sábado, 17 de março de 2012

Sob a asa de Joel Santana, Negueba vira o vilão da torcida do Flamengo


Negueba vive uma situação conflituosa no Flamengo. Ao mesmo tempo em que está sob a asa de Joel Santana, o jogador caiu em desgraça com rubro-negros. O xodó de Joel virou o vilão da torcida. Se em outros tempos ouviu gritos por seu nome vindos da arquibancada, agora foi vaiado pela segunda partida seguida. No empate com o Olimpia por 3 a 3, nessa quinta-feira, ele despertou a reação dos torcedores assim que foi chamado pelo treinador para substituir Thomás, aos 33 minutos do segundo tempo.

Com placar apontando 3 a 1, o jogador de 19 anos foi escalado bem aberto pelo lado direito do campo. Nas tentativas de arrancada em velocidade, foi desarmado sem dificuldades. Errou tudo que tentou. Em uma disputa de bola no campo de defesa, perto da linha de fundo, virou as costas para uma jogada por achar que a bola sairia, mas ela parou na bandeirinha de escanteio e ficou com um adversário. Os torcedores foram à loucura.

- Coloquei o Negueba para aproveitar a velocidade dele pelo lado direito, só que não deu certo. Acontece. Não podemos colocar (a culpa) na conta de ninguém - afirmou Joel Santana após a partida.

negueba marin flamengo x Olimpia (Foto: Reuters) 
Negueba entrou contra o Olimpia e viu o adversário empatar o jogo em 13 minutos (Foto: Reuters)

Contra o Emelec, na semana passada, Negueba foi a opção para substituir Léo Moura, que saiu machucado aos 29 minutos do primeiro tempo. Assim que se levantou do banco para receber instruções, pôde notar a insatisfação que vinha da arquibancada do Engenhão. Em campo, deu arrancadas e até alguns bons passes. Só que desperdiçou duas chances claras, uma delas inacreditável, e não contou com o perdão dos torcedores.

E domingo, contra o Friburguense, em Macaé, ele tem chance de ser titular, já que Ronaldinho está suspenso e Vagner Love e Deivid estão vetados pelo departamento médico. Junior Cesar e Luiz Antonio contaram nessa sexta-feira que deram apoio ao companheiro.

- Passamos tranquilidade para ele, pois é um jogador de qualidade, campeão mundial (pela Seleção Brasileira sub-20). E nos ajudou em outras situações - afirmou o lateral-esquerdo.

- Não entendi por que a torcida vaiou. Pedimos para ele continuar tranquilo, isso acontece no Flamengo. Os torcedores apoiam e vaiam. Aconteceu comigo. Ele tem que ficar tranquilo para que possa nos ajudar - acrescentou o volante.

Joel adota o 'pequenininho' Negueba

Negueba caiu nas graças de Joel Santana de cara. Com dois dias de trabalho e algumas conversas, o treinador abriu o coração para um dos mais jovens do grupo. O atacante virou o novo filho do Papai. Na passagem anterior pelo Flamengo, entre 2007 e 2008, Joel demonstrava carinho especial com o volante Toró. Foi assim também em outras equipes que dirigiu.

- Tem um que já está quase debaixo da asa do papai. Gostei muito do Negueba. Todo mundo quer bater nele (risos). Qualquer coisa é o Negueba, ele é pequenininho. Estavam batendo muito nele. Sempre é o culpado de tudo. Não vou deixar mais. Vou adotá-lo. Antes, eu tinha adotado o Torozinho, agora é o Negueba - disse, na segunda entrevista coletiva.

Os números de Negueba com Joel Santana
Jogo Data Torneio Participação
1 x 0 Madureira 09/02/2012 Taça Guanabara Jogou todo o segundo tempo
2 x 0 Nova Iguaçu 12/02/2012 Taça Guanabara Entrou aos 42 do segundo tempo
1 x 1 Lanús-ARG 15/02/2012 Libertadores Entrou aos 47 do segundo tempo
3 x 1 Resende 18/02/2012 Taça Guanabara Entrou aos 34 do segundo tempo e fez um gol
1 x 2 Vasco 22/02/2012 Taça Guanabara Entrou aos 33 do segundo tempo
1 x 2 Boavista 29/02/2012 Taça Rio Entrou aos 15 do segundo tempo
2 x 1 Duque de Caxias 04/03/2012 Taça Rio Entrou aos 13 do segundo tempo
1 x 0 Emelec-EQU 08/03/2012 Libertadores Entrou aos 29 do primeiro tempo
3 x 3 Olimpia-PAR 15/03/2012 Libertadores Entrou aos 33 do segundo tempo

Negueba conseguiu mais do que carinho e proteção contra as brincadeiras do grupo. Ganhou seguidas oportunidades. Não chegou a ser titular, mas em dez jogos sob o comando do treinador só não entrou em um, no Fla-Flu no domingo passado, na vitória por 2 a 0. Nessa sequência, fez um gol: na vitória por 3 a 1 sobre o Resende, na última rodada da Taça Guanabara. O jogador entrou aos 34 do segundo tempo e marcou aos 38. Uma curiosidade: apenas em quatro jogos Negueba ficou em campo por meia hora ou mais (contra Madureira, Boavista, Duque de Caxias e Emelec).

Promovido por Luxa, campeão da Copinha e irregularidade

Negueba foi promovido ao time de profissionais em outubro de 2010 por Vanderlei Luxemburgo. O ex-técnico costumava dizer que ele tinha alegria nas pernas. O Flamengo brigava para eliminar o risco de rebaixamento. Luxa escalou o atacante pela primeira vez contra o Atlético-PR, em Volta Redonda, e de cara como titular. Era a antepenúltima rodada do Brasileirão. Estreia de muita correria, pouco brilho e derrota da equipe por 1 a 0.

Depois da virada do ano, foi emprestado pelo treinador ao time de juniores para ganhar mais experiência. Luxa pediu que Negueba fosse escalado como atacante e não mais como meia. O jogador foi titular na campanha do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início de 2011. De pênalti, marcou o gol do título na final contra o Bahia, no Pacaembu.

O primeiro gol como profissional não demorou. Ele veio na quinta partida, contra o Boavista, na vitória por 3 a 2, pela Taça Guanabara. Do fim de 2010 para cá, Negueba marcou quatro vezes em 49 jogos.

O problema é que ele nunca conseguiu uma sequência como titular. A expectativa sobre o jogador cresceu na metade da temporada passada, depois que ele foi campeão do Mundial sub-20 pela Seleção Brasileira com boas atuações. Assim como Vanderlei e Joel, Ney Franco gostava de lançá-lo no segundo tempo para explorar a velocidade.

De volta ao clube, o bom desempenho não se repetiu. Negueba alternou altos e baixos, mas ainda assim contava com o incentivo dos torcedores. Raros foram os jogos em que o nome dele não foi gritado pelos rubro-negros. Agora, o clima é de hostilidade com a promessa. Mais um obstáculo para quem ainda busca espaço no time titular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário