sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dívida: diferente de ídolos recentes do Fla, R10, ''o vagabundo'' some contra rivais do Rio



Petkovic foi protagonista do Flamengo na conquista do tricampeonato carioca de 2001, inclusive com o gol do título, e no Brasileirão de 2009. Na campanha do hexa, aliás, dividiu o comando do time com Adriano. Junto com o sérvio, o Imperador tirou o Rubro-Negro da fila depois de 17 anos. Vagner Love ainda não conquistou taças, mas a identificação com o clube e a torcida, os gols feitos nos primeiros seis meses de 2010 (23 em 29 partidas) e o estilo aguerrido o marcaram. Por isso os rubro-negros comemoram tanto sua a volta à Gávea nesta temporada.

Adriano Petkovic Flamengo 2 x 1 Grêmio 06/12/2009 (Foto: EFE) 
Adriano e Pet, peças de realce e decisivas no título brasileiro de 2009 (Foto: EFE)

Além da idolatria, o trio tem em comum o poder de decisão. Jogadores com o hábito de crescer em confrontos de peso, que assumem a responsabilidade de conduzir a equipe, especialmente nos clássicos regionais. Apesar da admiração de muitos rubro-negros, Ronaldinho ainda não conseguiu alcançar o patamar de Pet, Adriano e Love no clube, os ídolos mais recentes. O capitão da equipe deve, por exemplo, um gol contra um rival do Rio. Nenhum dos 23 que anotou pelo clube até aqui foi num clássico. O mesmo ocorre com as assistências. Foram 11 em 62 jogos, mas nunca contra   Fluminense, Botafogo e vasco.

O retrospecto contra essas três equipes é de 11 jogos, duas vitórias, oito empates e uma derrota. As atuações, quase sempre, muito apagadas. Foi o que se viu na última quarta-feira. Contra o vasco, na semifinal da Taça Guanabara, R10 pouco fez. Passou a maior parte do tempo aos toques para o lado e escondido. A atuação pífia acabou ofuscada pelo gol perdido por Deivid. Mas o assunto que dominou o noticiário do clube não blindou o capitão de críticas dos torcedores. A cada grande jogo, os rubro-negros esperam um show de Ronaldinho, mas ele não vem.

ronaldinho gaúcho vasco x flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM) 
Ronaldinho coleciona atuações apagadas diante dos maiores rivais do Fla (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)

- Tenho acompanhado o noticiário. Vi que colocaram o Ronaldo como o pior do jogo. A culpa não foi dele, não foi do Joel (Santana). Só tem um culpado. Eu fui o culpado – disse Deivid, nessa quinta-feira, aliviando a barra do companheiro.

É verdade que na temporada passada ele fez algumas boas apresentações, como na vitória por 5 a 4 sobre o Santos, pelo Brasileiro. Naquela partida, marcou três gols e comandou a equipe numa virada históríca. Mas é pouco. Na Taça Guanabara deste ano, foi mal contra Botafogo e vasco. Também quase não apareceu na partida contra o Lanús, na Argentina, pela Libertadores. Nas redes sociais, as críticas ao astro têm sido frequentes. O técnico Joel Santana defende o jogador, pede paciência, mas espera que o craque recupere a inspiração o quanto antes.

Pet, Adriano e Love: gols sobre todos os rivais cariocas. 

Vagner Love comemora gol do Flamengo (Foto: Ag. Estado) Se Ronaldinho economiza e some diante dos principais adversários rubro-negros, o trio nunca passou em branco contra nenhum dos três. Pet foi quem mais jogou: 28 partidas. O desempenho foi equilibrado. Dez vitórias, nove empates, nove derrotas e oito gols marcados. Cabe a ressalva: dos três, o gringo é o único da mesma posição de R10, apesar de Ronaldinho ter jogado a maioria dos clássicos como atacante.

Muito da construção do império de Adriano no Flamengo se baseou na força do jogador em clássicos. Em 16 confrontos, 11 gols marcados. Foram seis vitórias, sete empates e três derrotas. O Fluminense foi a vítima preferida. Em cinco partidas, cinco bolas na rede. Três delas num único confronto. Em 31 de janeiro de 2010, pelo estadual, o Rubro-Negro conseguiu uma vitória impressionante por 5 a 3, de virada. Uma das melhores atuações de Adriano pelo clube. Fez ainda quatro gols sobre o Botafogo e dois contra o vasco.

Love tem uma história um pouco mais curta nos clássicos cariocas, mas uma boa marca. Em oito jogos, cinco gols. O retrospecto não é bom nos resultados. Três vitórias, um empate e quatro derrotas. Com o gol marcado na quarta-feira passada, o Artilheiro do Amor fez do vasco sua maior vítima. Em três partidas, três gols. Tem também um contra o Botafogo e outro sobre o Fluminense.

Abaixo, o internauta confere o desempenho de Ronaldinho nos clássicos disputados por ele em 2011 e 2012:

tabela Clássicos Ronaladinho Gaúcho (Foto: arte Esporte)





Nenhum comentário:

Postar um comentário