sábado, 27 de abril de 2013

Após 1.154 dias em obras, Maracanã reabre para primeiro evento-teste

Três anos, um mês e 27 dias passaram-se desde que a primeira máquina entrou no Maracanã. Por mais que o fechamento só tenha ocorrido no dia 5 de setembro de 2010 (o último jogo foi Flamengo 0 x 0 Santos, pelo Campeonato Brasileiro), o dia 1º de março daquele ano marcou o início do estudo no solo do gramado e, por sua vez, o ponto de partida da maior reforma já feita no estádio. Imprevistos e muito trabalho depois,  o estádio reabre as portas neste sábado, às 19h.

Ainda não será, no entanto, como o torcedor gostaria. Ele, elemento crucial nos 63 anos de história do Maracanã, ficará de fora do primeiro dos três eventos testes que o estádio terá antes da Copa das Confederações. Para o amistoso entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto – hoje membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 – não haverá venda de ingressos, e a arena terá somente 30% de sua capacidade tomada. Somente funcionários e seus familiares, convidados do governo do Rio de Janeiro (como a presidente Dilma Rousseff) e a imprensa poderão acompanhar a partida. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará tudo em Tempo Real e o evento terá transmissão ao vivo do SporTV.

Mosaico Maracanã Imagens Recentes (Foto: Editoria de Arte)
Um Maracanã diferente

Na parte interna, o novo Maracanã pouco lembrará o antigo estádio, inaugurado na Copa de 1950.  Com uma inclinação maior, a arquibancada teve os setores inferior e superior unificados. A antiga cobertura foi demolida. Em seu lugar, um teto feito de fibra de vidro e teflon, com 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Apenas 5% do total dos assentos não serão cobertos.

Os antigos assentos foram trocados por modernas e retráteis 78.838 novas cadeiras  numeradas. Os camarotes também mudaram de lugar e foram instalados no segundo e terceiro pavimentos do estádio. Ao todo, serão 110 camarotes. Para um acesso mais rápido, foram construídas quatro rampas ao longo do anel do estádio e duas alças anexadas à rampa do Bellini e recuperadas e reativadas as duas rampas monumentais.  O Maracanã também ganhou 17 novos elevadores e 12 escadas rolantes.

As novidades não param na parte estrutural. Tudo foi trocado. Desde gramado, traves, redes, vestiários, sistema de áudio, iluminação, novos quatro telões. De acordo com o governo do Rio de Janeiro, tudo que há de melhor e mais moderno no mundo.

- Posso garantir que o Rio terá um presente extraordinário. Será o maior centro de entretenimento da América Latina – disse o governador Sérgio Cabral.

Atrasos

Se a beleza do novo Maracanã impressiona, os prazos de entrega foram e ainda são o “calcanhar de Aquiles” do governo do Rio de Janeiro. Quando foi fechado para reforma, a promessa era que o estádio estaria pronto em dezembro de 2012, a seis meses da Copa das Confederações, como exigia a Fifa.

Maracanã obras cobertura Copa 2014 (Foto: Reuters) 
Instalação da nova cobertura foi um dos principais motivos dos atrasos (Foto: Reuters)


O primeiro grande imprevisto aconteceu logo no início das obras. Após estudos, engenheiros informaram ao COL que a melhor opção seria demolir a cobertura para a construção de uma nova, uma vez que a antiga estrutura estava desgastada e seria incompatível com o projeto de reforma. O prazo de entrega passou para fevereiro de 2013 e o preço da reforma também aumentou. Inicialmente orçado em R$ 700 milhões, o custo do estádio passou para R$ 859,9 milhões.

O prazo foi mantido até o início do ano, quando mais uma vez o governo do Rio de Janeiro adiou a entrega. Desta vez, para abril, para a preocupação da Fifa. Mais uma vez a nova cobertura foi a vilã. Prevista para começar a ser erguida em novembro passado, o processo só teve início no final de fevereiro. A instalação das 78.838 também atrasou, assim como o acabamento de todo o estádio.

O Maracanã reabre neste sábado, mas ainda há trabalho pela frente. A marcação do campo, por exemplo, só será concluída neste sábado. A área de imprensa também não está pronta, tanto que os jornalistas terão de ficar em um setor da arquibancada, sem acesso a tomadas, durante o evento-teste.


Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo) 
Entorno do Maracanã ainda está em obras (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)


O entorno do estádio ainda é um canteiro de obras. Na parte externa, os trabalhos estão sendo conduzidos pela Prefeitura do Rio que, neste semana, informou que eles estão 80% concluídos. A previsão do órgão é que a revitalização esteja pronta no dia 27 de maio, a 19 dias da abertura da Copa das Confederações.

Craques do passado inauguram gramado

Maracanã (Foto: Divulgação)
Em menos de dois meses, o Maracanã receberá craques internacionais na Copa das Confederações. O mesmo acontecerá daqui a pouco mais de um ano, quando o estádio será palco de sete jogos da Copa do Mundo, incluindo a grande final.

Neste sábado, porém, quem trocará os primeiros passes no novo gramado serão os craques do passado. O amistoso entre amigos de Ronaldo e Bebeto será recheado de nomes que fizeram história no Maracanã. Além deles, nomes como Júnior, Romário e Renato |Gaúcho participarão da festa. Dos 33 convidados, nove foram campeões do mundo em 1994 (Bebeto, Zetti, Aldair, Ronaldo, Jorginho, Ricardo Rocha, Mauro Silva, Romário e Zinho), e dois participaram da campanha do penta em 2002 (Ronaldo e Edilson "Capetinha"). Os flamenguistas Ibson, Léo Moura e Mattheus serão, a princípio, os únicos atletas em atividade.

Carlos Alberto Parreira e Valdir Espinosa foram chamados para serem os treinadores da equipe, enquanto Zagallo e Carlos Alberto Torres são os convidados especiais do governo do Rio para o evento-teste.

Info_ESCALACAO_ESTREIA-MARACANA-4 (Foto: Infoesporte)


A expectativa é que 27.500 pessoas compareçam ao estádio, entre operários (cerca de 8 mil) e familiares, autoridades e imprensa. A presença da presidente Dilma Rousseff foi confirmada nesta sexta-feira, mas só confirmará a presença na sexta. O vice-presidente Michel Temer, o governador Sergio Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes também estarão presentes.

Antes da Copa das Confederações, o Maracanã ainda terá dois testes. O próximo, no dia 15 de maio, ainda não tem os times definidos. Na ocasião, ainda não haverá venda de ingressos, e apenas 50% da capacidade será usada. A verdadeira inauguração será no dia 2 de junho, quando o estádio receberá o amistoso entre Brasil e Inglaterra, aberto aos torcedores, e com 100% da carga de ingressos.

O estádio vai receber três jogos na Copa das Confederações: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final, marcada para 30 de junho. Em 2014, o Maracanã também terá a decisão do Mundial (13 de julho) e mais seis partidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário