sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ferj pode inchar Carioca-2013 e pôr turno extra antes de definir campeão



HOME Rubens Lopes (Foto: Paulo Sérgio)O Carioca pode ganhar ainda mais datas de jogos a partir de 2013. Caso a proposta enviada pelo clubes pequenos do Rio seja aprovada no Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), um terceiro pode ser implantado e seria formado com os quatro clubes de maior pontuação na competição. Com isso, os campeões dos dois primeiros turnos não terão lugar garantido na decisão do Estadual. 

- Achei a proposta excelente, porque vai premiar quem tiver mais regularidade e acabar com a distorção que teve neste ano, por exemplo, quando Fluminense e Botafogo, que tinham menos pontos que o Flamengo, decidiram o campeonato - afirmou o presidente do Madureira, Elias Duba, ao LANCENET!.

Com o popssível novo formato - que pode sofrer alterações no arbitral da Ferj, previsto para a última semana de outubro - os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio já terão vaga garantida na semifinal da competição, que será completada com dois de saírem do terceiro turno, do qual não participarão.

- É uma tentativa de aumentar o número de clássicos - completou Duba.

E para comportar a maior quantidade de jogos no mesmo espaço de tempo?

- Vamos ter que diminuir o intervalo entre as partidas, colocando mais jogos no meio de semana - disse Jânio Moraes, presidente do Nova Iguaçu.

Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente Rubens Lopes ainda disse que a finalíssima do Carioca - a ser disputada em dois jogos - não terá diferença de saldo de gols.

- Nas duas partidas finais, independentemente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo - afirmou Rubens Lopes.

O novo formato do Carioca lembra o que acontece no Campeonato Catarinense. Lá, mesmo que o time conquiste os dois turnos, ele disputa uma final contra o de melhor pontuação. Neste ano, o Figueirense pagou o preço e foi vice-campeão, faturando os turnos iniciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário