terça-feira, 23 de outubro de 2012

Por 'imposição' da esposa, Renato Santos precisa ler dois livros por mês



Reforço do Flamengo para a reta final do Campeonato Brasileiro, Renato Santos tem um passatempo diferente da maioria dos companheiros de clube. O ar intelectual que transmite quando está com óculos de grau faz jus à paixão pela leitura. Desde os tempos de namoro com a atual esposa Verônica, o zagueiro faz dos livros grandes companheiros fora das partidas e dos treinos. Um pouco por vontade própria, um pouco por uma certa "imposição" da amada.

Renato Santos, Desembarque Flamengo, Rio de Janeiro (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Mudança para o Rio fez Renato Santos descumprir meta de leitura (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
 
Se não fosse por Verônica, Renato Santos não teria tanto gosto por livros. A partir do momento em que começaram a se relacionar, há nove anos, a hoje professora de educação infantil e matemática incentivou o jogador a embarcar no mundo da leitura.

E o zagueiro não tem moleza. Verônica pede que ele leia pelo menos dois livros por mês. Porém, desde que se mudou de Florianópolis para o Rio de Janeiro no final de setembro, com a transferência do Avaí para o Flamengo, Renato Santos vem descumprindo a meta da esposa e é criticado pela amada quando o assunto vem à tona.

- Ela tem sido um anjo na minha vida e me ajudou nisso. Antes dela eu não lia nada. Por causa da mudança está difícil de ler, minha vida ainda está um pouco agitada - explica o jogador.

O agradecimento à esposa está ligado inclusive à camisa que o zagueiro veste no Flamengo. A escolha pelo 83 foi feita levando em conta a superstição. O 8 é o número da sorte de Verônica, e o 3, de Renato Santos.

Fã do gênero de autoajuda

Não é qualquer livro que satisfaz Renato Santos. Os preferidos do zagueiro rubro-negro são os de autoajuda. Assim como o Flamengo, que precisa subir na classificação para evitar o máximo possível a entrada na zona de rebaixamento do Brasileirão, o camisa 83 busca na leitura um impulso para os desafios da vida.

- Já li o livro do Michael Jordan (ex-jogador de basquete), o do Bernardinho (técnico da seleção brasileira masculina de vôlei) também. Um que não terminei ainda é o do Paulo André (Corinthians). São livros que me dão bastante força e que me incentivam bastante – aponta Renato Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário