sexta-feira, 20 de março de 2015

Luxemburgo alfineta e dá a entender que Eurico está no comando da Ferj


 
Coletiva Flamengo - Luxemburgo (Foto: Carlos Mota)O Clássico entre Flamengo e vasco já começou, e bem longe do Maracanã. Se a bola só vai rolar domingo, às 18h30m (de Brasília), pela 11ª rodada do Campeonato Carioca, nos bastidores a rivalidade ferve. No último domingo, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, acompanhou a vitória vascaína sobre o Nova Iguaçu, em São Januário, no camarote de Eurico Miranda. A proximidade entre os dirigentes não repercutiu bem no Ninho do Urubu, e, nesta sexta-feira, Vanderlei Luxemburgo aproveitou uma descontraída entrevista coletiva para demonstrar sua insatisfação com a situação.

Depois de confirmar a escalação sem mudanças em relação ao time que venceu o Brasil de Pelotas, pela Copa do Brasil, e brincar com a maioria dos jornalistas, o treinador abordou o tema no meio de uma pergunta sobre a rivalidade entre vascaínos e rubro-negros. Antes mesmo que a polêmica da decisão do ano passado, quando o Fla foi campeão com um gol irregular de Márcio Araújo, entrasse em pauta, Luxa tratou como anormal a relação entre Rubinho e Eurico.
 
- Tudo o que está sendo falado faz parte de uma rivalidade muito grande de vasco e Flamengo. A única coisa que não faz parte é saber que o presidente da Ferj está frequentando o camarote do presidente do vasco. O que não faz parte é o presidente do vasco estar sentado na cadeira do presidente da Federação em algum momento. Isso tudo é que não faz parte do jogo do futebol. Eu não tenho nenhuma preocupação quanto ao árbitro. Eu reclamo, gesticulo. Antigamente, eu ofendia, agora não. O que me preocupa mesmo é essa relação.

Outro tema que não poderia passar batido na entrevista de Vanderlei Luxemburgo era o indiciamento de Luiz Antonio pela polícia por estelionato. Ao contrário do ano passado, quando o caso veio à tona, o volante não foi preservado, treinou normalmente no centro de treinamento e será relacionado para o clássico. O treinador tratou o episódio com naturalidade.

- Não é mais um fato novo. É algo que já tinha acontecido lá atrás e está trabalhada. Sabíamos que podia chegar ao indiciamento ou não. O Flamengo está dando toda assistência, toda atenção na parte jurídica e veio treinar normalmente. O assunto está sendo tratado com naturalidade. Da outra vez, era um fato novo. Agora, não tem motivo para preservá-lo. Tem nosso apoio. O que aconteceu lá atrás está repercutindo e vai continuar.

O confronto com o Vasco, no entanto, não passou batido. Luxa admitiu que ainda sente frio na barriga em partidas deste quilate e resumiu como o confronto mais importante do futebol carioca.

- O  vasco veio de um ano ruim. Subiu, mas ficou aquela desconfiança. Agora, chega na liderança da competição. É um clássico que mexe muito com as pessoas e com os torcedores. Estamos preparados para essa rivalidade. Encontro o porteiro do prédio que fala que não pode perder para o vasco. O presidente do Vasco se envolve muito. É a maior rivalidade do Rio de Janeiro.

Com 23 pontos, o Flamengo é o terceiro colocado no Campeonato Carioca e ultrapassa o líder vasco em caso de vitória. A diferença entre os clubes no momento é de três pontos e somente um gol de saldo: 16 a 15. Para terminar a rodada em primeiro, o Rubro-Negro tem que torcer por um tropeço do Botafogo diante da Cabofriense.

Treino Flamengo - Luxemburgo conversa jogadores (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) 
Luxemburgo abre o treino e diz que pode colocar Everton e Arthur no clássico (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
 

Antes do clássico, o GloboEsporte.com transmite ao vivo, direto do Maracanã, a preliminar entre Flamengo e vasco. A transmissão começa às 15h45 e a bola rola às 16h15 (de Brasília). Não perca a chance de ver as joias dos rivais cariocas.  

Veja abaixo a coletiva na íntegra

Treino tático aberto

É um trabalho de momento. Cada momento é um momento. Abrimos o treinamento hoje, e o time que vai jogar é esse. Também coloquei o Everton e o Arthur para analisarmos. Amanhã vamos avaliar novamente. Se tiverem tranquilos, vão para o jogo, relacionados para o banco de reservas. Vamos usar quando for necessário. Sobre o treino, quando tem que abrir, abre. Quando não tem que abrir, vocês têm que entender também.

Entrevistas exclusivas antes do clássico

Isso é uma coisa que nós trabalhamos e que tem que ter uma reciprocidade de respeito. Por que eu tenho que deixar um atleta meu fazer uma matéria em que o meu adversário pode ter uma vantagem por alguma informação? Lá no vasco, vocês nem entram no treinamento. Eu respeito isso. E tem que ser respeitado esse tipo de comportamento das pessoas. Eu estou atento para preservar meus jogadores. É um trabalho que tem que ser respeitado.

Campeonato à parte para Eurico Miranda

O outro lado não me interessa. Me interessa o lado de cá. Encaramos como um clássico que tem uma rivalidade tamanha. Queremos ganhar o Campeonato Carioca. Nesse campeonato, está inserido o vasco, o Fluminense, o Botafogo e times pequenos. Essa rivalidade vai existir, é claro, e não pode ficar morta. 

Treino Flamengo - Luxemburgo  (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) 
Luxemburgo explica Paulinho na reserva: "Não está totalmente preparado" (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Paulinho na reserva

As pessoas não entendem o que acontece aqui dentro. O Paulinho não está totalmente preparado para iniciar jogando. Mais para frente, de repente, em outra situação. Com as lesões dos jogadores e a formação tática que eu quero, são as opções de momento. Não é preferência por esse ou aquele. É o momento da equipe.

Posição do Cirino e do Alecsandro

Eu já coloquei assim uma porção de vezes. Já disse algumas vezes que posso usar o Marcelo por dentro ou por fora. Eu prefiro o Marcelo por dentro, mas agora estou usando por fora. Venho fazendo isso alternadas vezes. Eu tenho um elenco que tem jogadores lesionados. Para o momento, a melhor situação é essa. 

 
 Números

Eu não me prendo aos números. Cada jogo é diferente. Acho legal esse tipo de discussão, de quanto tempo não vence e tudo mais, torcedor sacaneando o outro. Mas sabemos que futebol é dentro dos 90 minutos. Essas coisas não entram dentro de campo.

Doriva

Ele está começando bem para caramba. Já ganhou um paulista. Ele tem que começar novo mesmo. Quando comecei como técnico, na minha frente tinha Telê Santana, Evaristo... O cara que está começando não tem uma experiência como o mais velho, é claro. Mas ele pode ser jovem e competente. As pessoas confundem competência com experiência.

Jogo decisivo

Tem decisão sim. Se ganharmos, vamos encostar no vasco e a partir daí só dependemos de nós. Tem a Taça Guanabara também. Temos primeiro que buscar a classificação para disputar o quadrangular final.

vasco evoluiu nesse ano?


O vasco lá de Manaus já é um Vasco diferente hoje. É totalmente diferente, está liderando a competição. Tem jogos que o time joga bem, tem jogos que não. Contratou o Dagoberto, que é um jogador de referência, de conquista. O Vasco está preparado. Tudo o que está sendo falado faz parte de uma rivalidade muito grande de Vasco e Flamengo.

Sensações por causa do clássico

Mexe comigo. O dia que não mexer, eu tenho que me aposentar. Ainda sinto frio na barriga. Tudo isso faz parte do meu contexto. Um cara que vive um Vasco e Flamengo, um Atlético Mineiro e Cruzeiro, um Inter e Grêmio e não se sente diferente, não posso entender.

Importância do jogo

Envolve Vasco e Flamengo. O vasco veio de um ano ruim. Subiu, mas ficou aquela desconfiança. Agora chega na liderança da competição. É um clássico que mexe muito com as pessoas e com os torcedores. Estamos preparados para essa rivalidade.

Rivalidade no Rio

É a maior rivalidade. Encontro porteiro do prédio que fala que não pode perder para o vasco. O presidente do vasco se envolve muito. É a maior rivalidade do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário