sexta-feira, 20 de março de 2015

Flamengo e Flu voltam a atirar contra a Ferj após ameaça de tirar jogos do Maraca

O racha no futebol do Rio de Janeiro está escancarado. Em meio ao Campeonato Carioca, Flamengo, Fluminense e a Concessionária Maracanã voltaram a se pronunciar contra a Federação de Futebol do Estado por meio de nota nesta sexta-feira. Desta vez, após a Ferj ameaçar tirar as partidas decisivas do Estadual do Maracanã, o trio respondeu destacando que a entidade não tem poder para interferir nos jogos do estádio. 

- Entendemos que eventual decisão de retirar, de forma injustificada, jogos do Maracanã, antes de nos atingir, prejudica a imagem do futebol carioca e pune a sua principal razão de ser: o torcedor - diz um trecho da nota assinada pelo trio.

Flamengo x Fluminense Maracanã (Foto: Buda Mendes / Getty Images)Flamengo, Fluminense e Maracanã deixam claro, mais uma vez, racha com a Ferj (Foto: Buda Mendes / Getty Images)


O capítulo mais recente da polêmica que se arrasta desde janeiro começou na terça-feira, dia em que o Conselho Arbitral da Ferj decidiu que o custo operacional dos jogos do Maracanã seria calculado nos mesmos moldes do contrato da concessionária com o Flamengo. Ou seja, com divisão de lucro e despesas, diferentemente do acertado com o Fluminense, no qual o clube não tem gasto algum e pode lucrar apenas com os setores Norte e Sul.

No dia seguinte, as direções do Tricolor e do Rubro-Negro, que não haviam mandado representantes à reunião do dia anterior, juntamente com o Consórcio Maracanã, divulgaram uma nota conjunta repudiando a decisão.

A briga continuou, e a Ferj cobrou o Flu um valor de R$ 400 mil, referente à taxa de 10% que a federação tem direito em cada jogo do Estadual. O clube rebateu e contestou a dívida. O presidente Peter Siemsen, ao "Jornal Extra", fez ainda críticas a Eurico Miranda e Carlos Eduardo Pereira, mandatários, respectivamente de Vasco e Botafogo, que se defenderam e rebateram as acusações.

Veja abaixo na íntegra:

"A Concessionária Maracanã, Clube de Regatas do Flamengo e Fluminense Football Club esclarecem que: 

1. Desde o início das operações da Concessionária Maracanã, em 2013, já foram realizados 137 jogos, sendo 30 de Campeonatos Cariocas, tendo como mandantes não só o Flamengo e o Fluminense, mas também Botafogo, Vasco da Gama e Cabofriense, sempre mediante contratos firmados diretamente com a Concessionária.

2. Nunca houve durante todo este período qualquer conflito com os regulamentos da Ferj ou com as decisões desportivas dos seus arbitrais.

3. Flamengo e Fluminense não reconhecem na Ferj poderes ou legitimidade para intermediar suas relações comerciais com o Maracanã.

4. O contrato da Concessionária com o Governo do Estado do Rio de Janeiro estabelece que os contratos para utilização do estádio sejam firmados diretamente com os clubes. Desta forma, o Maracanã não tem motivos para firmar qualquer tipo de contrato ou convênio com a Ferj. 

5. Entendemos que eventual decisão de retirar, de forma injustificada, jogos do Maracanã, antes de nos atingir, prejudica a imagem do futebol carioca e pune a sua principal razão de ser: o torcedor. 

6. O Maracanã, Flamengo e Fluminense seguem firmes no propósito de lutar por um futebol carioca forte e próspero, onde os contratos sejam respeitados. 

Concessionária Maracanã, Clube de Regatas do Flamengo e Fluminense Football Club"

Nenhum comentário:

Postar um comentário