sábado, 6 de outubro de 2012

Zinho: ‘Só vou ficar tranquilo quando vir o Adriano num jogo’



Zinho, flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Zinho está feliz com Adriano, mas ainda tem um pé atrás. Os deslizes cometidos pelo atacante desde o retorno ao Flamengo não permitem ao diretor de futebol relaxar. O dirigente ficou satisfeito com o primeiro coletivo do camisa 10 com o grupo, nesta sexta-feira, mas diz que ainda é cedo para comemorar. Não faz nem uma semana que Zinho se reuniu com Adriano e o viu “confuso e perturbado”. Na última segunda-feira, eles conversaram no Ninho do Urubu sobre a falta do Imperador aos treinos de sábado e domingo. O jogador chegou a pedir um tempo para pensar se abandonaria a carreira, fez Zinho temer por seu futuro, mas resolveu continuar.

O diretor de futebol estabeleceu condições para que Adriano ficasse no clube: não faltar mais e aceitar ajuda psicológica. Além disso, o contratro de direitos de imagem foi suspenso por tempo indeterminado. Zinho tem evitado falar sobre os erros do atacante. Prefere olhar para frente e tenta imaginar o jogador recuperado.

- Só vou ficar totalmente tranquilo e confortável com essa situação quando eu vir o Adriano num jogo, na conduta normal de atleta. Vem, treina, concentra, joga. Ele bem, ele sem problemas. Está muito no início – disse.

Adriano já tem em mãos o telefone do psicólogo indicado pelo médico do clube José Luiz Runco e assumiu o compromisso de procurar o profissional. Este é outro assunto que o Flamengo quer tentar conduzir de maneira discreta.

 - Se ele infelizmente cometer um erro, aí vocês (jornalistas) têm que bater. De agora em diante, peço um pouco mais de moral, de motivação, mas não deixou de ser uma exigência do clube.

Segundo o diretor de futebol, o fato de Adriano treinar com o grupo não representa um retorno próximo aos jogos. Ele ainda precisa perder peso, entrar em forma e ganhar ritmo de jogo.

- O Dorival é um cara muito profissional. Não vai levar o Adriano para um jogo só porque é o Adriano. Ele tem que ter uma condição para pelo menos ficar no banco.

Abaixo, o internauta confere os principais trechos da entrevista.

Tratamento com psicólogo
"Essa é uma questão mais particular. Transcende um pouco o campo. E um pedido que estou fazendo para a imprensa é para dar um tempo com isso. Para não ficar massificando quando ele vai ter psicólogo, onde é, vamos deixar esse acompanhamento por parte do clube com ele, para que isso não afete o trabalho psicológico que estamos fazendo com ele, de motivação. Acabou esse assunto. Todas as coisas que aconteceram e as normas que colocamos para ele, acabaram naquela entrevista (segunda-feira). Se ele infelizmente cometer um erro, aí vocês têm que bater. De agora em diante, peço um pouco mais de moral, de motivação, mas não deixou de ser uma exigência do clube. O doutor Runco já indicou o profissional para ele e é uma responsabilidade dele fazer o contato para iniciar".

Adriano acima do peso
"Toda sexta-feira é feita uma avaliação, não só no Adriano, mas em outros atletas, mas principalmente no Adriano, de equilíbrio muscular nas pernas, percentual de gordura. Não estamos nem preocupados com o número, o peso. É mais percentual. Às vezes você pode estar com peso alto, mas é mais músculo. Temos o (Claudio) Pavanelli, nosso fisiologista, o Marquinho (Lima), preparador físico, mas ele ainda tem que ganhar mais massa muscular e melhorar percentual de grodura, sem dúvida. Seria uma surprensa já ver o Adriano sequinho. Vai ter um tempo ainda. Acredito que esse trabalho no campo, conciliando com os outros trabalhos, vai acelerar isso. Não me surpreendo se daqui a uma semana ele ter diminuído bem mais (o peso)".

Concentração e viagens com o grupo
"Não tem uma determinação para isso. Naquele início foi um trabalho do nosso departamento médico, juntamente com nossa comissão técnica, de ter um acompanhamento. Tem fisioterpaia na concentração, hotel com possibilidade de trabalho de academia, musculação, piscina. A gente concentra no hotel que a praia está em frente e tem o trabalho na areia. E seria bom o convívio com os amigos, concentração, aquele ritmo de jogo. Incluímos na programação isso. Pode ser que aconteça, mas não é determinante. Agora queremos mais ele no campo. O hotel nem é tão necessário porque aqui ele tem o trabalho no campo com os companheiros. Quando ele não está relacionado para o jogo, no dia do jogo tem trabalho para quem não foi relacionado. E é melhor ele trabalhar no campo, com a nossa academia, com a nossa estrutura, para acelerar esse processo".

Astral do Adriano
"Ainda não conversei com o Adriano, mas no treinamento vi ele brincando, conversando, com um astral bom. Eu acho que ele voltar para o campo, treinando, isso com certeza vai trazer alegria para o cara. Vai estar dolorido, mas botar a chuteira, treinar, disputar coletivo. Com certeza foi um dia especial para ele e para as pessoas que trabalham aqui, que acreditam e apostam nele. Depois de tantas coisas negativas, é uma coisa bem positiva ver o Adriano no campo treinando num coletivo".

Pressa dos torcedores pela volta
"Uma coisa que tem acontecido esse ano, nesse meu período aqui (quase cinco meses), é a torcida muito do lado do Flamengo e do Adriano. Não vejo nenhum tipo de pressão de o Adriano ter que jogar. Nós também não estamos pressionando. Ele só vai para um jogo se tiver alguma condição. Pode não estar 100%, mas ele tem que estar muito bem. O Dorival é um cara muito profissional. Não vai levar o Adriano para um jogo só porque é o Adriano. Ele tem que ter uma condição para pelo menos ficar no banco, jogar 30, 20, sei lá quantos minutos. O trabalho dele de campo começou nesta sexta com o coletivo. Disso para o jogo ainda falta um período. Não tem pressão, estamos deixando ele com a cabeça tranquila para isso, para ele não se sentir pressionado para jogar de qualquer jeito".

Zinho mais tranquilo?
"Só vou ficar totalmente tranquilo e confortável com essa situação quando eu vir o Adriano num jogo, na conduta normal de atleta. Vem, treina, concentra, joga. Ele bem, ele sem problemas. Está muito no início. O problema foi na segunda, ele começou a treinar na sexta. Não vou ser irresponsável de dizer que está tudo maravilhoso. Está tudo se encaminhando bem. Ponto. Estou muito feliz, satisfeito de vê-lo no campo, no coletivo. Acho que ele também está, acho que vocês da imprensa também ficam. Todo mundo quer ver coisas boas".

Dores no pé esquerdo operado
"A dor que ele tinha não era o tendão, era no osso (aponta para o calcanhar). Ainda fora de forma, muito tempo sem campo, esse impacto, campo, chuteira, uma perna que ficou muito tempo sem ser utilizada. Ele teve um edema ósseo. Mas não tem nada a ver com o tendão. Ele fez o tratamento. Ele é muito guerreiro, forte, suporta a dor. O bicho é um touro. Com certeza ainda sente dor nas costas (Adriano sentiu o problema na terça-feira), pode ter dor no calcanhar, mas ele suporta. Ele vai para o pau".

Supensão do contrato de direito de imagem
"O Flamengo, devido ao ato de indisciplina, achou por bem suspender esse contrato de imagem dele. Ele voltando ao trabalho normal, indo para o jogo, esse contrato pode retornar. Mas não tem prazo. Desde terça-feira, o Adriano está cumprindo tudo corretamente".



Nenhum comentário:

Postar um comentário