sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vice de futebol ganha autonomia de Patricia: ‘Não se mete no trabalho’



Faz pouco mais de 20 dias que Paulo César Coutinho recebeu e aceitou o convite da presidente Patricia Amorim para ser o vice de futebol do Flamengo. Desde então, a rotina do gestor de um fundo de investimentos mudou. Viagens, reuniões, problemas e mais problemas para resolver. A primeira medida: remontar o departamento de futebol.

- É um processo que ainda está em curso. Estou sentindo saudade da minha família – disse, pouco antes de deixar o Ninho do Urubu depois de acompanhar o primeiro dia de trabalho do novo gerente de futebol rubro-negro, Jairo dos Santos.

Paulo Cesar Coutinho, vice-presidente de futebol do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM) 
Paulo César Coutinho, vice-presidente de futebol do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

Segundo ele, a contratação de reforços está suspensa. Pelo menos por enquanto.

- Agora não adianta muito, não temos como inscrever. Mas estamos atentos ao mercado.

Patricia Amorim acumulava a função desde saída de Vinícius França, no segundo semestre de 2010. Com as demissões de Luiz Augusto Veloso, Isaías Tinoco e do técnico Vanderlei Luxemburgo, decidiu achar um novo dono para a pasta. Ela pretende reduzir os problemas e achar soluções com mais agilidade.

- A Patricia não se mete no meu trabalho. Me dá total autonomia. Ela já tem muitos problemas para resolver. Agradeço pela confiança. Todos os dias me reporto a ela para que tenha ciência do que está acontecendo. É a minha função. Ela diz: “Confio em você”. Às vezes, peço opinião dela. Ela vem aqui para trocar ideias, incentivar.

Um dos pepinos que precisa descascar tem nome: Alex Silva. O zagueiro está afastado do grupo desde o dia 16 de janeiro, quando decidiu não viajar à Bolívia. O jogador alegou direitos de imagem atrasados e move uma ação na Justiça contra o clube. Já esteve muito perto de um acerto com o Santos, mas não houve acordo. Ele deixou de treinar e está em Amparo, no interior de São Paulo.
 
- O Joel não tem interesse no Alex Silva. A situação ainda está indefinida, está difícil resolver. Li que ele disse que não quer mais voltar, então está sendo descontado por cada falta. Houve uma proposta do futebol chinês, mas ele não quis sair do Brasil. Às vezes, diz que quer ir para o Santos, mas também diz que quer ficar no Flamengo. Não houve acordo com os representantes dele. Uma reintegração é muito complicada. Não era a hora de fazer o que ele fez. O grupo ficou chateado com ele. A não ser que os jogadores aceitem ele de volta, mas neste momento acho difícil.

Coutinho também diz que tem acompanhado de perto o trabalho de Joel Santana. O técnico está há duas semanas no cargo e já disputou cinco jogos (três vitórias, um empate e uma derrota). Por enquanto, o treinador tem deixado de lado garotos como Thomás e Muralha, titulares em alguns momentos com Vanderlei Luxemburgo. O dirigente, por enquanto, entende.

- Estou dando um tempo para o Joel. Não me meto em escalação. Isso é assunto do treinador. Não tiro a razão dele (de querer observar os garotos), ele chegou há pouco tempo, pegou o bonde andando, mas acredito muito na evolução do time. Acho que já melhorou. Mas tem aquela coisa. Craque o Flamengo faz em casa e temos muitos talentos na base. As coisas vão se ajeitando.

Apesar da eliminação na semifinal da Taça Guanabara, o vice de futebol faz uma análise positiva dos cinco primeiros jogos da equipe com Joel.

- Fiquei feliz pela atuação do time contra o Vasco. Foi uma das melhores, mas ocorreu uma fatalidade. O Deivid perdeu aquele gol, mas recebeu todo o nosso apoio. Não foi o herói, mas daqui a pouco pode decidir. Todo mundo falou que o Felipe falhou, mas ele já ajudou o Flamengo em muitos jogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário