sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sistema de drenagem de alto desempenho começa a ser instalado no Maracanã


No início dessa semana, começou a ser implantado no Maracanã o novo sistema de drenagem do estádio. A promessa é de que o sistema será de alta performance, com capacidade de vazão de água da chuva de 230 milímetros por hora. Para se ter noção do desempenho da tecnologia, essa capacidade representa mais que o dobro do índice pluviométrico do Rio de Janeiros nos meses de dezembro e janeiro, que é de 110 milímetros por hora.

Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) – órgão responsável pela reforma do Maracanã, garante que o Templo do Futebol terá um sistema de drenagem que permitirá que todas as partidas sejam realizadas sem nenhum tipo de problema, mesmo sob a mais forte chuva. Ícaro ressalta também que o sistema será mais uma das tecnologias sustentáveis e ambientalmente corretas que farão parte da estrutura do estádio.

Daniel Gomes, engenheiro responsável pela implantação do projeto, explica como o sistema, que é conhecido como “espinha de peixe” irá ser ambientalmente eficiente. “A água das chuvas será reaproveitada na irrigação do próprio gramado e nos banheiros, entre outras finalidades. Quando chover, a água escorrerá pelos dutos até um coletor periférico já implantando em torno do campo, de onde será conduzida para reservatórios construídos sob a arquibancada”.

O sistema deve estar finalizado no fim de janeiro, após o processo de implantação de uma camada de 30 centímetros de areia misturada com matéria orgânica, que serve de adubo para o gramado logo abaixo do mesmo, e, mais abaixo, uma faixa de brita. A nova cobertura do Maracanã também irá contribuir com a captação da água da chuva.

- Isso faz parte da certificação Leed (Leardership in Energy and Environmental Design), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais – salientou Ícaro Moreno, que também explicou que aproximadamente metade da água da chuva que cair sobre o Novo Maracanã será captado pela cobertura e drenado por sistema de sucção a vácuo. Em seguida, a água será levada a dois reservatórios subterrâneos, onde será tratada e direcionada aos banheiros.




O Novo Maracanã irá abrigar as finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, e será inaugurado em fevereiro de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário