sábado, 11 de agosto de 2012

Sem dono, camisa 10 do Fla segue no armário e com futuro indefinido



A camisa 10 do Flamengo está guardada no armário. Sem dono, não é usada desde o dia 26 de maio, quando Ronaldinho Gaúcho esteve em campo no empate por 3 a 3 com o Internacional. A última imagem do mítico número em ação não é uma boa recordação. No segundo tempo, o jogador deixou o campo vaiado e xingado pela torcida. Mais de dois meses depois - 12 jogos - com tentativas e pensamentos frustrados de contar com Diego, Conca, Riquelme, Diego Morales e até Valdivia, o número que virou referência para o Rubro-Negro está fora de uso.

- A gente não está à espera do camisa 10. Gostaríamos de um meia de criatividade, ofensivo. Quando a gente fala o 10, é o jogador que faz aquela função, mas não é especificamente o número da camisa. Buscamos um jogador com essa característica, mas não aconteceu – afirmou o diretor de futebol do Flamengo, Zinho.

chamada CARROSSEL guarda-roupa Flamengo (Foto: arte esporte) 
Camisa imortalizada por Zico no Flamengo não é usada há mais de dois meses (Foto: Arte Esporte)
 
Zico, que foi um dos principais responsáveis por imortalizar o número 10 do Flamengo, prefere não se pronunciar sobre o assunto:

- Nenhum comentário a fazer.

Nome de peso disponível no mercado nacional é missão quase impossível. Em avaliação feita por Zinho em junho, pouco depois da saída de Ronaldinho, o diretor disse que a camisa 10 deveria ficar vaga até a chegada de um reforço.

- Dentro do elenco, acho que ninguém deveria usar essa camisa, pois cada um já tem o seu número. É minha opinião. Mas se algum jogador disser que gostaria de vestir a 10, a comissão técnica achar certo e eu, como diretor, aprovar, legal - disse Zinho, quando a janela de transferências internacionais ainda estava aberta.

A janela fechou, soluções não foram encontradas, Liedson chegou e escolheu o número 31, o mesmo que usou no Sporting, em Portugal.

- Ele vestiria a camisa 10 por tudo que fez na carreira, mas essa coisa do número eu não ligo. Geralmente, o 10 é o meio-campo – explicou Zinho.

Adriano e Petkovic vestiram a 10. Felipe, hoje na ''coisa maldita'' vasco, também.

Nem sempre a numeração foi sinônimo de jogadores de peso. Walter Minhoca, Adrianinho, Ygor foram alguns dos que atuaram com o número usado por Dida e Zico.

A única camisa que é vendida com número pela Olympikus é a 10. Segundo dados da empresa, é natural que a procura aumente e as vendas cresçam quando a numeração é utilizada por um grande jogador. Ainda assim, a venda da atual fornecedora de material do clube se sustenta principalmente por conta de Zico. 

Diante de um presente apagado e de um futuro incerto, o passado ainda mantém a mística livre das traças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário