sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Flamengo no Pan de Guadalajara

O Clube de Regatas do Flamengo, que está mantendo mais viva do que nunca a sua tradição nos esportes olímpicos, terá um total de 31 atletas e 10 profissionais nas comissões técnicas brasileiras atuando nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A competição será realizada entre os dias 14 e 30 de outubro e contará com mais de 40 modalidades em ação. O Rubro-Negro será representado em nove esportes e tem reais chances de medalhas, como na natação, ginástica e no remo, modalidades que contam com campeões mundiais. 

Para edição de 2011, o Flamengo ganhou um aumento significativo de 54% em relação à última edição dos Jogos, realizada no Rio de Janeiro, em 2007. Na ocasião, o clube contou com 21 atletas convocados e cinco membros nas comissões técnicas. No Pan do Rio,  os rubro-negros conquistaram 10 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze. 

"O trabalho desta gestão tem justamente este compromisso, resgatar a força do Flamengo no cenário esportivo brasileiro e mundial. Sempre fomos celeiro de craques e estamos buscando, novamente, ser a base das seleções brasileiras nas modalidades que praticamos. O Pan de Guadalajara já é o começo para chegarmos ainda mais fortes nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem", afirmou a vice-presidente de esportes olímpicos, Cristina Callou. 

Sonhos, garra, conquistas, emoção e muito suor. Todas as atenções estarão voltadas para os 16 dias de disputas que envolvem as principais seleções das Américas. Durante o Pan de Guadalajara, vagas diretas estarão em disputa para Londres em algumas modalidades, como triatlo, handebol, saltos ornamentais, nado sincronizado, polo aquático, tênis, tênis de mesa, canoagem e tiro esportivo.

No judô, hipismo, natação e atletismo, as provas contarão para o ranking internacional ou para obtenção de índices que garantem vagas para os Jogos de Londres, em 2012. Ao todo, o Brasil disputará cerca de 100 vagas olímpicas durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

A Natação do Flamengo será um dos pontos fortes. Sob o comando de Cesar Cielo, campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial nos 50m livre, a equipe rubro-negra é formada por boa parte da elite da natação brasileira. Além de Cielo, o Flamengo conta com atletas experientes e revelações que são apontadas como o futuro da modalidade. A delegação rubro-negra será formada por Joanna Maranhão, Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, André Schultz e Tales Cerdeira, e pelo técnico Marco Veiga. Os nadadores entram em cena a partir do dia 15, com término no dia 21 de outubro.

No Remo, Fabiana Beltrame, a atual campeã mundial de single skiff, embarcou no dia 25 de setembro, juntamente com o técnico Marcos Amorim e o médico Roberto Nahon. Fabiana é uma das maiores esperanças de medalhas, uma vez que se encontra na melhor fase da sua carreira esportiva após as conquistas inéditas de dois ouros: Copa do Mundo de Hamburgo e Mundial da Eslovênia, respectivamente.

A Canoagem, a caçula das modalidades rubro-negras, que foi inserida recentemente na sede náutica do Flamengo, também é uma das esperanças de pódio. Os canoístas Nivalter Santos, Ronilson Matias, Erlon de Souza e Wladimir Moreno, além do técnico Pedro Sena, serão os rubro-negros em ação pela seleção brasileira. O Pan de Guadalajara será a última chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012. A delegação do Flamengo embarcou no dia 29 para o processo de aclimatação. As disputas da canoagem serão entre os dias 26 e 29 de outubro.

O Judô terá dois representantes, sendo um deles com experiência de sobra. Rosicléia Campos, a técnica da seleção feminina que tem alcançado resultados expressivos, como o bronze conquistado por Ketleyn Quadros nos Jogos Olímpicos de Pequim. No tatame, o Flamengo terá a garra da jovem Katherine Campos, da categoria de peso até 63kg, e estreante em Pan-Americanos. As disputas do judô serão entre os dias 26 e 29 de outubro.

A Ginástica Artística é uma das modalidades com reais chances de medalhas, já que conta com o bicampeão mundial de solo Diego Hypolito. Na última edição do Pan, no Rio de Janeiro, os rubro-negros Diego e Jade Barbosa foram os responsáveis pelos três ouros conquistados pela seleção brasileira. A modalidade será representada esse ano por Diego Hypolito, Sergio Sasaki e Petrix Barbosa, na seleção masculina, e Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Priscila Cobello, na feminina. Eles terão os comandos técnicos de Renato Araújo e Ricardo Pereira. O período de competição será de 24 a 28 de outubro.

O Nado Sincronizado do Flamengo, que sempre se fez presente na seleção brasileira também assegurou vaga para o Pan de Guadalajara. A equipe brasileira terá o comando das técnicas rubro-negras Roberta Perillier e Maura Xavier e contará com o carisma, charme e desenvoltura de Lorena Molinos, Giovana Stephan, Maria Eduarda Werneck, Joseane Martins e Jéssica Noutel se apresentando em provas por equipe - Rotina livre: "A Era Robótica e Rotina técnica: "Forró". As disputas serão realizadas de 18 a 21 de outubro.

O Polo Aquático rubro-negro conta com três atletas de ponta, pratas da casa e que atuam fora do país. Marina Canetti (marcadora), Manuela Canetti (goleira) e Cecília Canetti (centro), além de Tatiana Veloso, estão cotadas para serem as armas da seleção brasileira. A equipe rubro-negra, juntamente ao restante do grupo, embarcou para Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 25 de setembro, para um período de treinamento ainda mais intenso. As rubro-negras disputam o Pan entre os dias 23 a 29 de outubro.

O Basquete do Flamengo também assegurou presença e será representado por Marcelinho Machado. O ala-armador, de 36 anos, ídolo da torcida rubro-negra, entrará em quadra na edição de 2011 para defender a hegemonia brasileira desde que ele atua pela seleção na competição: ouro em Winnipeg (1999), Santo Domingo (2003) e no Rio de Janeiro (2007). O Brasil está no grupo "B" dos Jogos Pan-Americanos, com República Dominicana, Uruguai e Estados Unidos. As partidas do basquete masculino começam no dia 26, com a final marcada para o dia 30. O sistema de disputas será todos contra todos (dentro de cada grupo), com os dois melhores colocados de cada chave avançando para a semifinal.

O Futebol, a grande paixão nacional, terá dois rubro-negros que estão em ascensão. O goleiro César e o zagueiro Rodrigo Frauches foram convocados pela comissão técnica brasileira e farão parte da equipe que buscará o pentacampeonato no México. Essa é a terceira convocação dos rubro-negros pela seleção Brasileira em 2011. Os dois já treinam com o elenco profissional do Flamengo e fizeram parte dos grupos campeões do Mundial Sub-20 e da Copa do Mediterrâneo Sub-18, este ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário