quinta-feira, 15 de março de 2012

Conmebol confirma: Adriano não vai poder jogar pelo Fla na Libertadores

Flamengo e Adriano ainda nem iniciaram oficialmente uma reaproximação, mas clube e jogador já saberão, de antemão, que não será possível ver o Imperador em campo na edição de 2012 da Taça Libertadores. O atleta foi inscrito pelo Corinthians e, mesmo sem ter sequer ficado no banco nos jogos do Timão pelo torneio continental, não poderá ter inscrição por outro clube, confirmou a Conmebol.

O regulamento da Libertadores se limita a dizer que "um jogador não poderá atuar por mais de um clube no mesmo torneio", mas a entidade vai publicar uma nota oficial informando que a proibição se estende aos atletas que foram simplesmente inscritos por outros clubes.

- Falei há pouco com Francisco Figueiredo Brítez, secretário-executivo da Sul-Americana (Conmebol). Ele me confirmou que se o jogador foi inscrito por um clube, não pode ser por outro. No meu entendimento, ele poderia ser inscrito, mas eu precisava da confirmação e por isso liguei para lá. Não pode. Amanhã vão divulgar uma nota sobre o assunto - explicou, por telefone, Ildo Nejar, brasileiro que integra o conselho técnico da Conmebol.

Regulamento da Libertadores (Foto: Reprodução)Regulamento da Libertadores só fala que atleta não pode 'atuar' por mais de um clube (Foto: Reprodução)
 
Vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro informou que o clube, caso de fato venha a contratar Adriano, pode estudar uma estratégia para conseguir a inscrição do atacante.

- Se de fato houver interesse no jogador, aí é possível pensar numa medida, tentar recorrer e reverter esse quadro. Não sei se isso vai de alguma forma esmorecer o interesse do clube nele. Estamos falando em hipótese. Se isso vai acontecer amanhã (o anúncio da Conmebol), é uma informação relevante. A princípio não teríamos o Adriano para a Libertadores. Fizemos um estudo aprofundado do regulamento e entendemos que ele poderia jogar a partir da segunda fase, já que ele foi inscrito pelo Corinthians, mas não jogou e sequer foi relacionado. O regulamento fala em atuar. E isso ele não fez. Essa é a nossa interpretação - disse De Piro.

Especialista acredita que Adriano poderia ser inscrito

Na opinião do advogado Marcos Motta, especilista em casos de futebol na esfera mundial, o Flamengo teria condição de inscrever Adriano.

- O regulamento da competição segue o estatuto da Fifa, que visa à regularidade. Isso é feito para impedir que um jogador dispute a semifinal por um time e a final por outro. Analisei a documentação, as atas da Conmebol e, a não ser que haja uma interpretação absurda e alargada do termo atuar, que consta no regulamento, não há risco para que ele jogue por outra equipe. Agora, a penúltima palavra é do advogado e a última é do órgão competente. Se eles quiserem invalidar... Mas, do ponto de vista jurídico, não há impedimento - disse Motta, antes de saber que a Conmebol havia batido o martelo.

A entidade já invalidou um caso parecido em 2009. Inscrito pelo São Paulo, o lateral Joilson foi impedido de atuar pelo Grêmio, clube para o qual foi transferido na segunda fase da Libertadores. A diferença para o caso de Adriano é que Joilson havia sido relacionado para três jogos, tendo ficado no banco em um deles, contra o Independiente Medellín.


Nenhum comentário:

Postar um comentário