quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Com bênção do Galinho, Flamengo estreia na Libertadores

Ídolo maior e principal estrela da constelação rubro-negra na conquista da única Libertadores da História do clube, em 1981, Zico analisou a estreia do Flamengo na competição, contra o Universidad Católica (CHI). O Galinho falou das dificuldades desta competição e também de como o Flamengo deve encará-la. Ele elegeu o Império do Amor como a principal arma para superar os adversários e recomendou que os jogadores evitem falar ou pensar em bicampeonato. Para Zico, é fundamental que eles se concentrem apenas no adversário da hora, para diminuir a pressão.

A ESTREIA

"Espero que o Flamengo tenha um bom começo. Quando se inicia bem uma competição, ganha-se confiança, segurança e também o respeito dos adversários. A Libertadores é a competição mais importante do continente e tem se valorizado enormemente a cada ano que passa. É uma competição gostosa de se jogar e todos os pontos são favoráveis para se fazer uma boa campanha."

A DIFERENÇA

"O Flamengo tem jogadores de muita qualidade técnica, como o Vagner Love, o Adriano e o Pet. Mas somente isso não basta. Para jogar bem, o Flamengo vai precisar deum todo. Só a técnica não ganha jogo. A preparação para a competição, com um conjunto forte, é o que fará a diferença. Esse aspecto é fundamental.

Não se pode entrar na competição pensando em conquista, em bicampeonato. É preciso disputar o título passo a passo, pensando jogo após jogo, sem ansiedade."

A ZAGA

"Não gosto de tocar em um ponto específico da equipe. O equilíbrio é a característica principal de um time vencedor. Não adianta colocar a culpa pela derrota em um ou outro setor. Todos ganham e todos perdem. É assim que funciona."

O PASSADO

"Na nossa época, a Libertadores não tinha a exposição que tem hoje, quando todos os clubes querem disputá-la e vencê-la. A competição dá exposição e divulgação enormes. Vale vaga para o Mundial e ainda existem as premiações, que aumentam a cada ano. Hoje, os times também se conhecem melhor, por conta da evolução dos meios de comunicação e principalmente pela internet."

A PRIORIDADE

"O Flamengo disputa um título inédito, que é o tetracampeonato carioca, e não pode se dar ao luxo de abrir mão disso, até pela grandeza e importância desta conquista. É melhor do que se estivesse conciliando o Campeonato Brasileiro com a Libertadores, o que seria bem mais difícil.

Quando ganhamos a Libertadores, havia períodos em que jogávamos todas as partidas. Praticamente tínhamos jogos de dois em dois dias.

Entrávamos em campo sempre. Só que às vezes não treinávamos para descansar um pouco mais. Fazíamos o famoso pijama training."

A CATIMBA

A catimba é algo que não existe mais. Nem a tal proteção aos times que atuam em casa. No meu tempo, havia uma grande preocupação com isso. Mas o futebol evoluiu, atingiu outro patamar. Ganha-se e perde-se dentro de campo. Não é preciso se preocupar com esses fatores. Isso tudo ficou para trás. Atualmente, os jogos da Libertadores são vistos no mundo inteiro, o que inibemuito esse tipo de prática."

Nenhum comentário:

Postar um comentário