sábado, 16 de novembro de 2013

Maestro Júnior torce pelo filho, Digo, que luta por título mundial pelo Flamengo



Júnior e Filho Futebol de Areia Flamengo (Foto: Rodrigo Gama)
Histórias de filhos que decidem seguir os passos dos pais são comuns no esporte. Bruninho herdou de Bernardinho o talento para o vôlei, o tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet transmitiu ao filho Nelsinho o gosto pela velocidade, e Marcelinho Machado foi influenciado pelo pai Renê e pelo tio Sérgio Macarrão a seguir a carreira no basquete. Com o DNA do futebol no sangue, Rodrigo Gama, o Digo, sempre esteve rodeado por jogadores e pelo universo do esporte. Desde pequeno, acompanha o pai, Júnior, seja nos gramados ou nas areias, e não fugiu ao destino mais provável. 

Após pendurar as chuteiras, o Maestro inverteu os papéis e, agora, acompanha o filho nos campeonatos em que ele defende as cores do Rubro-Negro. No 3º Mundialito de Clubes, que está sendo disputado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Júnior virou figurinha carimbada nas arquibancadas, enquanto Digo atua na quadra, lutando pelo título que escapou no ano passado, quando o clube da Gávea perdeu a decisão, de virada, para o Lokomotiv de Moscou, base da seleção russa, bicampeã mundial. Para estar presente em mais uma final, o Flamengo irá medir forças com o Botafogo, às 11h45m (de Brasília). Na outra semifinal, às 10h30m, o Vasco pega o Corinthians, um elenco que conta com seis jogadores que vestiram a amarelinha na Copa do Mundo do Taiti, no mês de setembro - a Rússia levou o bi e o Brasil ficou com o bronze.

- Fui criado na praia e jogo desde que eu sou garotinho. Ir para o futebol foi inevitável, sempre gostei do esporte, fui para o campo, parei e agora estou na areia. Comecei pela influência do meu pai, hoje, jogamos juntos até hoje no Juventus no futebol de 11 - contou Rodrigo, que passou por clubes no campo, como o Bangu e CFZ, de Zico.

Júnior e Filho Futebol de Areia Flamengo (Foto: Rodrigo Gama) 
Cumplicidade: Júnior abraça o filho, Rodrigo, após goleada do Flamengo sobre o Peñarol (Foto: Rodrigo Gama)

Pioneiro, ao lado de Zico, Paulo Sergio, Magal, Paulo Sérgio e Edinho, Júnior é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos da modalidade. Representante da "época de ouro” do futebol de areia, viu o Brasil dominar o mundo vestindo a sua camisa 6, mas também acompanhou o seu declínio. A seleção que parecia imbatível perdeu a sua hegemonia para a Rússia e assistiu ao surgimento de escolas em diferentes países.

- O futebol de areia tomou proporções que a gente jamais iria imaginar e, atualmente, é uma realidade em todos os países. A Rússia virou potência mundial, investiu em estrutura e o nível técnico aumentou muito. Mas ainda é preciso ajustar algumas regras, como o limite de tempo dentro ou fora da área para o goleiro ficar com a bola, que pode ser cinco segundos. Este é um jogo dinâmico e técnico. O nível deste Mundialito está melhor, o que precisa melhorar é a arbitragem, que é muito fraca - analisou o ex-jogador, que apontou o Corinthians como favorito ao título da terceira edição.


Júnior e Filho Futebol de Areia Flamengo (Foto: Carol Fontes)Hoje, o Maestro vê o filho com a mesma camisa 6 que usou no passado, no time em que se consagrou como herói e entrou para a história. 

- Não espero que ele seja o melhor, e sim, que ele ajude o Flamengo a ser o melhor time. E a força do time está justamente no conjunto - avaliou.

Rodrigo, por sua vez, se espelha no pai em busca do sucesso nas areias, sem importar com as comparações, o que considera natural. 

- Ele é um espelho para mim e eu espero ajudar o Flamengo e tentar ser o ídolo que ele foi. Infelizmente, ficou faltando o gol (Digo chutou duas bolas na trave, para desespero do pai, na arquibancada). Eu só tenho a agradecer ao "Bigode" por tudo o que ele me ensinou e por ter me transformado no homem que eu sou. As comparações existem, mas eu não me importo com isso, o importante é dar o meu melhor para a equipe - acrescentou o novo camisa 6 rubro-negro, que está cursando o último ano de jornalismo na faculdade, e pretende seguir na área de esportes.

Após cair diante do Corinthians na estreia, o Flamengo se recuperou e goleou o Peñarol por 11 a 5, com show de Eudim, que marcou quatro gols, na última quinta-feira. Com o triunfo, o Rubro-Negro garantiu a vaga na semifinal, no sábado. O SporTV transmite o evento ao vivo.

Confira a programação completa do Mundialito de Clubes:

Domingo (Dia 10)
Flamengo 1 x 2 Corinthians

Quarta-feira (Dia 13)
Botafogo 2 x 0 Al-Ahli
Corinthians 4 x 3 Peñarol
vasco (1p) (0) 4 x 4 (0) (0p) Barcelona
Flamengo 7 x 3 Milan

Quinta-feira (Dia 14)
Botafogo 5 x 6 Barcelona
Al-Ahli 4 x 6 vasco
Peñarol 5 x 11 Flamengo
Corinthians 5 x 4 Milan

Sexta-feira (Dia 15)
12h30m - Barcelona 1 x 3 Al-Ahli
a seguir - Milan 4 x 6 Peñarol
15h45m - vasco 0 x 1 Botafogo

Sábado (Dia 16)
10h30m - Vasco x Corinthians
11h45m - Botafogo x Flamengo

Domingo (Dia 17)
8h - Disputa de 3º lugar
10h - Final (TV Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário