terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sai a tabela do Carioca, e Ferj fala em prejuízo aos cariocas no Brasileiro

O Campeonato Carioca de 2014 teve a sua tabela sorteada na tarde desta terça-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Para a primeira rodada, com os jogos ainda a serem alocados nos dias 18 ou 19 de janeiro, os confrontos das quatro grandes equipes do estado serão: Flamengo x Audax, Madureira x Fluminense, Vasco x Boavista e Resende x Botafogo. Completam a primeira rodada os seguintes jogos: Nova Iguaçu x Duque de Caxias, Cabofriense x Macaé, Friburguense x Bangu e Bonsucesso x Volta Redonda.

mesa arbitral da Ferj clubes cariocas (Foto: Vicente Seda) 
 
Mesa do arbitral na Ferj nesta terça-feira sobre a tabela do Carioca de 2014 (Foto: Vicente Seda)


O regulamento foi mudado para 2014, com o objetivo de diminuir o número de datas e permitir um período maior para a pré-temporada, atenuando o impacto do aperto do calendário em razão da realização da Copa do Mundo do Brasil. A competição, com 16 clubes, será disputada em turno único, com todos jogando contra todos em 15 rodadas. Os quatro primeiros se classificam para a fase semifinal.

As distribuições dos dias dos jogos em cada rodada ainda não foi feita, assim como ainda não ficaram definidos os locais das partidas. Confira as datas dos clássicos, que serão todos disputados nos fins de semana.

Vasco x Botafogo - 5ª rodada (1º ou 2 de fevereiro)
Flamengo x Fluminense - 7ª rodada (8 ou 9 de fevereiro)
Vasco x Flamengo - 8ª rodada (15 ou 16 de fevereiro)
Fluminense x Botafogo - 10ª rodada (22 ou 23 de fevereiro)
Botafogo x Flamengo - 13ª rodada (8 ou 9 de março)
Fluminense x Vasco - 14ª rodada (15 ou 16 de março)

Respostas às críticas do Flu

O arbitral transcorreu de forma rápida e tranquila. Mas o início da reunião foi em clima de ironia e resposta a críticas, por parte do presidente da Ferj, Rubens Lopes. Ele aproveitou o arbitral de clubes para definição da tabela do Campeonato Carioca de 2014 para devolver as críticas que recebeu de dirigentes do Fluminense, cobrando um melhor calendário e um torneio mais rentável. Ele incluiu no edital de convocação a análise de uma suposta proposta de calendário, sem que isso fosse solicitado ao Fluminense de acordo com o representante do clube, Marcelo Penha. Com o microfone na mão, Lopes deu a palavra ao representante:

Rubes Lopes presidente FERJ (Foto: Vicente Seda)- Tomamos conhecimento de algumas críticas feitas pelo Fluminense, discordando do calendário. Acho que o local de discussão de entendimento e decisão a respeito desses temas é nessa reunião do Conselho Arbitral e mais especificamente na Assembléia Geral. Então gostaria de passar a palavra ao Marcelo Penha.

Penha, então, respondeu, prejudicado por estar sem microfone, fazendo com que boa parte dos presentes não ouvissem o que disse:

- Em momento algum a Federação solicitou uma proposta. O Fluminense em momento algum pediu a inclusão desse item na pauta. Não há nada a apresentar.

Lopes então emplacou a reprimenda:

- Tendo em vista que o assunto se restringiu a críticas de um modo geral e o Fluminense formalmente não tem nada a apresentar, o assunto está resolvido.

Em clima eleitoral e com o time ameaçado de rebaixamento, o ambiente político do Fluminense ferve. Deley, candidato de oposição a Peter Siemsen, costura uma boa relação com a Ferj, ajudado por Alcídes Antunes, ex-diretor da Ferj e vice de futebol tricolor demitido pela atual diretoria. Eles almoçaram juntos na entidade recentemente. Por outro lado, a relação de Siemsen com Lopes está cada vez mais azeda. As críticas públicas ao Estadual não foram bem digeridas pela entidade, que cobra nos bastidores outra postura do clube.

Rebaixamento vira argumento para união

Passado o momento mais áspero do arbitral, o restante da reunião transcorreu em absoluta tranquilidade. Foi decidido o formato do Carioca Sub-20, com turno e returno jogando todos contra todos e os vencedores de cada turno fazendo a final. O sorteio da tabela também foi rápido e sem contestações. No fim, o presidente do Madureira, Elias Duba, pediu a palavra, pediu ao presidente da Ferj posições enérgicas para que os clubes do Rio não fossem prejudicados, e afirmou que o momento é de aflição para todos pois o possível rebaixamento de grandes clubes do Rio (este ano, os dois que correm risco são Vasco e Fluminense) prejudicaria todos os demais.

- É um momento aflitivo para todos nós, o presidente (da Ferj) precisa tomar uma providência. O futebol do Rio não pode ser prejudicado como vem sendo. O futebol do Rio não pode ter os grandes na Segunda Divisão. A descida para a Série B de potências como Vasco ou Fluminense afetará a todos. Por isso é um momento aflitivo para todos. Que vocês (dirigentes de Fluminense e Vasco) tomem todas as precauções – disse Duba.

Em seguida, Roberto Dinamite, presidente do Vasco e único mandatário dos grandes a comparecer, elogiou a calmaria na reunião e comentou a declaração de Duba.

- Tudo foi tranquilo no arbitral, isso é ótimo, e essa declaração do presidente do Madureira é importante. Temos de estar unidos e tendo também o representante maior da Ferj junto dos clubes.


Rubens Lopes, por sua vez, aproveitou o momento para entrar no discurso de união e acabou alfinetando mais uma vez o Fluminense. - Gostaria de me alinhar com o presidente do Madureira, tenho feito todos os esforços na cruzada de apoio ao Fluminense e ao Vasco. Quando se trata de Rio de Janeiro, somos indivisíveis, independente das cores que cada um possa ter. Todos os seguimentos do futebol do Rio devem se unir. Precisamos fazer com que este estado seja forte. Com isso, os clubes também serão fortes. O Fluminense tem tanto tempo que não se aproxima de nós...O presidente da Ferj ainda afirmou que considera que os clubes do Rio estão sendo prejudicados e declarou apoio a Dinamite, apesar de ter como notório aliado Eurico Miranda, opositor do mandatário do Vasco.

- Coincidências como jogos de clubes do Rio sendo conduzidos sempre pelas mesmas pessoas e consequências desastrosas, ou previstas em determinadas ocasiões. Você, Roberto, tem aqui o meu apoio, ao presidente do Fluminense, tenho também a bandeira do Fluminense e vou, dentro das minhas possibilidades, estar sempre do lado desses clubes, como de todos os demais em termos de futebol do Rio. Entre nós, resolvemos as nossas questões.

Lopes ironiza tricolores: ‘Caíram de pára-quedas’

Depois do fim do arbitral, Lopes ironizou a diretoria do Fluminense ao ser indagado sobre o início do encontro quando deu a palavra aos tricolores para apresentar a proposta de calendário. Ele comentou a insatisfação com declarações recentes da diretoria do clube.

- Isso é natural, principalmente as pessoas que desconhecem o sistema do futebol, que chegaram no futebol hoje, caíram de pára-quedas, aí cometem enganos por desconhecimento. Demos a oportunidade de defenderem suas ideias, mas isso lamentavelmente não aconteceu. Quem sabe em uma próxima oportunidade.

Questionado sobre a relação com o presidente tricolor Peter Siemsen, ele disse:

- O Peter é nosso advogado, dentro da especialidade dele, que é marcas e patentes. Todas as vezes que tivermos demandas nessa área, ele será o advogado.

Ele ainda respondeu sobre sua torcida a respeito dos dois clubes ameaçados de rebaixamento no Brasileiro:

- Se depender de mim não cai ninguém, nem que tivesse de mudar alguma coisa.

Patrocínio para pequenos e laudos de estádios

O presidente da Ferj anunciou também no fim da reunião que uma marca de bebidas patrocinará o campeonato e também oferecerá uma quantia, ainda não determinada, para estampar marca em todos os uniformes dos clubes de menor expressão. De acordo com Lopes, isso não afetará os patrocínios atuais de cada um. O dirigente fez um apelo ainda para que todos os clubes apresentem os laudos para liberar seus respectivos estádios até o início de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário