sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Com penhoras, Fla faz cortes em obras do CT e atrasa pagamentos


O Flamengo tenta concretizar sonhos, mas a dura realidade financeira coloca pedras no caminho. Os alicerces de dinheiro estão abalados por conta de penhoras por falta de pagamento de impostos de 2007, 2008 e 2009. Cerca de R$ 20 milhões estão retidos. O aperto que assola a Gávea tem reflexos no Ninho do Urubu, nas obras de construção do centro de treinamento. Além de atrasos nos pagamentos da empreteira e do aluguel dos contêineres, o número de funcionários que trabalhavam no dia a dia foi reduzido numa política de corte de gastos.

- Houve atraso, sim, no pagamento relacionado à empresa de concretagem, mas nada absurdo, duas, três semanas. Aconteceu. Estamos dando uma segurada no ritmo de gasto diante da escassez de dinheiro por conta da penhora de cerca de R$ 21, 22 milhões devido a dívidas antigas . Não posso ocultar que diminuímos o gasto, o aporte financeiro. Mas praticamente 70% das obras estão prontas, foi feita a parte de tubulação interna, recebemos nesta quinta-feira pisos, aparelhos de ar-condicionado – afirmou o vice-presidente de patrimônio Alexandre Wrobel, responsável por conduzir as obras.

flamengo obras no ninho do urubu (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Obras do Ninho do Urubu têm ritmo mais lento (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Longe do ar-condicionado, não existe refresco. De mãos atadas, Wrobel aperta de um lado, ajusta de outro, mas nada pode fazer com as combalidas contas bancárias do clube. O módulo do time profissional ganha forma, mas a construção do sonho do CT concluído ainda não tem data exata para virar realidade.

Nos últimos dias, o número de funcionários que circulam pelo Ninho do Urubu diminuiu. O trânsito de tratores e caminhões, também.

Recentemente, o clube também atrasou pagamentos da empreja NHJ, responsável pelo aluguel dos contêineres. Funcionários da empresa confirmaram que houve contratempos.

- Acho que o máximo que chegou a ficar acumulado de atraso foi um mês, um mês e meio. Inclusive, já devolvemos alguns contêineres que não estavam mais sendo utilizados – disse Wrobel.

Existia no departamento de futebol a ideia de realizar a pré-temporada de 2013 no Ninho do Urubu, mas é muito pouco provável que as instalações estejam prontas. A equação é simples: redução de gastos diminui o efetivo de pessoas envolvidas nas obras, que não param, mas seguem em ritmo bem mais lento.

- A ideia (da pré-temporada no Ninho) não está 100% descartada. Tendo dinheiro, colocando gente para trabalhar, pode acelerar – completou o vice de patrimônio.

Em agosto, sem poder prever a asfixia financeira que viria assombrar o clube, Wagner Barroso, um dos responsáveis pelo projeto do Flamengo, apostou que em dezembro os atletas teriam o espaço - com uma área de 136 mil metros quadrados, seis campos, hotel para hospedar as equipes principal e de base, sala de imprensa, departamento técnico e médico, piscinas fisioterápicas, vestiários e sala de musculação - liberado para suas atividades.

- O término das obras está previsto para o final de 2012 com a conclusão dos Blocos 16 e 17 – disse Wagner, em agosto.

Numa parceria, a Brahma investiu dinheiro para fazer o campo 5 – onde o time profissional treina atualmente – e também ajuda na parte de mobília e decoração do bloco 17. Mas para evitar problemas como o enfrentado agora por conta de penhoras, a empresa injeta o dinheiro sem que passe pelas contas bancárias do clube.

Salário de setembro atrasa

Além das obras do CT, a diretoria reclama que a penhora prejudicou no pagamento das parcelas da negociação com Cleber Santana e Renato Santos junto ao Avaí, e também na quitação dos salários dos jogadores. O mês de agosto foi pago com atraso, depois de o clube conseguir um empréstimo bancário.

O vencimento de setembro, que deveria ter sido depositado nesta quinta-feira, só deverá ser quitado na próxima semana, mas nenhuma data-limite foi estipulada. O clima é de apreensão no clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário