segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Zinho sobre Adriano: 'Está perturbado, em dúvida se continua carreira'


Zinho, Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Depois da conversa com Adriano na tarde desta segunda-feira no Ninho do Urubu, Zinho disse que o futuro do atacante é incerto. O diretor de futebol do Flamengo revelou que o atacante admite até mesmo encerrar a carreira, e espera uma resposta ainda nesta segunda-feira. O jogador recebeu a terceira advertência, o que permite ao clube rescindir a qualquer momento o contrato que vai até dezembro.

- Tive uma conversa para ouvir as explicações pela falta no treino de sábado pela manhã. Ele tinha comunicado via SMS que não conseguiria chegar. Ele diz que está confuso, perturbado, em dúvida se continua a carreira devido a problemas particulares. E a dúvida se vai conseguir render em campo o que rendia antes. Esses medos, essas dúvidas, fazem com que ele tome as atitudes de abusar fora de campo e não vir ao treino. Conversei com ele, passei a posição do clube. O Adriano assinou a terceira advertência dele, falei que o clube teria todas as condições de rescindir o contrato dele, mas eu, uma decisão minha, quero acreditar que ele possa se recuperar. Passei para ele continuar algumas coisas que vai ter de cumprir. Procurei conversar sobre essas dúvidas, se vai jogar ou não. Até conversando com a comissão técnica ele não tem que ter essa dúvida. Só vai entrar em campo quando tiver condições. Ele vai para campo com o grupo e só vai para jogo quando os preparadores acharem que ele tem condições de ficar no banco de reservas - afirmou o dirigente, que disse ter respaldo da presidente Patricia Amorim e da diretoria.

Se Adriano decidir continuar a carreira, ele irá nesta terça ao Ninho do Urubu e, segundo Zinho, vai conceder uma entrevista coletiva. No caso de o jogador tentar mais uma oportunidade no futebol, Zinho vai exigir um acompanhamento permanente da parte emocional do atacante. O diretor admitiu preocupação com o futuro do jogador de 30 anos caso ele pendure as chuteiras.

- Cheguei ao meu limite, estou desgastado. Percebi nos olhos dele que ele não tinha uma resposta. Em relação ao ser humano, não estou arrependido. Não quero que ele acabe para o futebol. Eu tenho muito medo se ele parar de jogar futebol. Vou lutar por isso sempre. Se ele quiser parar, vou me colocar para ajudá-lo em qualquer dia da semana. A hora em que ele quiser.

Adriano apresentou-se no CT antes de 15h, hora do início do treino do Flamengo. O atacante seguiu diretamente para uma conversa com o diretor de futebol do clube, Zinho, para apresentar suas explicações para o novo sumiço. O jogador apareceu no CT na companhia de seu empresário, Luca. Depois da reunião de aproximadamente uma hora de duração, Adriano deixou o centro de treinamento em seu carro. O clube suspendeu o contrato de imagem do atacante, que não vai receber a quantia correspondente a essa parte do salário no mês de setembro.

- Achei melhor ele nem treinar. Adriano pediu para conversar com a mãe, com o amigo e empresário dele, o Luca, ficou numa decisão individual dele. Ele ficou de tomar a decisão de permanecer, de continuar, tentar voltar a ser um atleta profissional - revelou Zinho.

Segundo o planejamento da comissão técnica até as faltas dos últimos dias, Adriano seria integrado nesta segunda-feira ao grupo para treinar com os companheiros, em mais uma etapa do processo de recuperação. Mas a programação está interrompida.

- O projeto de evolução de trabalho dele era inserir ao grupo para fazer todo o trabalho de campo. A partir daí, veríamos em qual estágio ele estaria. Eu estava imaginando que ele estaria no campo, foi um baque não encontrá-lo no treino. Foi muito ruim, por isso evitei qualquer comentário. É triste. O Flamengo, volto a falar ao torcedor, está fazendo de tudo para recuperar esse cara.

Clube pode rescindir contrato sem custos

O atacante perdeu atividades desde sexta-feira à tarde. Dois dias e meio no total. Na sexta, o jogador ligou para Zinho e pediu liberação para resolver problemas particulares. No sábado pela manhã, porém, nem a voz do jogador foi ouvida. Por SMS, ele explicou ao diretor de futebol que não estaria presente, inclusive no domingo. O dirigente minimizou a importância das notícias de que Adriano foi visto num show na noite de sexta.

- Eu não fiquei entrando em todos os sites para ver o que foi noticiado. Ele falou: ‘Noticiaram alguma coisa? Botaram foto?’. Ele não falou que era mentira. Não acho o fim do mundo ele sair uma noite e ir no show. Não pode sair e exagerar e não ir ao treino.

No dia 3 de setembro, sem qualquer contato com os dirigentes, Adriano não apareceu no Ninho do Urubu. Na hora em que deveria estar treinando, o atacante foi visto na favela Vila Cruzeiro, onde acabou se envolvendo num choque entre sua BMW e uma moto. Na ocasião, ele recebeu uma advertência.

No dia seguinte à falta, ao lado de Zinho, o atacante se desculpou com colegas de trabalho e torcedores do Flamengo e admitiu que, se faltasse mais uma vez, teria seu contrato rescindido.

Alguns setores do clube acreditam que não há mais jeito para uma recuperação de Adriano. Mas o impasse maior é como proceder diante da adoração de grande parte da torcida pelo Imperador, mesmo com indisciplinas.

Ainda no sábado, integrantes do futebol receberam a informação de que Adriano curtira a sexta-feira numa boate da Barra da Tijuca. O técnico Dorival Júnior demonstrou contrariedade, mas na entrevista coletiva após o Fla-Flu preferiu deixar o assunto a cargo da diretoria.

- A diretoria é que decide, está nas mãos da diretoria e do próprio Adriano. No dia em que ele fizer diretamente parte do grupo, trabalhando intensamente, eu responderei. Até esse momento, prefiro não me manifestar, na torcida para que as coisas se resolvam – afirmou o treinador.

A tática da cúpula de futebol é separar o problema de Adriano do time, que precisa estar concentrado na reta final do Brasileirão. A presidente Patricia Amorim, que participou da rodada decisiva na negociação para o retorno do Imperador, sabe que o caso é delicado e não se posicionou sobre a questão da permanência ou não do atacante.

Com as três advertências formais feitas pelo clube, o contrato que vai até dezembro pode ser rescindido sem prejuízos para o Flamengo.

Nova recaída em bom momento

Assim como acontecera em setembro, recentemente o comportamento de Adriano vinha sendo elogiado internamente. Dorival e Zinho mantinham conversas constantes com o jogador. O novo deslize aconteceu novamente em um bom momento de aplicação vivido pelo atacante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário