez a Júnior Ba (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Welinton esteve perto de "atravessar a rua". Em junho, quase foi negociado por empréstimo para o Bahia. O clube baiano negou o interesse, Joel Santana disse desconhecer o possível acordo, e ele seguiu no Flamengo.

A era Luxemburgo foi quando Welinton teve mais oportunidades no clube. Ele foi defendido por Vanderlei inúmeras vezes. Assim como Dorival Júnior, o ex-comandante citou Júnior Baiano ao falar do jogador.

- Cismaram com o Welinton como cismaram com o Júnior Baiano. Não é permitido ao Welinton errar. Fico me perguntando: 'Será que eu sou burro?'. O Welinton tem todas as características de um bom zagueiro. Ele é rápido, tem habilidade e sobe bem na cabeça. O problema dele é na parte psicológica, vai chegar uma hora que vai conseguir mostar que é bom zagueiro. Aí ele vai acabar saindo, como foi o Júnior Baiano - relatou Luxa ao "Bem, Amigos!", do SporTV, em agosto de 2011, quando o defensor foi expulso em um clássico contra o vasco.

Enquanto não decola, Welinton segue trabalhando, sonhando com dias mais tranquilos pelo Flamengo. Quando Dorival Junior chegou, o zagueiro demonstrou o pensamento em relação à situação.

- Tenho que continuar trabalhando para as vaias ficarem para trás e só ter aplausos e elogios - comentou, no fim de agosto, ao GLOBOESPORTE.COM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário