quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sorria, você está sendo filmado no Fla. Mas cuidado com a embromação


Sorria, você está sendo filmado. Mas não é aconselhável enrolar. Na manhã desta terça-feira, no Ninho do Urubu, um cinegrafista com câmeras em punho mirou a lente para todos os ângulos do campo. As cenas que registram treinos e todo tipo de (não) movimentação suspeita são analisadas pela comissão técnica e utilizadas em palestras do preparador físico Antônio Mello para as categorias de base. Com bom humor, ele revela que a câmera indiscreta já flagrou alguns "embromões".

treino flamengo filmagens (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Dentro do campo, cinegrafista registra todos os detalhes do treino (Foto: Janir Júnior/Globoesporte.com)

- A partir das imagens, você monta um tipo de treino adequado. No treino da manhã (de terça), por exemplo, fiz correções no trabalho do Vander a partir do vídeo. Você evita que movimentos errados gerem lesões.Também consigo pegar quem está embromando (risos). Já peguei vários. Mostramos a fita e, na base da brincadeira, cobramos uma outra postura. Em alguns momentos você não consegue ver no treino, não está olhando. Mas depois observa tudo na gravação – revelou Mello.

Longe de roupa estilo 007, o cinegrafista de bermuda e boné tem liberdade para filmar dentro do gramado e próximo à movimentação dos jogadores, além do limite da área da imprensa. Em certo momento, quase foi atropelado por Ronaldo Angelim.

Além do time principal, Antônio Mello cuida da parte de preparação física das divisões de base. O vídeo dos treinos dos profissionais serve para ilustrar as palestras.

- É um trabalho de estudo que faço para montar as palestras para a base. Sou coordenador da preparação física, uma vez por mês junto os grupos para passar a nossa metodologia de trabalho através dos filmes.

Entre os profissionais, é exibida a versão sem cortes; para os profissionais da base, a edição mostra o que se deve ou não fazer. Até para combater a embromação.

treino flamengo filmagens ronaldo angelim (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Ronaldo Angelim passa bem perto da câmera (Foto: Janir Júnior/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário